
Ao longo dos próximos dois meses, vão nascer uma série de circuitos 30+bici na freguesia de Campo de Ourique. Serão novos corredores cicláveis, onde a velocidade máxima é reduzida para 30 km/h de modo a dar conforto à circulação de bicicletas com o restante tráfego.
Segundo informação da Câmara de Lisboa, a obra arranca esta semana e irá abranger uma dezena de artérias. A saber:
- Rua Saraiva de Carvalho (de sentido único, liga o Cemitério dos Prazeres até perto do largo do Rato)
- Rua Professor Gomes Teixeira (um arruamento junto a uma escola e à Presidência do Conselho de Ministros)
- Rua Francisco Metrass (uma transversal à Rua Saraiva de Carvalho)
- Rua Azedo Gneco (outra transversal à Rua Saraiva de Carvalho)
- Rua Almeida e Sousa (uma paralela de sentido único à Rua Saraiva de Carvalho, que permite o trajecto no sentido oposto a esta)
- Rua Sampaio Bruno (liga a zona do Cemitério dos Prazeres à Rua Maria Pia, que, por sua vez, está em discussão pública no site da JF Campo de Ourique)
- Rua Infantaria Dezasseis (uma paralela às ruas Saraiva de Carvalho e Almeida e Sousa)
- Rua Silva Carvalho (de sentido único, liga a Rua das Amoreiras à zona onde estão as ruas anteriormente referidas)
- Travessa Cima dos Quarteis (uma pequena transversal à Rua Infantaria Dezasseis)
- Rua das Amoreiras (liga as Amoreiras ao Rato e vice-versa)

Nos últimos anos, pelos bairros de Alvalade e das Avenidas Novas têm surgido várias vias partilhadas entre bicicletas e tráfego comum, assinaladas com uma risca verde no asfalto, o símbolo de uma bicicleta e a marcação de velocidade máxima de 30 km/h. São as novas Zonas 30 (ou zonas 30+bici) da cidade, zonas de menor tráfego, menor velocidade e mais segurança, onde os diferentes meios de transporte podem coexistir.
A autarquia refere-se a esta obra em Campo de Ourique como uma 1ª fase, prevendo-se que mais ligações venham a ser feita. Em estudo, está o prolongamento da ciclovia da Rua Marquês da Fronteira para Campo de Ourique, o que poderá permitir ligar o bairro à restante rede viária. Já do lado das Amoreiras, está prevista a introdução de rede ciclável na arte central das Amoreiras no âmbito do projecto Uma Praça Em Cada Bairro e da futura intervenção prevista para a Praça do Alto das Amoreiras.
