Chegou a app do Navegante para os corajosos que quiserem testá-la

A aplicação do Navegante já está disponível, em versão beta, para iOS e Android. Nesta fase inicial, serve principalmente para carregar passes e saldo zapping no cartão.

Primeira versão da app do Navegante (fotografia LPP)

Já está disponível, em versão experimental, a aplicação do Navegante, que, por agora, pouco mais faz do que carregamento de passes e de saldo zapping no cartão. Num futuro (que não deverá ser muito distante), esta aplicação substituirá por completo o cartão físico.

Disponível para iOS e Android, a aplicação do Navegante está a ser desenvolvida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). Quem quiser experimentá-la poderá fazê-lo preenchendo o formulário disponível aqui. “Ao envolver as pessoas numa importante fase de evolução desta ferramenta, a TML procura auscultar necessidades, aferir reações e, desta forma, preparar uma melhor recetividade a este novo produto Navegante”, diz a empresa metropolitana de transportes em comunicado.

Formulação de inscrição para testar a app Navegante (LPP)

“As inscrições para testar a app estão abertas a um número limitado de pessoas que queiram participar e contribuir com a sua experiência de utilização.” Além do carregamento de passes e de saldo zapping, a app Navegante permite, nesta primeira fase, aceder a informação útil sobre a bilhética e os transportes públicos da área metropolitana de Lisboa, incluindo os descontos e serviços disponíveis.

Numa segunda etapa, a aplicação incorporará o conceito de “conta da mobilidade”, permitindo requisitar cartões Navegante e também a virtualização do próprio cartão permitindo validar as viagens com recurso ao telemóvel. “A app Navegante tem um potencial de serviço a centenas de milhares de pessoas, podendo levar a uma adesão massiva e a uma elevada carga na aplicação, pelo que a TML, entidade gestora da app Navegante, entende ser avisado avançar com todos os cuidados de forma a minimizar riscos e a garantir o maior nível de fiabilidade e o melhor serviço de suporte ao cliente. Agradece por isso a todos os que possam contribuir nesta fase de testes da aplicação.”

App Navegante (fotografia LPP)

Já existem outras aplicações que permitem o carregamento de passes Navegante, bem como de saldo zapping, no cartão amarelo e preto, nomeadamente a Pick Hub e a CarrisWAY. No entanto, por o sistema Navegante ser gerido directamente pela TML, esta nova aplicação é mais ágil no processo de carregamento. No entanto, por estar ainda em desenvolvimento (ainda está em fase beta), existem algumas funcionalidades potencialmente instáveis na app Navegante, nomeadamente:

  • Emissão da Fatura: por vezes a geração de fatura pode falhar após o pagamento. Nestes casos é necessário contactar o suporte para pedir o envio por e-mail.
  • Leitura e Carregamento do cartão: por vezes a aplicação poderá apresentar lentidão na leitura inicial ou no final do processo de carregamento. Sugerimos várias tentativas neste caso.
  • Datas de Validade dos produtos: na maior parte dos casos, a data de validade do produto carregado não está correta. Esta questão não tem impacto na validade dos produtos, e é apenas um erro de visualização. Será corrigida numa futura atualização.

O Navegante é o ecossistema no qual cooperam todos os operadores de transporte constituindo-se como garante da intermodalidade e da interoperabilidade do sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.