Executivo de Moedas apresenta o que quer concretizar em 2022 em Lisboa

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Cรขmara de Lisboa quer reservar 40,9% do seu Orรงamento de 2022 para “uma cidade sustentรกvel”. Proposta orรงamental foi apresentada esta quarta-feira pelo executivo de Carlos Moedas. Terรก agora de ser discutida com a oposiรงรฃo.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

O executivo de Carlos Moedas apresentou esta quarta-feira, 5 de Janeiro, aos jornalistas os traรงos gerais da sua proposta para o Orรงamento Municipal de 2022. Foi incumbida a Filipe Anacoreta Correia, Vice-Presidente da Cรขmara de Lisboa, a tarefa de fazer a apresentaรงรฃo do documento, que surge com algum atraso, uma vez que costuma ser revelado e discutido ainda no ano anterior. Esta proposta de orรงamento, disse, “nรฃo reflecte ainda todas as mudanรงas que pretendemos” mas รฉ um “primeiro passo”, que procura “conciliar a heranรงa do executivo passado com a mudanรงa” que o executivo de Carlos Moedas pretende para a cidade.

A proposta de Orรงamento de 2022 ainda nรฃo รฉ conhecida em detalhe, e sรณ deverรก ser publicada na sua extensรฃo formal depois de passar pela discussรฃo entre todos os vereadores da Cรขmara Municipal (CML), incluindo os da oposiรงรฃo, e pela posterior discussรฃo e apreciaรงรฃo pela Assembleia Municipal. Para jรก, os jornalistas e o pรบblico em geral ficaram a conhecer as linhas gerais do orรงamento, que a equipa de Moedas dividiu em seis eixos de acรงรฃo diferentes, incluindo um eixo de “cidade sustentรกvel” que representarรก 40,9% do bolo orรงamental.

Imagem cortesia de CML

No que ร  mobilidade diz respeito, Moedas procura investir mais 25% do que Medina despendeu em 2021: ou seja, para “diversificar a mobilidade”, o executivo propรตe 102,7 milhรตes de euros. Em 2021 tinham sido orรงamentados 82 milhรตes. Filipe Anacoreta Correia nรฃo detalhou para o que serรฃo estes 102,7 milhรตes, mas avanรงou duas medidas que jรก constavam no programa eleitoral e que o executivo pretende implementar neste ano a gratuitidade dos transportes pรบblicos para os mais jovens e idosos e a EMEL mais barata para residentes.

Imagem cortesia de CML

Transportes gratuitos para jovens e idosos

Vamos por partes. Para os transportes pรบblicos, a proposta do executivo passa por a Cรขmara de Lisboa suportar ela mesma o custo dos passes mensais Navegante a pessoas com mais de 65 anos, jovens com idades entre os 13 e 18 anos e estudantes residentes em Lisboa atรฉ aos 23 anos. A CML pretende “pagar” os passes Navegante ร  Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), a entidade responsรกvel pela gestรฃo do Navegante. Anacoreta Correia admitiu que a proposta ainda estรก em negociaรงรฃo com a TML e “pode merecer ainda algum tipo de acertos”.

Em detalhe, como รฉ que esta gratuitidade poderรก acontecer?

  • pessoas com mais de 65 anos, que actualmente beneficiam do passe “Navegante 65+” a 20 โ‚ฌ/mรชs, poderรฃo passar a ter esse passe a zero euros com a proposta do executivo;
  • o passe “Navegante 12” que hoje oferece viagens ilimitadas a crianรงas atรฉ aos 12 anos poderรก ser alargado a todos os jovens atรฉ aos 18 anos, inclusive, que sejam residentes em Lisboa;
  • para os jovens entre os 19 e 23 anos, a gratuitidade dos transportes pรบblicos poderรก ser vรกlida apenas para quem seja estudante na cidade. Hoje pagam 30 โ‚ฌ/mรชs.

