Um guia completo para viajar com a bicicleta na CP

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

“Todos ambicionamos ter a melhor rede ferroviária do mundo mas se conseguimos que o comboio apareça, apareça a horas e que esteja limpo já estamos a ter uma grande vitória”, disse Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação no evento de lançamento da discussão do Plano Ferroviário Nacional, em Abril. Nuno Santos acrescentou, pouco depois, mais um requisito: que o comboio dê para transportar uma bicicleta “para que possamos chegar a um sítio e ir à nossa vida sem ter um carro à nossa espera”.

O transporte de bicicleta num comboio CP é, de forma geral, permitido mas não garantido, o que pode ser frustrante e causar surpresas desagradáveis a quem poderia estar a contar com algo. Além de existirem regras diferentes para cada serviço e várias excepções horárias em que o transporte não é todo permitido, nem sempre nos comboios onde levar uma bicicleta é autorizado vais poder levar a tua parceira de duas rodas.

O Lisboa Para Pessoas preparou um pequeno guia para melhor compreenderes como podes levar a tua bicicleta contigo numa viagem de comboio com a CP. Podes sempre consultar a informação mais actualizada e pormenorizada no site oficial da CP.

Antes de irmos aos detalhes, atenta nas condições gerais:

  • o transporte de bicicletas é sempre gratuito na CP;
  • esse transporte é da inteira responsabilidade do passageiro;
  • apenas são permitidas bicicletas de tamanho convencional, pelo que o transporte de bicicletas mais longas ou de bicicletas de carga não está autorizado nem acomodado;
  • são permitidas bicicletas elétricas, desde que em dimensão/espaço ocupado (não considerando a bateria), se assemelhem a uma bicicleta tradicional.

Alfa Pendular

O comboio de alta velocidade da CP, que realiza serviços entre Faro e Braga, passando por Lisboa e Porto, não tem espaço para bicicletas pelo que estas são tratadas como bagagem. É assim, possível transportar bicicletas mas não é tão cómodo:

  • a bicicleta deve ser desmontada e devidamente acondicionada num saco;
  • enquanto bagagem, a bicicleta deve caber no porta volumes ou por baixo dos bancos;
  • só é permitido levar uma bicicleta por passageiro;
  • o transporte é gratuito.

O transporte de uma bicicleta dobrável poderá ser mais fácil no Alfa Pendular, uma vez que é um tipo de bicicleta de pequeno volume e que se desmonta facilmente.

Intercidades

Os comboios Intercidades asseguram viagens entre cidades de Norte a Sul, do litoral ao interior. Existem ligações Intercidades entre Lisboa e o Porto, e entre as duas principais cidades do país e Guimarães, Braga, Valença, Covilhã, Guarda, Évora e Faro, passando por várias outras cidades durante o percurso. É possível transportar bicicletas em todas essas viagens, com algumas condições especiais. Toma muita atenção porque existem detalhes especiais:

