Os dados mais recentes, de Maio de 2021, dรฃo conta de um volume mรฉdio de 120 ciclistas por hora na Avenida Almirante Reis. Trรกfego nesta artรฉria triplicou em relaรงรฃo a Maio de 2020, quando ainda nรฃo havia ciclovia.

Em Maio de 2021, passavam mais de 120 ciclistas por hora na ciclovia da Avenida Almirante Reis, que nesse mรชs, apesar de ainda em obras, jรก ligava o Martim Moniz ร Alameda atravรฉs de dois corredores unidireccionais, um em cada sentido da avenida. Os dados sรฃo do Instituto Superior Tรฉcnico (IST), foram contabilizados durante o perรญodo de hora de ponta da tarde e resultam do mais recente relatรณrio das contagens bianuais realizadas por uma equipa daquela instituiรงรฃo em colaboraรงรฃo com a Cรขmara Municipal de Lisboa.
De acordo com o relatรณrio, ao qual o Lisboa Para Pessoas teve acesso, “em Maio de 2021, o volume mรฉdio de ciclistas por hora triplicou face a Maio de 2020 (antes da implementaรงรฃo da ciclovia), especialmente na hora de ponta da tarde”. A ciclovia na Avenida Almirante Reis foi implementada originalmente em Junho do ano passado, entre a Praรงa do Chile e o final da Rua da Palma, uma artรฉria contรญgua ร Almirante Reis. Em Marรงo de 2021, a ciclovia comeรงou a ser intervencionada para ganhar uma nova configuraรงรฃo undireccional em vez de bidireccional.

Antes da existรชncia da ciclovia, o trรกfego de ciclistas na Avenida Almirante Reis era inferior a 40 bicicletas/hora, segundo as contagens que sรฃo realizadas pelo Instituto Superior Tรฉcnico desde 2017 sempre no mรชs de Maio (em 2020, comeรงaram a ser feitas tambรฉm em Outubro). Nos primeiros dias da ciclovia, o volume de ciclistas aumentou para mais de 60 bicicletas/hora. Em Outubro de 2020, ainda sem a ciclovia da Almirante Reis ligada ร rede ciclรกvel (terminava na Praรงa do Chile e na Praรงa do Martim Moniz), circulam mais de 80 bicicletas/hora. “Observa-se que a implementaรงรฃo da ciclovia permitiu um forte crescimento de utilizadores de bicicletas desde Junho de 2020 e a tendรชncia รฉ de vir a aumentar.”
A equipa do Instituto Superior Tรฉcnico, coordenada por Rosa Fรฉlix, especialista em รกrea da mobilidade urbana e membro da unidade de investigaรงรฃo CERIS, contabiliza o trรกfego de ciclistas na Almirante Reis em dois pontos durante os perรญodos da manhรฃ e da tarde: na intersecรงรฃo da avenida com a Rua Pascoal de Melo e no cruzamento com a Rua dos Anjos. O volume mรฉdio mencionado em cima รฉ calculado com base nos valores obtidos nestes dos pontos. Na Pascoal de Melo รฉ onde o nรบmero de ciclistas mais cresceu. “A passagem de ciclistas รฉ tambรฉm mais frequente no local H3, o cruzamento com a R. Pascoal de Melo, que permite fazer uma ligaรงรฃo suave ao centro e ao planalto da cidade, a partir da Av. Almirante Reis”, lรช-se no relatรณrio de contagens do IST.

Foi observada ainda uma discrepรขncia entre o trรกfego de manhรฃ e aquele observado ao final da tarde, o que poderรก indicar que a Almirante Reis nรฃo seja “usada exclusivamente para deslocaรงรตes casa-trabalho”. “Em Maio de 2021 o desequilรญbrio entre manhรฃ e tarde aumentou, com uma prevalรชncia maior no perรญodo da hora de ponta da tarde”, lรช-se.
O relatรณrio aponta que atรฉ Outubro de 2020 se verificou “um grande crescimento da percentagem de mulheres a usar este eixo”, mas que essa percentagem baixou de 24% para 18% no ponto de observaรงรฃo da Pascoal de Melo e de 28% para 16% no da Rua dos Anjos em Maio deste ano. Jรก a percentagem de crianรงas a circular na Almirante Reis manteve-se. “O facto da ciclovia implementada nรฃo ser 100% segregada do restante trรกfego (nomeadamente veรญculos em emergรชncia), farรก com que possa nรฃo ser considerado tรฃo seguro uma crianรงa circular nesta avenida”, justifica a equipa coordenada por Rosa Fรฉlix.
O IST realizou as contagens entre 24 e 28 de Maio durante cinco dias รบteis na Almirante Reis e noutros pontos da cidade, num total de 19 postos de observaรงรฃo. Foram, nesta campanha de observaรงรฃo, observados e caracterizados 10 507 ciclistas. A equipa contou com oito observadores, devidamente qualificados para o efeito.