Metropolitan Railway in stages or postponed? Open Scenarios

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After the failed launch of Carris Metropolitana in Area 4, TML is now considering doing differently in the remaining three areas: in Area 3 it is assured that the new service will be launched on July 1st, even if it is phased in. In Areas 1 and 2, a postponement is one of the scenarios under analysis.

Lisbon Photography For People

Estava previsto o arranque da Carris Metropolitana a 1 de Julho nas restantes trรชs รกreas de operaรงรฃo, mas esse lanรงamento pode, afinal, ser parcial ou mesmo adiado. Todos os cenรกrios estarรฃo em cima da mesa e em anรกlise pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), municรญpios e operadores neste momento, conforme apurou o Lisboa Para Pessoas

Pelo menos, na รrea 3 โ€“ que abrange os municรญpios de Almada, Seixal e Sesimbra โ€“, o lanรงamento da Carris Metropolitana vai ser faseado, segundo avanรงou o jornal local The Setubalense nesta quarta-feira. O lanรงamento da Carris Metropolitana nos municรญpios de Almada, Seixal e Sesimbra deverรก, assim, acontecer na data prevista, a 1 de Julho, mas de forma parcial โ€“ “ainda assim com mais 20% em relaรงรฃo ร  oferta existente”, aponta aquele jornal local, que cita como fontes Francisco Jesus, presidente da Cรขmara de Sesimbra, e tambรฉm Inรชs de Medeiros, presidente da Cรขmara de Almada.

A 100% sรณ em Janeiro de 2023

A TST jรก terรก a frota completa para arrancar a operaรงรฃo como Carris Metropolitana a partir de 1 de Julho, mas devido a falhas ao nรญvel de motoristas a nova oferta sรณ deverรก estar a 100% em Janeiro. Segundo explicou Francisco Jesus a’O Setubalense, a introduรงรฃo da nova oferta vai ser feita de forma gradual e nรฃo de um dia para o outro como estava inicialmente previsto. Foi isso que se tentou na รrea 4, tendo resultado num lanรงamento desastroso. “Decidimos nรฃo correr riscos, depois do que se verificou na รrea 4”, disse o presidente da Cรขmara de Sesimbra. “Nesta รrea 3 nรฃo hรก falta de autocarros da TST. Hรก falta de motoristas, que nรฃo sรฃo suficientes para que a operadora possa cumprir com a totalidade do que estรก contratualizado.”

Por isso, a Carris Metropolitana vai avanรงar com uma oferta 20% superior ร  actual da TST e “depois, a partir de Setembro, a dia 1 desse e dos meses seguintes, serรก implementado o aumento gradual [de linhas e autocarros]”. E prevรช-se que o o serviรงo esteja “a funcionar em pleno, a cem por cento, a partir de 1 de Janeiro [de 2023]”.

Margem Norte ainda incerta

Jรก nas รreas 1 e 2 โ€“ referentes aos concelhos da Margem Norte โ€“ estarรก tudo ainda em aberto. O Setubalense escreve que “o principal problema, para jรก, tem a ver com um considerรกvel nรบmero de falta de novos autocarros necessรกrios para assegurar o serviรงo, por parte dos respectivos operadores”, pelo que um adiamento do arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte estarรก a ser considerado. “Mas esse adiamento atรฉ pode ser ultrapassado, caso nestas duas รกreas possam, eventualmente, vir a ser utilizados autocarros descaracterizados (ainda sem as corres da Carris Metropolitana)”, escreve The Setubalense.

Ao Lisboa Para Pessoas, a TML nรฃo confirmou nem desmentiu esse cenรกrio, referindo apenas que estรฃo a ser estudadas diferentes opรงรตes em conjunto com os municรญpios e as diferentes empresas que irรฃo operar o serviรงo. Mas a TML nรฃo garantiu que a Carris Metropolitana fosse ser lanรงada na Margem Norte a 1 de Julho como garantiu em relaรงรฃo ร  รrea 3 na Margem Sul. Um lanรงamento faseado, como o que estรก previsto para essa รrea 3 e como acabou por acontecer na รrea 4, รฉ outro dos cenรกrios em anรกlise. O intuito รฉ evitar os problemas verificados nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal com a operadora Alsa Todi, e que o Lisboa Para Pessoas reportou aqui.

At Area 1, correspondente aos municรญpios de Amadora, Oeiras and Sintra, a Carris Metropolitana vai ser operada pela empresa Viaรงรฃo Alvorada, que resulta da fusรฃo entre a Vimeca e a Scotturb. Na Area 2, correspondente aos municรญpios de Mafra, Loures, Odivelas and Vila Franca de Xira, a Carris Metropolitana estarรก a cargo da Rodoviรกria de Lisboa (RL). Jรก na Area 3 (Almada, Seixal and Sesimbra), vai ser operacionalizada pela Transportes Sul do Tejo (TST).

A Carris Metropolitana entrou em funcionamento na รrea 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal) no passado dia 1 de Junho, mas com muitos problemas que resultaram na suspensรฃo do serviรงo. A operadora Alsa Todi tem estado a operar a nova marca rodoviรกria com os horรกrios e linhas do antigo operador โ€“ a TST โ€“, prevendo-se a introduรงรฃo faseada da nova oferta, ร  medida que os motoristas tomam tambรฉm conhecimento da mesma.

Os motoristas da Alsa Todi tรชm estado a receber formaรงรฃo sobre os novos percursos em feriados e “horas mortas”, conforme reporta O Setubalense. “Colocaram os motoristas que estavam de feriado [na sexta-feira, 10 de Junho] a ter formaรงรฃo e pagaram como se fosse dia de trabalho. Estรฃo a aproveitar os feriados para dar as formaรงรตes, mas nรฃo acredito que vรก ficar a 100%”, descreveu um funcionรกrio da Alsa Todi ao referido jornal. O Setubalense conta que a Alsa Todi tambรฉm tem aproveitado “horas mortas” de serviรงo e “ร s vezes as pessoas saem mais cedo e ficam duas ou mais horas a ter formaรงรฃo”. “ร‰ cansativo assim porque a pessoa trabalha o dia inteiro e ainda vai ter formaรงรฃo”, relatou o mesmo funcionรกrio.

A mesma pessoa que trabalha na Alsa Todi, e que pediu anonimato, relatou que pondera deixar a empresa e que tem colegas a pensar no mesmo “por causa das confusรตes”. “Tenho medo de estar a trabalhar e de alguรฉm chegar e insultar-me”he told. No seu caso, diz querer “aguardar mais 20 dias ou um mรชs para ver como รฉ que vai correr”, mas revelou que “os motoristas estรฃo todos apreensivos”. “Tudo o que estรก a acontecer causa apreensรฃo e stress nos motoristas. Preciso de cuidar da minha saรบde”, acrescentou a’The Setubalense.

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