  • só é possível o transporte de bicicletas na carruagens de 2ª Classe no máximo de duas bicicletas por carruagem. Nos Intercidades entre Lisboa e Porto existem mais carruagens, logo mais espaço para bicicletas. As bicicletas são transportadas ao alto nos suportes que existem para o efeito, com uma roda apoiada no suporte e a outra suspensa ou no ar;
  • os Intercidades têm espaço para bicicletas convencionais, sejam elas eléctricas ou não. No entanto, existe um detalhe importante sobre o peso, mas já lá vamos. Bicicletas de carga ou de volumetria maior não podem ser transportadas nos Intercidades. Já as bicicletas dobráveis poderão ser levadas como bagagem, tal como nos comboios Alfa Pendular;
  • nas regras disponíveis no site da CP, é explicado que o peso da bicicleta deve ser igual ou inferior a 15 kg. Isto acontece porque algumas carruagens que circulam no serviço Intercidades, nomeadamente na Linha do Norte (Lisboa-Porto/Guimarães/Braga/Valença), têm ganchos que suportam um peso máximo de 15 kg. No entanto, existem já várias carruagens com ganchos que permitem um peso até 25 kg, como é o caso dos Intercidades que fazem as Linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo (Lisboa Oriente/Évora) e Sul. Uma bicicleta convencional terá um peso de 15 kg, mas uma eléctrica já pesará cerca de 25 kg (sem a bateria). Assim, esta regra do peso mencionada no site da CP estará desactualizada e poderia ser mais específica em relação à diversidade de suportes que já existem nos diferentes Intercidades. Por outro lado, há bicicletas que, mesmo pesando mais que 15 kg, ficam apoiadas no piso da carruagem, pelo que tecnicamente não ficam suspensas no suporte, apenas presas para não tombarem. Assim, a questão do peso poderia ser apenas indicativa dos limites do suporte e não uma condicionante em relação ao transporte da bicicleta;
  • para levar uma bicicleta no Intercidades é preciso comprar um bilhete com transporte de bicicleta. Ao fazê-lo, o passageiro fica automaticamente atribuído a um de dois lugares: os lugares 15 ou 17 nos Intercidades da Linha do Norte, ou os lugares 12 ou 18 nos restantes Intercidades. No caso de estes lugares já não se encontrarem disponíveis, apenas é possível transportar bicicletas acondicionadas como bagagem como nos Alfa Pendular.

A CP assegura ao Lisboa Para Pessoas que tem “objectivo de proporcionar a possibilidade de transporte de bicicletas nos seus comboios, sempre que possível. Aliás, é nesse contexto que tem vindo a desenvolver e implementar condições a bordo para facilitar esse transporte, nomeadamente a aplicação de suportes e criação de espaços específicos para esse efeito”. Acrescenta a empresa que “esta atuação tem vindo a permitir reduzir as limitações existentes, que, no momento actual, se aplicam apenas a algumas dezenas de comboios, num universo de cerca de 1 350 circulações diárias que a CP assegura”.

Regionais e InterRegionais

O transporte de bicicletas nos comboios Regionais e InterRegionais é gratuito e permitido, mas não é garantido. Significa isto que pode haver situações em que, por algum motivo, o material circulante é diferente do habitual e não tenha espaço para bicicletas, ou o comboio esteja demasiado cheio. Este controlo será feito pelo revisor. A CP explica ao Lisboa Para Pessoas que “sempre que se verificar a impossibilidade de dar resposta ao transporte de bicicletas em condições de segurança, o revisor pode impedir o seu transporte. A titulo de exemplo, quando se verifica uma ocupação média elevada ou quando o número de bicicletas a transportar é demasiado elevado para permitir a segurança e conforto dos passageiros”.

De qualquer modo, não deverás ter problema uma vez que as composições que servem os comboios Regionais e InterRegionais estão preparadas para bicicletas. Mesmo nas automotoras da Linha do Vouga, que são mais antigas e que não têm zonas específicas, é possível levar bicicletas – o que é bem-vindo, uma vez que essa ligação dá acesso, em Sernada do Vouga, ao início da chamada Ecopista do Vouga.

Existem, no entanto, um conjunto de horários em que o transporte de bicicletas não é permitido nos Regionais e InterRegionais. Em baixo, tens as restrições em vigor à data deste artigo, mas deves consultar no site da CP a informação mais actualizada.

De acordo com a CP, estas limitações dizem respeito tanto a “faixas horárias ou dias de circulação de alguns comboios específicos, nas quais as taxas de ocupação média esperada são bastante elevadas, dificultando ou impossibilitando o transporte de bicicletas”. As restrições foram actualizadas a 29 de Junho, dia em que foi alargada “a permissão de transporte de bicicletas aos comboios Interregionais da Linha do Minho, (…) devido ao facto de essas circulações serem agora realizadas em carruagens nas quais a CP já instalou suportes adequados para esse transporte”.

Urbanos

O transporte de bicicletas e trotinetas é gratuito e permitido todos os dias e em todos os horários, nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra em todas as linhas. É aconselhado o transporte das bicicletas nas carruagens e locais identificados para o efeito.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.