Pais e filhos criaram uma cicloficina em Belém

Assina o LPP e desbloqueia conteúdos exclusivos. Assina aqui.

As cicloficinas podem surgir em qualquer lado. Basta que haja comunidade e vontade. Em Belém, onde se formou um Comboio de Bicicletas, pais e filhos decidiram começar uma cicloficina, isto é, uma oficina comunitária de bicicletas na qual todos podem participar e ajudar-se mutuamente. Existem várias cicloficinas em Lisboa e a de Belém é a mais recente a juntar-se à lista que incluí iniciativas mais e menos formais.

Com o apadrinhamento da Cicloficina dos Anjos, que disponibilizou um kit de ferramentas, a Cicloficina de Belém será especialmente vocacionada para a comunidade escolar e irá funcionar nos jardins da Praça de Goa, junto à escola EB Bairro do Restelo. As sessões irão ocorrer na primeira sexta-feira de cada mês, entre as 17h00 e as 18h30. “Assim, se tiverem bicicletas que precisem de manutenção e vontade de aprender, apareçam”, lê-se na página do projecto. A Cicloficina de Belém pode ser contactada por e-mail.

O Comboio de Bicicletas da EB Bairro do Restelo junta mais de uma dezena de crianças e, “como é previsível, o uso mais intensivo das bicicletas, principalmente das dos miúdos, criou a necessidade de uma mais e melhor manutenção destas, situação perante a qual tem ajudado a existência da Cicloficina da Junqueira”, escrevem os promotores.

Contribui, se gostaste deste artigo:

No jornalismo, é difícil consolidar e fazer crescer projectos independentes e inovadores como o nosso. O teu donativo pode fazer a diferença.

Em alternativa, transfere para:

MB Way:
933 140 217 (indicar “LPP”)

IBAN:
PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3