Assim vão ser as futuras novas carruagens do Metro de Lisboa

O Metro de Lisboa apresentou o design das 72 novas carruagens que acabou de encomendar à Stadler. Estas composições vão juntar-se às outras 42 novas carruagens que já começaram a chegar.

As futuras carruagens ML24 do Metro de Lisboa (DR)

Em Setembro, ficámos a conhecer, ao vivo e a cores, as novas carruagens do Metro de Lisboa, que vão começar a circular já no próximo ano. São 14 unidades triplas (42 carruagens) da série ML20, assim baptizadas porque foram compradas em 2020. Nesta quarta-feira, 30 de Outubro, foram apresentadas as carruagens ML24, que vão ser fabricadas pela empresa espanhola Stadler. Numa primeira fase, vão ser encomendadas 24 unidades triplas (72 carruagens), existindo a opção de compra de mais 12 unidades triplas (36 carruagens). O investimento será de 134 milhões de euros.

O design das carruagens ML24 foi apresentado durante a assinatura do contrato entre o Metro de Lisboa e a Stadler, que decorreu na estação de Metro do Alto dos Moinhos. A sessão foi presidida pela Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a presença da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias. Este contrato foi celebrado no seguimento do lançamento de um concurso público internacional para a aquisição de material circulante para a rede do Metro de Lisboa, lançado em Novembro de 2023, com o preço base de 138 milhões de euros.

Cada unidade tripla das novas ML 24 será formada por duas carruagens motoras e uma carruagem reboque intermédia e estará preparada para condução automática com maquinista a bordo (nível de automação GoA2), que assegurará funções de supervisão e controlo da operação, com posição central de condução na cabina, à semelhança da série ML20. As novas ML 24 funcionarão com um novo sistema de controlo automático e contínuo de comboios, novos sistemas de videovigilância, climatização da cabine de condução, ventilação dos salões de passageiros, detecção de incêndios, espaço para bagagem de maior volume, painéis digitais para informação ao cliente e melhoria das condições de evacuação em galeria, sensorização e manutenção preditiva.

As futuras carruagens ML24 do Metro de Lisboa (DR)

As novas composições apresentam uma imagem moderna, mantendo, no entanto, uma coerência com a imagem das anteriores séries. A nova série ML 24 garante, tal como a anterior série ML 20, acessibilidade plena, dispondo de áreas para fixação de cadeiras de rodas, devidamente sinalizadas, equipadas com um encosto, cinto de segurança e  apoio lateral,  intercomunicador e botão de aviso para contacto com o maquinista. Foi, igualmente, reforçado o contraste visual entre as portas e a estrutura das carruagens que, combinado com outros indicadores visuais e sonoros, permite aos clientes com deficiências visuais localizar melhor as portas e aferir o seu estado de abertura e fecho.

As futuras carruagens ML24 do Metro de Lisboa (DR)

A aquisição das 24 unidades triplas da série ML 24 prende-se com o aumento expectável da procura na rede de Metro nos próximos anos face à expansão da rede, o aumento e ajustamento das frequências de operação em resultado da instalação do novo sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control) e, ainda, a necessidade de gerir adequadamente os ciclos de vida da frota de material circulante do Metro de Lisboa, assegurando processos de substituição programada dos activos em fim de vida.

O prazo global do contrato de aquisição destas 72 carruagens é de 54 meses, o qual se iniciará após a obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas. Esta aquisição é co-financiada por 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030 e o restante pelo Fundo Ambiental.

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