Opinion Article.
Excuses such as "people are used to the step" or that there is no way to level stops with streetcars are obsolete.

A acessibilidade aos elรฉctricos em Lisboa sempre foi uma questรฃo complexa, com divergรชncias entre a Carris e a Cรขmara Municipal. Desde a anterior compra de elรฉctricos, nos anos 1990, que ficou um problema grave por resolver na interaรงรฃo entre os veรญculos e a infraestrutura da cidade: apesar de os primeiros terem lugar para pessoas em cadeira de rodas, nรฃo tinham (e nรฃo tรชm) acesos universais โ seja porque nunca foram construรญdas as prometidas plataformas mais altas e acessรญveis ao longo da linha 15E, seja porque os elรฉctricos foram comprados sem rampas que permitam ร s pessoas em cadeira de rodas entrarem no veรญculo
A situaรงรฃo muda com os novos elรฉctricos que entraram em funcionamento no final de Setembro. Os novos “CAF Urbos”, que a Carris comprou, trazem duas rampas manuais, junto aos dois lugares para pessoas em cadeira de rodas. Estas rampas, que os elรฉctricos antigos nรฃo tรชm, tรชm de ser abertas pela/pelo guarda-freio, apรณs o passageiro pressionar um botรฃo azul do lado de fora da porta. No interior do elรฉctrico, cada um dos lugares para pessoas em cadeira de rodas tem um espaldar e cinto de seguranรงa, para quem use cadeiras manuais, e bancos rebatรญveis imediatamente ร frente, deixando imenso espaรงo livre para pessoas estarem em pรฉ e tambรฉm para as manobras associadas a uma cadeira de rodas.

Estes lugares tambรฉm estรฃo equipados com intercomunicadores para, em caso de emergรชncia, a pessoa poder contactar o guarda-freio, e com botรตes acessรญveis do lado de dentro das portas para pedir paragem. (Tambรฉm existem intercomunicadores para todas as outras pessoas a bordo.) Por outro lado, nรฃo sรณ o espaรงo dos dois lugares para mobilidade condicionada รฉ bastante grande โ sem comparaรงรฃo em Portugal โ, como o espaรงo de manobra disponรญvel รฉ tambรฉm ele grande. ร surpreendente, sobretudo pelo tamanho reduzido destes elรฉctricos comparados, por exemplo, com os usados no Metro do Porto (os veรญculos do Metro do Porto sรฃo elรฉctricos de bitola europeia, por isso mais largos).
De resto, qualquer pessoa vai notar algumas diferenรงas nos novos elรฉctricos em relaรงรฃo aos antigos, em termos de conforto. O ruรญdo รฉ muito menor que qualquer outro elรฉctrico e a vibraรงรฃo รฉ bastante reduzida. Para outras pessoas com deficiรชncia, existem painรฉis informativos digitais, anรบncios sonoros e avisos de abertura e fecho de portas, alรฉm de elementos de alto contraste para indicar onde agarrar.

As paragens destes elรฉctricos, que sรณ circulam na linha 15E, continuam a ser as mesmas que antes, existindo uma totalmente inacessรญvel, na Rua Damiรฃo Gรณis, em Belรฉm, e muitas com pouco espaรงo de manobra para sair ou sequer abrir as rampas. Alรฉm disso, uma grande quantidade das paragens estรฃo demasiado baixas em relaรงรฃo ร altura da entrada nos elรฉctricos, o que aumenta a inclinaรงรฃo das rampas. Sรฃo tambรฉm estas paragens, inacessรญveis e nunca reformuladas, que impossibilitam uma utilizaรงรฃo adequada dos elรฉctricos antigos da linha 15E (que vรฃo continuar a circular) por pessoas em cadeiras de rodas.
O LIOS, que viria โ ou virรกย โ a ser a nova rede de elรฉctricos de Lisboa, resolverรก todos estes problemas de acessibilidade, ao nivelar os padrรตes da rede pelo melhor que se faz nesta รกrea. Cidades como Estrasburgo lideraram a mudanรงa do que รฉ uma rede de elรฉctricos, passando da visรฃo obsoleta de veรญculos presos no trรขnsito a veรญculos com espaรงo prรณprio, paragens com melhores condiรงรตes e niveladas com as portas de entrada/saรญda, e um nรญvel de serviรงo que permite transportar muitas pessoas num menor tempo de viagem.
Lisboa deve deixar-se de desentendimentos sobre quem deve adaptar o quรช โ se a Carris os elรฉctricos ou a Cรขmara Municipal as paragens โ e passar a trabalhar em conjunto para encontrar a soluรงรฃo final ideal para os elรฉctricos, os novos e os antigos. Desculpas como “as pessoas estรฃo habituadas ao degrau” ou que nรฃo hรก forma de nivelar paragens com elรฉctricos estรฃo obsoletas. Idealmente, Lisboa deverรก migrar a sua rede de elรฉctricos para acompanhar o progresso deste sector, uma vez que os benefรญcios estรฃo mais que provados e a cidade sรณ terรก a ganhar em ter melhores Infraestruturas e elรฉctricos que os actuais.