Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) vão reforçar a sua frota com a aquisição de 40 novos autocarros, incluindo 10 autocarros articulados. Este investimento, apoiado pelo PRR, permitirá à operadora rodoviária do Barreiro expandir a oferta.

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) vão comprar 40 autocarros para reforçar a frota e lançar novas ligações na cidade do Barreiro e, principalmente, à estação ferroviária de Coina. De acordo com o Presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa (PS), 10 dos novos autocarros serão “lagartas, aquelas autocarros articulados de grande porte”.
O autarca explicou, num vídeo publicado no Instagram, que estes veículos articulados permitirão criar “shuttles dos Figaldinhos, da Quinta da Lomba e do Barreiro para a estação de Coina, e da estação de Coina para cá”. E isto “indo a um horário mais alargado, porque há gente que vem fora das horas de ponta e muitas vezes tem dificuldade a vir da estação para cá”.
Os restantes veículos são autocarros pequenos, “que nos vão possibilitar ir, por exemplo, à Escavadeira, a Sete Portais e ao Barreiro Velho”, indicou Frederico Rosa, explicando que, por serem veículos de menor dimensão permitem entrar em zonas mais estreitas e “conseguir ter um regime ainda maior proximidade”. “O Alto do Romão é outro bom exemplo. Apesar de já estar servido agora com autocarro, podemos reforçar muito mais a frequência e o serviço”, acrescentou o Presidente socialista.
Os 40 autocarros vão ser adquiridos com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Resultam de uma candidatura feita pelos TCB, ao lado de outros operadores rodoviários das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e do resto do país. Na Margem Sul, a Alsa Todi vai reforçar a sua frota com 60 novos autocarros, num investimento de 12 milhões de euros. A candidatura dos TCB ficou em quinto lugar e apenas a 16% da mesma vai ser financiada pelo PRR; a aquisição total dos 40 autocarros dos TCB ascende aos 8,643 milhões de euros, mas o PRR suportará apenas 1,386 milhões de euros.
Os TCB conseguiram, nos últimos anos, renovar a frota e colocar de lado os autocarros velhos e desconfortáveis que circulavam nas ruas. Esse trabalho ficou concluído em 2020, com o operador municipal do Barreiro a comprar 60 novos autocarros, a gás, para a substituição total da frota da altura, que funcionava a diesel e que tinha uma idade média de 15,6 anos. Num investimento de 3,85 milhões, feito com o apoio de fundos europeus, o Barreiro conseguiu ter autocarros muito semelhantes aos que a Carris estava a comprar para Lisboa.

Com os 40 novos autocarros e os 60 adquiridos há cinco anos, os TCB ficam com 100 veículos para a operação no Barreiro. “Conseguiu-se colocar os TCB a dar lucro e com capacidade de investimento, deixando de ser a Câmara a suportar os TCB e passando a ser os TCB a suportar o investimento do Barreiro”, salientou Frederico Rosa (PS), Presidente da Câmara do Barreiro, que preside também aos TCB. “Agora vamos crescer para o número redondo. São cem autocarros, os 60 que temos mais os 40 novos, que vão permitir uma oferta diferente”, acrescentou o autarca, convicto de que os TCB vão “ser o operador rodoviário número um na Margem Sul”.
Em 2023, os TCB fizeram 2 486 868 km de viagens com os 60 veículos da sua frota, a uma velocidade comercial média de 14,91 km/hora. Neste momento, para os novos autocarros, os TCB contam apenas com a candidatura de financiamento aprovada, ou seja, tem o dinheiro do PRR garantido. Agora, precisa de comprar os tais 40 autocarros, o que será feito com a abertura de um concurso público.
A nível nacional, foi aprovado o financiamento de 11 candidaturas, num total de 90 milhões de euros, que permitirão a aquisição de 413 autocarros de zero emissões. O financiamento, destinado a todo o território continental, foi repartido em duas categorias: áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (45 milhões de euros) e restante território (45 milhões de euros), de forma a garantir uma adequada cobertura territorial perante a estimativa da utilização dos transportes.