Paragens abusivas em cima da ciclovia tinham vindo a destruir os segregadores físicos da mesma. Foram repostos recentemente mas, se esse comportamento (que se tornou habitual) continuar, não deverão durar muito tempo.

Os segregadores da ciclovia pop-up na Avenida de Berna, que tinham sido destruídos por paragens indevidas de veículos em cima da pista ciclável, foram recentemente repostos na totalidade. A intervenção decorreu, apesar de a ciclovia estar a ser reavaliada.
Concluída no Verão passado, a ciclovia na Avenida de Berna implicou a remoção de todo o estacionamento à superfície (101 lugares) daquela avenida, a criação de espaços para cargas e descarga nas ruas perpendiculares, e a introdução de corredores BUS. A obra foi polémica, uma vez que mexeu com o estacionamento, e, na sequência de uma petição discutida na Assembleia Municipal em Dezembro, está a ser reavaliada pelos serviços da Câmara, nomeadamente pela Direcção Municipal de Mobilidade.
Na recente reunião pública descentralizada, que decorreu no início de Abril e que foi dedicada às freguesias das Avenidas Novas e Campolide, a Directora Municipal de Mobilidade, Francisca Ramalhosa, explicava que está a ser feita “uma monitorização da ciclovia e de identificação de possíveis pontos de melhoria”. A responsável dizia que, “mais ou menos daqui a um mês, sairá um relatório para o executivo” avaliar as sugestões de melhoria, de forma a “intervencionarmos em alguns pontos” da ciclovia e da Avenida de Berna. A elaboração deste relatório surge mencionada também na Informação Escrita do Presidente que Carlos Moedas levou à AML no dia 12 de Abril, para que este órgão possa escrutinar o trabalho da Câmara Municipal. O relatório deverá estar pronto em meados deste mês de Maio.
Ao longo do tempo, os segregadores da Avenida de Berna foram sendo destruídos pelos automóveis que transpunham a ciclovia para paragens rápidas ou mesmo estacionamento. Esse comportamento habitual levou a que, nas últimas semanas, já restassem poucos ou nenhuns segregadores na ciclovia. Recentemente, tinham sido removidos os parafusos que seguravam esses limitadores e que, ao descoberto, podiam colocar em risco ciclistas, peões e também os veículos que circulam na avenida. A reposição dos segregadores vem, agora, trazer mais segurança para os utilizadores daquela pista ciclável – segundo os contadores da EMEL, passam por ali cerca de 250 pessoas por dia, no total dos dois sentidos.
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— Carlos Fonseca (@carlosefonseca) April 29, 2022
Foram colocados os mesmos segregadores que estavam originalmente na ciclovia – o modelo Pitón da fabricante espanhola ADO. Não sabemos se foi reforçado o seu aparafusamento ao piso. De qualquer das formas, com a continuação das paragens e do estacionamento abusivo na ciclovia, é expectável que os novos limitadores – destinados a separar o canal ciclável de forma a torná-lo mais seguro – não durem muito tempo.
O Lisboa Para Pessoas contactou a Câmara de Lisboa para mais detalhes.