TTSL reduz ligações entre Almada e Lisboa em 23% até final de Junho

Se antes existiam 83 ligações por sentido, entre Almada (Cacilhas) e Lisboa (Cais do Sodré), são agora apenas 64. Redução deverá durar até 22 de Junho.

Fotografia LPP

Às 18 horas, por exemplo, existiam sete barcos de Lisboa para Almada. A partir desta semana, são apenas quatro. A TTSL (Transtejo Soflusa) reduziu em cerca de 23% o número de ligações fluviais entre o Cais do Sodré e Cacilhas nos dias úteis, alegando “constrangimentos operacionais”. Os novos horários vão manter-se até 22 de Junho.

Se antes existiam 83 ligações por sentido, são agora apenas 64. Uma comparação entre os antigos horários e os novos (que serão temporários) permite visualizar esta redução:

Os horários antigos (à esquerda) e os novos (à direita)

Por exemplo, no período mais crítico da manhã, entre as 5 e 10 horas, passarão a existir 22 barcos entre Almada e Lisboa quando antes havia 30. Uma redução de 27% que pode fazer diferença na vida de muitos passageiros, que, além de terem agora menos opções de horário, poderão ter agora barcos mais lotados. Note-se, no entanto, que na prática alguns dos horários previstos já não se realizavam, estando a ser constantemente suprimidos, conforme ouviu o Lisboa Para Pessoas junto de alguns passageiros.

Os novos horários mostrarão que os problemas existentes na TTSL são mais permanentes e menos temporários – pelo menos, durante um mês. É sabido que a operadora fluvial tem tido dificuldades significativas ao nível da frota e dos trabalhadores, o que tem impossibilitado a empresa de conseguir garantir o serviço regular entre as duas margens do Tejo.

Entre Janeiro e Outubro de 2022, por exemplo, terão sido suprimidas 3250 carreiras na Transtejo devido a navios inoperacionais e cerca de 1750 carreiras devido à falta de trabalhadores, de acordo com dados do PCP. Em Fevereiro, numa audição parlamentar, um responsável do Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante (STFCMM) dizia que “em 2018, a frota da Transtejo Softlusa, conjuntamente, totalizava 26 navios, 19 pontões e nove terminais de acesso aos passageiros. Actualmente, somente existem 14 navios operacionais e 12 pontões certificados (muitos já não têm certificação). 50% da frota foi reduzida, ou por envelhecimento, ou por avarias irrecuperáveis. Os restantes navios servem de peças para os que estão na operação”.

Estes constrangimentos são visíveis no site da TTSL, onde se repetem mensagens como esta: “por motivo de constrangimentos técnicos na frota, não é possível garantir a realização de todas as carreiras”. E são sentidos no dia-a-dia de muitos, muitos passageiros: só a ligação entre Cacilhas e Cais do Sodré transportará 6,7 milhões de passageiros por ano, de acordo com dados de 2018, do último Relatório de Contas publicado da Transtejo.

Voltando ao dia-a-dia. Até ao próximo dia 22 de Junho, os novos horários entre Lisboa (Cais do Sodré) e Almada (Cacilhas) são, aos dias úteis, os seguintes:

HoráriosCacilhas > Cais do SodréCais do Sodré > Cacilhas
Manhã5h20, 5h48, 6h00, 6h15, 6h30, 6h45, 7h00, 7h15, 7h30, 7h45, 8h03, 8h15, 8h30, 8h45, 9h00, 9h15, 9h30, 9h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h30, 11h45, 12h15, 12h30, 12h455h35, 5h48, 6h00, 6h15, 6h30, 6h45, 7h00, 7h15, 7h30, 7h45, 8h00, 8h15, 8h30, 8h45, 9h00, 9h15, 9h30, 9h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h45, 12h00, 12h30, 12h45
Tarde13h00, 13h20, 13h40, 14h00, 14h20, 14h40, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h03, 16h15, 16h30, 16h45, 17h00, 17h15, 17h30, 17h45, 18h00, 18h15, 18h30, 18h45, 19h00, 19h30, 19h45, 20h15, 20h3013h00, 13h20, 13h40, 14h00, 14h20, 14h40, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15, 16h30, 16h45, 17h00, 17h15, 17h30, 17h45, 18h00, 18h15, 18h30, 18h45, 19h00, 19h30, 19h45, 20h15, 20h30, 20h45
Noite21h00, 21h30, 22h00, 22h30, 23h00, 23h30, 0h05, 0h40, 1h2021h15, 21h45, 22h15, 22h45, 23h00, 23h45, 0h20, 1h00, 1h40

As alterações não afectam os dias de fim-de-semana e feriado, cujos horários se mantém iguais e cuja oferta é agora semelhante à dos dias úteis.

Note-se que ainda que, de acordo com o site da Carris Metropolitana, não foram feitas alterações nas linhas que servem Cacilhas para corresponder as partidas dos autocarros aos novos horários temporários de chegada dos barcos ao terminal fluvial. Ainda assim, a Carris Metropolitana, bem como o MTS e a Fertagus poderão ser alternativas ao transporte fluvial para chegar de Almada a Lisboa (ou vice-versa).

A Transtejo é responsável pela ligação do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, na margem sul, a Lisboa, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro, também na margem sul, e o Terreiro do Paço, em Lisboa. As duas empresas – Transtejo e Soflusa – têm uma administração comum e opera sob uma marca comum, a TTSL. Em 11 de Abril, foi anunciada uma nova administração, agora presidida por Alexandra Carvalho, que substituiu no cargo Marina Ferreira, depois da polémica das baterias.

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