O Metro de Lisboa continua com dificuldades em manter os elevadores, escadas e tapetes rolantes das estaรงรตes a funcionar. Apesar dos investimentos significativos desde 2018, as falhas persistem devido a avarias, vandalismo e problemas de manutenรงรฃo. Ainda assim, a transportadora espera que 93% das estaรงรตes sejam acessรญveis atรฉ 2025.

Apesar das promessas do Metro de Lisboa de resolver as falhas diรกrias, os problemas com elevadores e escadas rolantes pioraram. Actualmente, 22 dos 121 elevadores (18%) e 39 dos 244 escadas e tapetes rolantes (16%) estรฃo inoperacionais, um aumento em relaรงรฃo ao ano passado, conforme apurou o jornal Pรบblico. A transportadora atribui as falhas a avarias, vandalismo e dificuldades das empresas de manutenรงรฃo em obter peรงas. Na Linha Azul, 28,57% dos elevadores estรฃo parados, a taxa mais alta entre as quatro linhas. Embora o Metro de Lisboa tenha anunciado investimentos para melhorar a acessibilidade, os resultados ainda nรฃo sรฃo totalmente visรญveis para os passageiros.
No Verรฃo de 2023, estavam 16 (de 117) elevadores e 26 (de 244) escadas e tapetes rolantes parados. Actualmente, esses nรบmeros aumentaram para 22 elevadores (de um total de 121) e 39 (de 244) escadas imobilizadas, revelando que o Metro de Lisboa enfrenta um problema persistente com a inoperacionalidade dos equipamentos que nรฃo sรณ ajudam na entrada e saรญda das estaรงรตes, como sรฃo essenciais para pessoas com mobilidade condicionada.

As causas apontadas para estas falhas sรฃo as mesmas mencionadas anteriormente: avarias, vandalismo e dificuldades das empresas contratadas para realizar reparos devido ร falta de meios ou de peรงas necessรกrias. O Metro de Lisboa afirma que a acessibilidade dos passageiros รฉ uma prioridade e que continua a desenvolver esforรงos diรกrios para garantir o funcionamento pleno desses equipamentos.
O Metro diz ter investido 22,5 milhรตes de euros, desde 2018, na instalaรงรฃo, substituiรงรฃo ou modernizaรงรฃo de elevadores, escadas e tapetes mecรขnicos em toda a sua rede. Desde 2018 atรฉ ร data, foram instalados ou encontram-se em processo de instalaรงรฃo 39 elevadores e 33 escadas mecรขnicas em diversas estaรงรตes, tais como Baixa-Chiado, Rato, Avenida, Anjos, Campo Grande, Cidade Universitรกria, Areeiro, Arroios, Colรฉgio Militar, Entre Campos, Alameda, Intendente, Martim Moniz, Praรงa de Espanha, Jardim Zoolรณgico, Laranjeiras, Alto dos Moinhos, entre outras.
Trata-se de um “programa de modernizaรงรฃo com uma escala e um volume de investimento sem paralelo no passado recente”, afirma a empresa em comunicado. Prevรช-se que no final de 2025 o Metro de Lisboa venha a ter 52 estaรงรตes com acessibilidade plena (ou seja, 93%). Actualmente, das 56 estaรงรตes da rede, somente 44 estaรงรตes (77%) possuem acessibilidade plena. Contudo, a realidade para os passageiros continua difรญcil, com elevadores parados em diversas linhas, como a Azul e Vermelha, onde a taxa de inoperacionalidade atinge 28,57% e 24,39%, respectivamente. A Linha Verde e a Linha Amarela tรชm taxas menores, mas ainda significativas.

Neste momento, estรฃo a ser instalados elevadores nas estaรงรตes Campo Pequeno e Picoas, da Linha Amarela; Intendente e Martim Moniz, na Linha Verde, e Praรงa de Espanha, na Linha Azul. Em conclusรฃo, estรก a modernizaรงรฃo dos elevadores da estaรงรฃo Alameda, onde param as linhas Verde e Vermelha, e prontos e jรก a funcionar estรฃo quatro novos elevadores na estaรงรฃo Campo Grande, servida pelas linhas Verde e Amarela. Jรก na estaรงรฃo Baixa-Chiado (linhas Azul e Verde) continua o processo de modernizaรงรฃo total das escadas rolantes, para resolver os problemas recorrentes daqueles equipamentos, e estรฃo a ser modernizados os trรชs elevadores que ligam o รกtrio ร s plataformas.
“O Metro de Lisboa tem em serviรงo na sua rede um dos maiores parques nacionais de equipamentos mecรขnicos de transporte e elevaรงรฃo de pessoas, com uma intensidade de utilizaรงรฃo de cerca de 18 horas diรกrias, em todos os dias do ano”, indica a transportadora, revelando que nas 56 estaรงรตes existem actualmente 121 elevadores, 234 escadas mecรขnicas e 10 tapetes rolantes. “Sรฃo equipamentos de diferentes geraรงรตes tecnolรณgicas, diferentes marcas comerciais e estรฃo em estรกgios diferenciados do seu ciclo de vida.” Quando todas as obras referidas ficarem concluรญdas, passarรฃo a existir mais 136 elevadores na rede (mais 15 equipamentos).

“Quase todas as grandes empresas deste mercado de equipamentos mecรขnicos jรก foram ou sรฃo na actualidade responsรกveis pelos serviรงos de manutenรงรฃo e assistรชncia tรฉcnica regular e completa dos equipamentos mecรขnicos do Metro de Lisboa. Na verdade, o Metro de Lisboa tem vindo a ser recorrentemente confrontado com dificuldades ao nรญvel da resposta das empresas contratadas e responsรกveis pelos serviรงos de assistรชncia e manutenรงรฃo quer em termos de recursos humanos e competรชncias tรฉcnicas quer de disponibilidade de peรงas e equipamentos de substituiรงรฃo”, indica a transportadora, na mesma nota enviada ร comunicaรงรฃo social.
Com planos de modernizaรงรฃo e novos investimentos previstos atรฉ 2025, espera-se uma melhora gradual na acessibilidade e operaรงรฃo dos equipamentos mecรขnicos da rede. O Metro de Lisboa diz estar ร “procura de novas soluรงรตes de contrataรงรฃo e de modelos de serviรงos de assistรชncia e manutenรงรฃo, que possam tirar partido de novas tecnologias, de melhores sistemas de gestรฃo e monitorizaรงรฃo centralizada e de melhorias nos indicadores de desempenho contratuais”. Neste sentido, a empresa diz estar a desenvolver um projecto-piloto no campo da manutenรงรฃo de elevadores, escadas e tapetes rolantes, em que pretende introduzir “um novo modelo de serviรงos de assistรชncia tรฉcnica e manutenรงรฃo em duas das suas estaรงรตes de maior procura”.