A Pick Hub ambiciona ir muito além de Lisboa mas tem na Fertagus o seu primeiro grande parceiro. Através desta app, é possível comprar bilhetes de comboio mas também carregar o passe Navegante.

Enquanto Lisboa continua à espera de uma aplicação única que centralize todas as opções de mobilidade, dos transportes públicos aos sistemas de bicicletas partilhados, passando pelos serviços de aluguer de veículos, continuam a surgir soluções que servem este ou aquele meio de transporte. A Pick Hub é uma das mais recentes e permite viajar na Fertagus só com o telemóvel, mas também gerir e carregar o passe ou um cartão Navegante.
Lançada em Julho de 2019 pela start-up portuguesa Ubirider, a Pick Hub é uma aplicação que permite planear viagens de transporte público, conjugando diferentes modos como o comboio, o metro, o autocarro ou o barco, mas a ambição é maior. A Pick Hub quer acolher opções de bicicleta, de veículos partilhado e ir além das deslocações urbanas, apresentando resultados para deslocações entre localidades. E, no meio disto tudo, ainda quer permitir que os utilizadores comprem os bilhetes de transporte dentro da aplicação.
Por agora, a Pick Hub permite ver quais as opções de longo curso e regionais da CP que existem entre cidades, bem como quais os serviços da Rodonorte (que permite ao Grupo Barraqueiro, um dos investidores da aplicação) que estão disponíveis, por exemplo, para chegar a Bragança. A experiência completa está, por agora, disponível exclusivamente na Fertagus, a operadora ferroviária privada, da Barraqueiro, que opera entre a capital e Setúbal.

Assim, quem viaje na Fertagus – de forma regular ou ocasional – pode agora usar a Pick Hub para comprar bilhetes de comboio (e de autocarro, no serviço Sulfertagus) ou guardar o seu passe mensal Navegante, e inclusive carregá-lo através do telemóvel. Mas, mesmo que não viajes na Fertagus, podes usar a Pick Hub para gerir o teu Navegante.
Vamos por partes. Começando pelo passe:
Carregar o passe na Pick Hub
No caso do cartão Lisboa Viva/Navegante, a associação deste à aplicação à simples. Basta clicar na opção que diz “adicionar cartão” e que surge logo no ecrã inicial da Pick Hub, e encostar o cartão ao telemóvel. Sim, tão simples quanto isso!
A sincronização é feita por NFC (é preciso ter esta funcionalidade activada) e depois podes comprar um passe Navegante, seja o Municipal ou o Metropolitano (só as opções familiares não estão disponíveis). Se tiveres um perfil etário associado ao cartão (como o sub23), o devido desconto será aplicado no passe.
Ao contrário dos bilhetes simples, no caso do Navegante o telemóvel não vai substituir o cartão físico, pelo que continuarás a precisar deste para viajar na Fertagus e noutros operadores de transporte. Contudo, poderás passar a fazer o carregamento sempre a partir do telemóvel com cartão de crédito ou MB Way.
Se tiveres um cartão Lisboa Viva/Navegante sem um passe carregado, podes adicioná-lo na mesma ao Pick Hub, mas por agora ainda não vais conseguir gerir o saldo do Zapping ou a tua conta Viva Go. A Ubirider espera lançar, pelo menos, a funcionalidade do Zapping em breve.
Comprar bilhetes Fertagus
A Pick Hub permite só permite comprar bilhetes simples para viajar Fertagus (ou Sulfertagus). Para tal, basta introduzir o destino onde seja possível chegar de Fertagus (por exemplo, Setúbal), conferir o horário e proceder à compra.
O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou MB Way. É possível adicionar um NIF e a factura de cada bilhete adquirido é enviada para o e-mail associado à conta Pick Hub.
Com o pagamento efectuado, o bilhete ficará disponível na app e podes viajar logo de seguida, não sendo preciso validar esse bilhete pois esse processo está automatizado. Caso a estação tenha portas de acesso, podes usar o código QR do bilhete para as abrir. Esse mesmo código QR é o que vais ter de mostrar às equipas de fiscalização, caso te seja solicitado.
Com a Pick Hub, podes comprar bilhetes para uma viagem que vais fazer no momento, enquanto te diriges para a estação, sem perder tempo em filas ou em máquinas. E se tiveres a planear uma viagem for para uma data/hora futura, o bilhete que compares antecipadamente fica guardado na secção “Viagens” da aplicação.
A Pick Hub comunicou, em Setembro de 2019, um investimento do Grupo Barraqueiro, líder ibérico no sector de transporte de passageiros urbanos e suburbanos, movimentando mais de 300 milhões de passageiros anualmente (pré-pandemia), e de Beatriz Barata, da família proprietária do Grupo Guanabara, que no Brasil movimenta mais de dois milhões de pessoas por dia, o que corresponde aproximadamente 700 milhões de viagens por ano.
“Vimos na solução da Ubirider o futuro do transporte de passageiros”, afirmou Artur Pedrosa, administrador do Grupo Barraqueiro, numa nota de imprensa divulgada na altura. “Temos procurado tecnologias que nos permitam melhorar a qualidade de serviço e a eficiência operacional”, adicionou, em representação do Grupo Guanabara, Beatriz Barata, que decidiu investir individualmente na Ubirider. Os valores dos investimentos não foram divulgados.
Além da aplicação Pick Hub para utilizadores finais e disponível para iOS, Android e dispositivos Huawei, a Ubirider disponibiliza uma plataforma para o profissionais de transporte. Através da interface web da Pick Hub, os operadores beneficiam de um novo canal, independente e transparente, que gere os fluxos de passageiros e cobra as tarifas em tempo real, sem necessidade de infraestrutura adicional. Os dados para que estas operações sejam possíveis são recolhidos pela Pick Hub de forma anonimizada a partir dos telemóveis dos utilizadores.