Interior da estação continua, para já, na mesma mas está prevista uma requalificação e a instalação de elevadores.

Dois anos e meio depois, reabriu o átrio Sul da estação de Metro da Praça de Espanha, agora integrado no novo Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles. Apesar de o interior do átrio ter sido mantido, as suas duas saídas para o exterior foram reajustadas ao novo contexto da Praça de Espanha, passando a contar com um novo arranjo exterior.
As saídas dão agora para uma ampla praça pedonal, incorporada no novo Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles e onde, no futuro, deverá existir uma cafetaria e esplanada. Está também prevista uma ligação entre esta praça e a Gulbenkian através de uma ponte pedonal; esta infraestrutura já deveria estar pronta desde 2021 mas a sua construção está atrasada e em futuro incerto.


Uma das saídas do átrio Sul da estação da Praça de Espanha foi ligeiramente deslocalizada para se adaptar à nova configuração do espaço público à superfície; a outra foi mantida na sua localização original e só a escadaria exterior foi renovada.


O Metro de Lisboa tem prevista uma requalificação de toda a estação de Metro da Praça de Espanha não só para “a sua integração paisagística no novo arranjo à superfície” do novo Parque Urbano, mas principalmente para a dotar de características de acessibilidade hoje inexistentes, nomeadamente de acessos por elevador, tornando a Praça de Espanha acessível a pessoas com mobilidade condicionada (como o Diogo).
O Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, também conhecido como Parque Urbano da Praça de Espanha, começou a ser aberto ao público gradualmente em Junho de 2021. Actualmente, já é possível percorrer todos os seus espaços, com excepção da futura cafetaria, a única parte ainda em obras (estão a cargo do respectivo concessionário). A obra da Praça de Espanha está terminada e já nas mãos da Câmara de Lisboa. Em breve, publicaremos mais sobre esta intervenção.


