Na manhã do próximo sábado, 6 de Abril, vais poder aproveitar eixo marginal de Lisboa, Oeiras e Cascais sem carros. Serão mais de 15 km, entre Alcântara e Parede, onde poderás caminhar, correr, pedalar ou brincar à vontade.

Na manhã do próximo sábado, dia 6 de Abril, todo o eixo marginal de Lisboa (a partir de Alcântara), Oeiras e Cascais (até Parede) não vai ter carros a circular e será devolvido às pessoas. Serão mais de 15 quilómetros para caminhar, andar de bicicleta, correr, brincar. Entre as 9 e as 13 horas.
O trânsito estará cortado em toda a extensão da Avenida da Índia, entre Alcântara e Algés, e depois ao longo da Avenida Marginal até Parede, em Cascais. O objectivo desta iniciativa – que é inédita por unir os municípios de Lisboa, Oeiras e Cascais – é assinalar o Dia Mundial da Atividade Física.
O eixo ribeirinho e marítimo dos três concelhos estará, assim, transformado num enorme espaço de promoção de estilos de vida mais saudáveis para todos, com particular ênfase na prática desportiva. Haverá, ao longo dos 15 quilómetros, diversas actividades preparadas por cada uma das autarquias, envolvendo diversos parceiros. Será possível experimentar os mais variados desportos, brincar em insufláveis, participar em aulas de fitness ou sessões de ioga, ou fazer rastreios de saúde. Podes consultar a programação de Lisboa aqui, a de Oeiras aqui e a de Cascais aqui.
Quem não quiser participar nessas actividades poderá simplesmente usar a estrada de forma livre. As quatro vias rodoviárias serão divididas em duas vias de circulação pedonal e duas vias de circulação para bicicletas, trotinetas e outros modos equivalentes, de forma a evitar conflitos.
O Dia Mundial da Atividade Física foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção do sedentarismo, uma vez que a inatividade física é considerada o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A OMS recomenda aos adultos, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia. Este dia celebra-se anualmente a 6 de Abril, em mais de 120 países.
Para Oeiras, este evento não é novidade. O Município tem promovido, uma vez por ano, o encerramento da Avenida Marginal aos carros, abrindo-a às pessoas, às bicicletas e à actividade física. Este ano é a primeira vez que Cascais e Lisboa se juntam a esta iniciativa.