
O Metro de Lisboa vai ter 42 novas carruagens em funcionamento entre 2022 e 2023, num investimento total de 67,6 milhões de euros. As 42 novas carruagens estarão agrupadas em 14 unidades triplas, devendo a primeira chegar na segunda metade de 2022.

A encomenda das novas carruagens, que terão um aspecto exterior idêntico, vai ser feito à suíça Stadler Rail, através de um contrato com o braço espanhol desta empresa, e à alemã Siemens. As novas carruagens serão mais espaçosas com os assentos dispostos horizontalmente ao longo das janelas. Em comunicado, o Metro salienta que “as carruagens terão janelas amplas, painéis de portas e áreas de intercirculação com elevado espaço livre que possibilitarão que as entradas e saídas se efetuem de forma expedita”.
Apesar de as imagens indicarem o contrário, as novas carruagens terão os assentos revestidos a cortiça, material que o Metro de Lisboa tenciona aplicar a todo o material circulante actual até ao final deste ano de 2020. O anúncio das novas carruagens foi feito este domingo, dia 9 de Fevereiro, depois de o Metro de Lisboa ter assinado o contrato de aquisição no sábado.


O Metro vai ainda adquirir, no valor de 68,9 milhões de euros, um novo sistema de comunicação. Serão sistemas do tipo Communications-Based Train Control (CBTC) que irão substituir a tecnologia obsoleta da década de 70, permitindo “um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade dos mesmos”. Deste modo, o Metro espera garantir, “de um modo mais eficaz, a oferta de comboios em número e frequências mais adaptados às necessidades do serviço público e com segurança acrescida”.