Gare do Oriente footbridges will be repaired, but IP does not commit to open

Assina o LPP e desbloqueia conteรบdos exclusivos. Assina aqui.

The overpasses between Gare do Oriente and the shopping center have been closed for almost 25 years. IP will carry out repair works on these structures, but their eventual opening also depends on Sonae.

Lisbon Photography For People

Hรก quase 25 anos que as passagens superiores pedonais entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial (CC) Vasco da Gama estรฃo encerradas, devido a um litรญgio entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Sonae Sierra quanto ร  responsabilidade do equipamento. Essa questรฃo parece estar agora resolvida: os passadiรงos sรฃo da IP que os vai reparar, finalmente.

Ao Lisboa Para Pessoas, a IP explicou que vai proceder a “trabalhos de reparaรงรฃo” nas duas passagens superiores pedonais que ligam o piso intermรฉdio da Gare do Oriente ao primeiro piso do CC Vasco da Gama, “corrigido as patologias identificadas”. Em causa nรฃo estรก um problema grave de seguranรงa, mas a correcรงรฃo de situaรงรตes na infraestrutura que podem comprometer o seu uso rotineiro e em massa. “Estimamos que a empreitada tenha inรญcio no 3ยบ trimestre de 2022”, ou seja, durante este Verรฃo.

No portal Base, jรก estรก publicado o contract referente ao trabalho de fiscalizaรงรฃo da obra, devendo estar para breve a publicaรงรฃo do contrato da empreitada em si na mesma plataforma. Em 2020, tinha sido adjudicada um trabalho de inspecรงรฃo e de identificaรงรฃo do estado das duas passagens inferiores por ajuste directo a uma consultora de engenharia.

As pontes vรฃo ficar reparadas e, em teoria, poderiam ser abertas ao pรบblico, mas a questรฃo lanรงada pelo jornal Pรบblico em 2017 mantรฉm-se: do lado da IP, hรก pouco interesse na disponibilizaรงรฃo daqueles passadiรงos, pois a gestora da infraestrutura ferroviรกria nรฃo vรช qualquer vantagem em descarregar passageiros no centro comercial. A IP diz, no entanto, que estรก disponรญvel para a abertura das passagens superiores caso a Sonae Sierra, proprietรกria e gestora do CC Vasco da Gama, tambรฉm o queira.

Para a IP, as duas pontes nรฃo sรฃo essenciais para a funรงรฃo da Gare do Oriente. Aliรกs, estas infraestruturas foram construรญdas em 1997/8 para servirem de saรญdas de emergรชncia para o primeiro andar do centro comercial, uma exigรชncia da Parque Expo โ€“ empresa de capitais pรบblicos que foi criada para a gestรฃo do que viria anos mais tarde a ser o Parque das Naรงรตes, e que foi entretanto extinta. According to the Pรบblico newspaper, a Parque Expo sugeriu na altura que as saรญdas de emergรชncia nรฃo fossem uma simples escadas para o rรฉs-do-chรฃo, mas sim umas pontes pedonais que passassem por cima da Avenida D. Joรฃo II e ligassem directamente ร  estaรงรฃo de comboios.

Lisbon Photography For People

O projecto do arquitecto Santiago Calatrava da Gare do Oriente teve de ser revisto, com o arquitecto espanhol a conseguir enquadrar o desenho dos passadiรงos no estilo arquitectรณnico da estaรงรฃo. As passagens superiores funcionaram durante a Expo’98 mas foram encerradas logo depois da exposiรงรฃo por entre a Gare do Oriente a o CC Vasco da Gama nรฃo se ter decidido a quem caberia a manutenรงรฃo e limpeza daqueles equipamentos.

As pontes sรฃo, desde entรฃo, apenas saรญdas de emergรชncia do lado do centro comercial, permitindo uma evacuaรงรฃo, se necessรกria, da zona dos cinemas. Do lado da estaรงรฃo ferroviรกria, uma placa jรก bastante degrada indica que “por motivos de seguranรงa esta รกrea encontra-se temporariamente encerrada”. A IP diz-nos que nรฃo hรก qualquer risco de queda da infraestrutura, mas que o seu uso diรกrio e rotineiro poderia levar a um desgaste tal em que seria difรญcil salvaguardar a seguranรงa das pessoas.

A Gare do Oriente conta actualmente com uma ligaรงรฃo subterrรขnea ao centro comercial, que permite tambรฉm aceder ao Metro e evitar a passagem pela movimentada Avenida D. Joรฃo II. No entanto, as passagens superiores criariam uma ligaรงรฃo mais suave entre o comboio e o rio; a passagem das pessoas vindas dos comboios suburbanos, regionais e de longo curso pelo centro comercial poderia ser meramente de atravessamento atรฉ chegarem ร  zona do rio, evitando-se os chatos semรกforos da avenida.

O Lisboa Para Pessoas contactou a Sonae Sierra e actualizarรก esta peรงa se fizer sentido.

Gostaste deste artigo? Foi-te รบtil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Lisboa de luto com descarrilamento mortal do Elevador da Glรณria