O problema dos segregadores da Almirante Reis

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

A reconversão da ciclovia bidireccional da Avenida Almirante Reis para duas unidireccionais, uma em cada sentido de trânsito, sofreu algumas alterações de última hora, uma delas ao nível dos segregadores. Apesar de escolhidos para, se necessário, permitir a utilização da ciclovia como canal de emergência, o modelo que começou a ser aplicado entre o final de Maio e início de Junho não servia para todo o tipo de ambulâncias por serem demasiados altos, tendo causado danos a alguns veículos. Está agora a ser substituído por outro.

Ao que o Lisboa Para Pessoas conseguiu apurar, alguns veículos do INEM terão ficado danificados na parte debaixo (panela de escape) por terem tentado usar a ciclovia para escapar ao trânsito. Foi possível verificar, ao longo da Almirante Reis, que alguns dos segregadores instalados acabaram raspados à superfície e outros mesmo partidos, ou arrancados, ficando a descoberto os pregos que os seguravam.

Em causa, está o facto de esses segregadores – o modelo Pitón da fabricante espanhola ADO – serem demasiado altos para determinados modelos de ambulância. Inicialmente, estaria prevista a instalação aqui dos mesmos segregadores Zipper, da empresa Zicla, os mesmos aplicados ao longo da parte norte da Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações, mas essa opção terá sido descartada. O modelo Pitón escolhido tinha a vantagem de ser mais flexível que os Zipper em caso de uma eventual colisão.

A Câmara de Lisboa irá colocar outros segregadores na Almirante Reis, semelhantes aos Pitón, mas mais baixos para salvaguardar a universalidade do corredor ciclável também como corredor de emergência. Essa aplicação será feita depois da pintura da ciclovia de verde em toda a sua extensão, outra alteração de “última hora”, que está a ser feita nos últimos dias – inicialmente previsto estava prevista apenas a pintura das intersecções. Ter-se-á decidido pintar a ciclovia em toda a sua extensão, provavelmente para melhor assinalar o espaço da bicicleta, torná-lo mais visível para os demais utilizadores da Almirante Reis.

A ciclovia da Almirante Reis criará um canal ciclável, segregado e contínuo, entre a Alameda e a Praça da Figueira. O troço entre a Alameda e o Banco de Portugal foi o primeiro a ser feito, estando agora a ser construída a parte em falta. No Martim Moniz a ciclovia será bidireccional e encostada à zona central da praça. O prazo de conclusão estava previsto para Junho, mas deverá agora estar pronta só em meados de Julho ou Agosto.

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