Reflexรฃo

We need more events for people, and fewer events for politicians

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Opinion Article.

It takes more than polished speeches and suit-and-tie presentations; it takes changing the path of political communication, taking it out of its private parking place and bringing it close to the people, to a stop close to them.

Lisbon Photography For People

Imaginem nรฃo precisarem mesmo do carro. O paradigma de mobilidade na regiรฃo metropolitana de Lisboa deve mudar substancialmente neste ano de 2022. O lanรงamento da Carris Metropolitana promete ser a revoluรงรฃo de que os transportes pรบblicos precisam e o reposicionamento do Navegante como uma gigante plataforma tecnolรณgica irรก ajudar a ligar todos os outras modalidades (autocarros, metro, barco, comboio e bicicletas).

Contudo, na passada sexta-feira, perdeu-se uma oportunidade de comeรงar a envolver o elemento mais importante nesta โ€œrevoluรงรฃoโ€ โ€“ as pessoas que jรก usam no dia-a-dia o transporte pรบblico e, aquelas que podem vir a usรก-lo. O evento de lanรงamento da Carris Metropolitana e do Navegante, que decorreu no Pรกtio da Galรฉ, deu o mote para a mudanรงa que se pretende implementar em Lisboa; mas serviu mais para polรญticos discursarem sobre o transporte pรบblico que provavelmente nรฃo usam, perante uma audiรชncia composta por outros polรญticos como eles e por representantes das empresas de transporte pรบblico, do que para em algum momento falar com o pรบblico destes transportes.

ร€s tantas, os discursos comeรงaram a parecer idรชnticos entre si e com pouco a acrescentar e, na plateia, as expressรตes faciais e a presenรงa constante de telemรณveis nas mรฃos denunciavam um desinteresse generalizado ou atรฉ algum aborrecimento.

Caricaturalmente, o mais interessante do evento foram os vรญdeos que passavam nos intervalos dos discursos e nos quais eram apresentadas informaรงรตes novas sobre a Carris Metropolitana e o Navegante. Mas, para azar das pessoas que podem ter interesse em saber o que aรญ vem, essas informaรงรตes saรญram com dificuldade do evento. Nos canais digitais da รrea Metropolitana de Lisboa (AML) ou da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), nรฃo chegaram a ser publicados os vรญdeos, nem essa informaรงรฃo noutro formato โ€“ e nem sequer houve transmissรฃo do evento que decorreu no Pรกtio da Galรฉ. Aos jornalistas presentes no lanรงamento (que pareciam ser muito poucos), nรฃo foi entregue qualquer press kit ou documento detalhado para que pudessem trabalhar em artigos informativos e esclarecedores para a populaรงรฃo. E pelas redes sociais das Cรขmaras Municipais e dos Presidentes de Cรขmara, multiplicaram-se fotos do evento com mensagens genรฉricas e pouco concretas.

A Carris Metropolitana e o Navegante pode mudar directamente ou indirectamente a vida de 2,8 milhรตes de pessoas โ€“ a populaรงรฃo da AML โ€“, podendo ajudar a resolver o problema crรณnico de congestionamento e de poluiรงรฃo. Nesse sentido, quantas mais pessoas trocarem o transporte individual pelo o colectivo, melhor o trรขnsito das cidades ficarรก e melhor se respirarรก. Mas para que tudo isto aconteรงa, รฉ preciso cativar as pessoas as pessoas.

O lanรงamento da Carris Metropolitana e o relanรงamento โ€“ se quisermos โ€“ do Navegante nรฃo deveria ter sido mais um evento fechado ao pรบblico. Imaginem que os autocarros amarelos novinhos em folha que foram estacionados ร  porta do Pรกtio da Galรฉ para que os polรญticos pudessem tirar fotos tinham sido expostos a um sรกbado ou domingo no meio do Terreiro do Paรงo com um convite ร  populaรงรฃo para vir conhecer o futuro da mobilidade metropolitana. Expositores a mostrar as novidades, as novas linhas e os nรบmeros da futura Carris Metropolitana. Equipas de comunicaรงรฃo a receber os curiosos e a explicar-lhes de viva voz as novidades. Uma pequena festa, talvez uns comes e bebes โ€“ para chamar a atenรงรฃo dos gulosos โ€“, uns brindes para assinalar a mudanรงa, e um balcรฃo para fazer o passe na hora como culminar de todo o esforรงo de comunicaรงรฃo.

Desengane-se quem acha que as pessoas nรฃo querem saber. No Lisboa Para Pessoas nรฃo hรก dรบvida de que estes sรฃo os artigos mais lidos e os que geram mais interesse nos fรณruns e redes sociais. Depois de uma pandemia que empurrou os nรญveis de utilizaรงรฃo do transporte pรบblico para nรญveis histรณricos e que promoveu uma migraรงรฃo para outras formas de mobilidade, รฉ fundamental trazer as pessoas de volta e valorizar a mobilidade colectiva. Para o fazer, รฉ preciso mais do que discursos polidos e apresentaรงรตes de fato e gravata; รฉ preciso mudar o trajecto da comunicaรงรฃo polรญtica, tirรก-la do lugar de estacionamento privado e levรก-la para junto das pessoas, para uma paragem perto delas.

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