Encerramento acontecerá de 7 a 10 de Abril. Linha Azul só reabre no dia 11.

Para continuar os trabalhos de modernização do sistema de sinalização, que permitirá aproximar comboios e encurtar tempos de espera, o Metro de Lisboa vai encerrar toda a Linha Azul durante o fim-de-semana de Páscoa: de 7 a 10 de Abril.
Esta é a primeira vez que o Metro de Lisboa encerra uma Linha inteira para a realização de obras. Até aqui, a transportadora tinha apenas cortado troços de Linhas: em Agosto de 2022, a Linha Azul esteve interrompida durante cinco dias entre as estações Laranjeiras e Marquês de Pombal, o que gerou um caos em Sete Rios; em Outubro, a Linha Amarela foi cortada durante uma semana entre Campo Grande e Entrecampos, e, já em Janeiro deste ano, a Linha Azul esteve parcialmente fechada entre as estações da Pontinha e da Praça de Espanha durante um domingo.
A obra que agora vai ser feita insere-se num importante investimento na alteração do sistema de sinalização actualmente existente na Linha Azul. Vai ser colocado um novo sistema de controlo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC), que se prevê que esteja concluído nesta linha até ao final do ano e que permite uma maior precisão na localização dos comboios, permitindo, em teoria, aproximá-los uns dos outros e encurtar tempos de espera para os passageiros.
Neste contexto, entre 7 (sexta) e 10 de Abril (segunda-feira), a circulação em toda a Linha Azul estará interrompida. Neste período recomenda-se a utilização de transporte alternativo à superfície, designadamente as carreiras 726, 746, 759 e 767 da Carris, que serão reforçadas como tem acontecido. O serviço da CP também poderá constituir uma opção através das Linhas de Sintra e de Cintura, nas ligações entre Sintra e Rossio e entre Sintra e Oriente, respectivamente. Através da Fertagus, os passageiros vindos da Margem Sul poderão utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro para ter acesso a outros pontos da cidade através das linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa. O Metro de Lisboa assina também as ligações da Carris Metropolitana que fazem correspondência com algumas estações da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, fazendo a ligação a outros pontos da cidade.
A circulação na Linha Azul será retomada a partir das 6h30 de dia 11 de Abril.

O projecto de modernização da rede do Metro de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros no novo sistema de sinalização CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela, e inclui também a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando, também, prevista a adaptação de 70 unidades triplas a esse novo sistema de sinalização. A Linha Vermelha, a mais recente de todas, já tem o sistema CBTC.