Projecto da ciclovia da Egas Moniz está a ser revisto. Há mais ciclovias em avaliação

A construção da ciclovia na Avenida Prof. Egas Moniz está a demorar a arrancar devido a uma “alteração do projecto”. Ciclovias da Avenida de Berna e da Rua Castilho estão em reavaliação. Ciclovia no Lumiar com concurso demorado.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

A obra para a construção de uma ciclovia na Avenida Prof. Egas Moniz — que irá resolver as descontinuidades entre as ciclovias das avenidas Lusíada e dos Combatentes – encontra-se adjudicada desde o início Janeiro, mas tarda em arrancar. Sabe-se agora que o projecto está a ser revisto. E não é a única ciclovia em que haverá mexidas.

A ciclovia da Avenida Prof. Egas Moniz foi para concurso público no final de Setembro do ano passado – um procedimento a cargo da EMEL, a empresa pública de mobilidade que é responsável pela construção de várias ciclovias na cidade. A empreitada acabou por ser adjudicada a 7 de Janeiro à construtora Sanestradas pelo valor de 234,8 mil euros, com um prazo de execução de 120 dias, segundo informação disponibilizada no portal Base.gov.

No final de Março, o Lisboa Para Pessoas contactou a EMEL sobre a demora no arranque do projecto na Egas Moniz que remeteu o tema para a Câmara de Lisboa, que, por seu lado, nunca chegou a responder às questões colocadas. No entanto, segundo a Informação Escrita do Presidente, entregue e discutida na Assembleia Municipal no passado dia 12 de Abril, ficou confirmada uma “alteração do projecto” original da referida ciclovia, sem mais detalhes.

Excerto do projecto da ciclovia da Avenida Prof. Egas Moniz que foi a concurso (via EMEL)

O projecto original, aquele que foi ao concurso público, incluía uma rotunda ciclável “à holandesa” a fazer a ligação entre as ciclovias já existentes nas avenidas Lusíada e dos Combatentes e o novo troço ciclável, que seguiria pela Avenida Prof. Egas Moniz no lado do Estádio Universitário. A construção desta ciclovia, segundo o projecto original, implicaria uma redução do estacionamento automóvel, que passaria de oblíquo a paralelo. No entanto, previa-se a manutenção do número de duas vias por sentido.

Segundo apurou o Lisboa Para Pessoas, é a secção da ciclovia entre o cruzamento do Hospital de Santa Maria e a Cidade Universitária que estará no centro das preocupações. Neste troço, estava prevista a eliminação de uma via das três vias de trânsito, ficando a avenida uniformemente com duas vias neste lado. Estava ainda previsto um passeio partilhado. Em cima da mesa, poderá estar o desvio da ciclovia para o interior do Estádio Universitário, onde até já existe uma ciclovia a fazer a ligação à Cidade Universitária.

Berna e Castilho em reavaliação

A ciclovia da Avenida de Berna está a ser avaliada e a da Rua Castilho vai mudar de lado. Na recente reunião pública descentralizada, que decorreu no início de Abril e que foi dedicada às freguesias das Avenidas Novas e Campolide, a Directora Municipal de Mobilidade, Francisca Ramalhosa, explicou que está a ser feita “uma monitorização da ciclovia e de identificação de possíveis pontos de melhoria”. Este trabalho, como referiu, está a ser desenvolvido sequência de uma recomendação aprovada por maioria na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) em Dezembro do ano passado, na qual se pedia à Câmara de Lisboa que procurasse melhorar as alterações introduzidas na Avenida de Berna sem as reverter.

A ciclovia na Avenida de Berna (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

Francisca Ramalhosa disse que, “mais ou menos daqui a um mês, sairá um relatório para o executivo” avaliar as sugestões de melhoria, de forma a “intervencionarmos em alguns pontos” da ciclovia e da Avenida de Berna. A elaboração deste relatório surge mencionada também na Informação Escrita do Presidente que Carlos Moedas levou à AML no dia 12, para que este órgão possa escrutinar o trabalho da Câmara Municipal.

Nesse documento, também surge referida uma análise e parecer da Direcção Municipal da Mobilidade sobre uma “proposta de melhoria da ciclovia da Rua Castilho”, que foi a primeira ciclovia pop-up implementada em Lisboa no contexto de pandemia em 2020. Ao que o Lisboa Para Pessoas apurou, estará em causa mudar para o outro lado da rua a ciclovia bidireccional, que foi implementada no sentido descendente à custa de uma via de trânsito. Assim, em vez de passar no sentido descendente, seria colocada no lado ascendente, junto ao Parque Eduardo VII, com uma reorganização do estacionamento.

A ciclovia na Rua Castilho (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

A Informação Escrita do Presidente, que é referente ao período entre Fevereiro e Março deste ano, fala ainda na elaboração de um “parecer sobre o ponto das ciclovias das Ruas das Murtas e Frei Miguel Contreiras”, em Alvalade, e numa “análise e proposta para a reclamação sobre ciclovia na Rua Prof. Fernando da Fonseca, na freguesia do Lumiar”.

Rua César Oliveira em concurso público

Lançado a 6 de Maio de 2021, o concurso público para a construção de uma ciclovia na Rua César Oliveira, no Lumiar, encontra-se ainda a decorrer. Com um preço base de 200 mil euros, esta ciclovia irá passar por uma rua nas traseiras do Hospital da Força Aérea, do Centro Comercial de Telheiras e do Pingo Doce, ligando o bairro de Telheiras ao Lumiar.

Na proposta em cima da mesa, serão criadas duas faixas unidireccionais de 1,2 metros de largura cada, em cima da faixa de rodagem que tem uma largura média de nove metros. Entre cada ciclovia e a dita estrada, pensou-se numa faixa de protecção de 0,4 metros, que “não terá qualquer obstáculo físico, permitindo assim acautelar o seu eventual uso por veículos de emergência”. A proposta implica, assim, um estreitamento do espaço viário.

Uma vez que a Rua César Oliveira é atravessada por veículos pesados de cargas e descargas com destino aos supermercados, terá de ser feito um breve estreitamento do passeio numa zona de curva para alargar a faixa de rodagem. No entanto, o projecto prevê melhorias várias nas “condições de circulação pedonal, com a criação de passeios e passadeiras nas zonas onde são inexistentes e necessárias”. “Mesmo nos locais em que não é previsto qualquer reperfilamento da largura do passeio, serão materializados os rebaixamentos e colocados os pavimentos adequados, nomeadamente moldura de contraste e pisos tácteis de alerta e de encaminhamento, nas passadeiras existentes”, lê-se na memória descritiva.

O projecto, que está em concurso público e para o qual existem duas empresas apenas interessadas na execução, prevê ainda reordenamento do estacionamento, com um aumento do número de lugares disponíveis, e pelo menos uma estação GIRA na aproximação ao entroncamento com a Azinhaga Ulmeiros já na zona do Lumiar.

O concurso público para a construção de uma ciclovia na Rua César Oliveira foi lançado pela EMEL e encontra-se, segundo a plataforma SaphetyGov, em fase de contratação.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.