A vontade do executivo de Moedas รฉ aplicar a gratuitidade dos transportes pรบblicos ainda neste corrente ano de 2022, tendo uma dotaรงรฃo orรงamental de 12 milhรตes de euros alocada a esta medida, que Filipe Anacoreta Correia disse ser essencial para a descarbonizaรงรฃo da cidade. O executivo de Moedas estรก confiante nas negociaรงรตes com a TML, mas pode ter um “plano B” caso algo corra fora do previsto โ€“ recorrer ร  gratuitidade apenas na Carris, operador que รฉ municipalizado. Neste caso, o “impacto da medida teria um impacto orรงamental muito inferior mas o empenho da Cรขmara Municipal รฉ fazer com que essa medida seja possรญvel implementar atravรฉs da TML”. “Entendemos que hรก condiรงรตes para a sua implementaรงรฃo durante o presente ano”, referiu o Vice-Presidente da CML.

No entanto, Anacoreta Correia admitiu que a medida poderรก ser vir a ser aplicada de forma gradual por “questรตes tรฉcnicas”, comeรงando, por exemplo, pelos mais idosos, uma vez que existe um รบnico passe dedicado a esta faixa etรกria. De realรงar que a proposta de gratuitidade dos transportes pรบblicos abrangerรก a Carris e restantes operadores rodoviรกrios, o Metro de Lisboa, a CP e a Fertagus, e que serรก aplicada apenas com o passe Navegante โ€“ outros tรญtulos de transporte, como os bilhetes avulso ou o zapping, continuarรฃo a ser pagos. Para a TML ou os operadores de transporte, esta proposta nรฃo representarรก uma perda de receitas, dado que uma parte dos 12 milhรตes servirรก para compensar o valor que as pessoas dariam pelo passe.

EMEL mais barata para residentes

Para o estacionamento, o executivo de Moedas mantรฉm a vontade de dar um desconto de 50% nas tarifas da EMEL aos residentes da cidade, um investimento que para o municรญpio e para a EMEL serรก de 2,5 milhรตes de euros. Este desconto jรก foi criticado por poder ir contra as metas modais com que a cidade se comprometeu atรฉ 2030 e poderรก ser um tema complicado para a oposiรงรฃo โ€“ tanto na Cรขmara Municipal como na Assembleia Municipal, a maioria de esquerda poderรก nรฃo ver com bons olhos esta medida.

Mais medidas nรฃo sรฃo, para jรก, conhecidas. Filipe Anacoreta Correia, Vice-Presidente da Cรขmara de Lisboa, disse ainda que na globalidade dos รบltimos quatro anos as despesas da CML foram superiores ร s receitas, que a reserva financeira que a autarquia tinha de parte foi consensualmente gasta com as medidas de apoio ร  pandemia e que, sem se comprometer com “contas certas” no final do mandato, o executivo procurarรก “fazer um esforรงo de compromisso entre o que sรฃo as respostas da CML como motor na vida econรณmica e social na cidade e ao mesmo tempo o que sรฃo as exigรชncias da sua saรบde financeira”. Por outras palavras, o executivo procurarรก ter mais receitas que despesas, mas irรก olhar para o que รฉ necessรกrio na cidade e nรฃo se conter nos gastos se estes forem mesmo necessรกrios. A Cรขmara espera conseguir, no entanto, captar novas formas de receitas โ€“ hoje a maior fatia provรฉm de impostos como o IMT e o IMI. Na proposta de Orรงamento para 2022, a Cรขmara de Lisboa estรก a prever uma receita de 1,028 mil milhรตes de euros e uma despesa de 1,160 mil milhรตes.

Com um discurso moderado e ponderado, atรฉ porque a aprovaรงรฃo do orรงamento serรก sensรญvel do ponto de vista polรญtico, Anacoreta Correia destacou esforรงos na convergรชncia com a oposiรงรฃo: referiu que foram feitas reuniรตes com todos os partidos, um processo iniciado a 9 de Dezembro com o PS. Procurou-se “ouvir as aspiraรงรตes das outras forรงas polรญticas” e reforรงou que a proposta de Orรงamento agora apresentada “nรฃo esgota” a convergรชncia procurada. “Continuamos empenhados na auscultaรงรฃo”, disse, acrescentando que acredita que este “รฉ o Orรงamento certo”. A proposta de Orรงamento terรก de ser apreciada agora por todo o executivo da Cรขmara Municipal e ser aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa.

Apresentaรงรฃo do Orรงamento de 2022
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