As duas principais cidades da área metropolitana de Lisboa vão passar a ter uma ligação ferroviária a cada 20 minutos, todos os dias, incluindo fins-de-semana. Actualmente, muitos dos comboios entre Lisboa e Setúbal circulam apenas de hora em hora.
A partir de 15 de Dezembro, as principais cidades da área metropolitana de Lisboa passarão a ter uma ligação ferroviária com intervalos de 20 minutos, incluindo fins-de-semana. Este reforço de serviço será possível no contexto do alargamento do contrato de concessão da Fertagus até Março de 2031, negociado pelo Governo. Actualmente, fora das horas de ponta, os comboios entre Lisboa e Setúbal circulam de hora em hora. Nas horas de ponta, há comboios a cada 30 minutos.
As novas ligações trarão melhorias para várias estações da linha servida pela Fertagus, nomeadamente Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela, facilitando as deslocações internas na Península de Setúbal. Entre Lisboa e Coina, a frequência manter-se-á com intervalos de 10 minutos nas horas de ponta, ficando de 20 minutos fora dessas horas. Nos fins-de-semana e feriados, a oferta para Coina será também reforçada, passando de intervalos de 30 minutos para 20 minutos.
A Fertagus anunciou que esta nova oferta será feita com duas configurações de comboios: serviços com comboios simples, de quatro carruagens, e horários com comboios duplos, de oito carruagens. Como a empresa dispõe dos mesmos 18 comboios, haverá uma redução do número de circulações feitas com comboios duplos. Ou seja, há um ganho de frequência mas uma diminuição do tamanho dos comboios. No final do dia, e com o passar do tempo, o saldo deverá ser positivo. Os horários das unidades duplas serão sublinhados no ficheiro de horários em baixo.
Este aumento de capacidade representa um acréscimo de 73% nos lugares disponíveis durante a semana e de 172% aos fins-de-semana. A oferta reforçada não só ampliará a capacidade de transporte, como também permite reduzir a lotação dos comboios e proporcionar viagens mais confortáveis, indica o Governo em comunicado. Para Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, a extensão da concessão da Fertagus com este aumento de frequência “traduz-se em medidas com impacto bastante positivo para as populações que fazem a travessia do Tejo no comboio. Comboios de 20 em 20 minutos para Setúbal, todos os dias, representam um ganho de tempo para as populações que, ao final do dia, resultam em mais qualidade de vida”, referiu em comunicado.
O Presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, considerou que esta alteração será uma mais-valia para os habitantes da cidade que dependem da mobilidade ferroviária para se deslocarem até Lisboa. “Com esta medida será possível garantir uma melhor mobilidade ferroviária dos nossos munícipes para a capital e para os restantes concelhos da península de Setúbal, além de se aliviar a pressão notória que se sente nas carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana para Lisboa”, referiu o autarca, através de uma publicação feita na sua página de Facebook.
Segundo André Martins, esta melhoria é resultado de várias reuniões com o Ministério das Infraestruturas, com a Fertagus e também com a Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela gestão das linhas e estações de comboio. “É também uma medida de efetiva valorização e de aproximação aos transportes públicos de quem precisa de se deslocar diariamente para a capital e restantes concelhos da península de Setúbal, que muito saudamos”, acrescentou. O autarca sublinhou ainda a necessidade de estender o serviço da Fertagus até à zona das Praias do Sado, uma área que acolhe milhares de estudantes e professores do Instituto Politécnico de Setúbal. Hoje em dia, para chegar às Praias do Sado é preciso trocar na estação de Setúbal para um comboio da CP que faz a Linha do Sado, entre o Barreiro e aquela localidade setubalense.
Com os novos horários, o primeiro comboio sairá de Setúbal às 5h43 e o último às 0h43. Em Lisboa, a primeira partida será às 5h53 e a última à 1h23. Aos fins-de-semana, o primeiro comboio sai de Setúbal às 6h03 e o último às 23h03, enquanto em Lisboa os horários variam entre as 6h13 e as 0h43, sempre a cada 20 minutos durante o dia e a cada 40 minutos a partir das 21.