No novo Terminal Rodoviรกrio de Cascais, hรก casa-de-banho e sombra para os passageiros. Mas os longos perรญodos de vermelho nos semรกforos fazem desesperar qualquer passageiro que queira saltar entre os autocarros e o comboio.

Entrou em funcionamento, no passado dia 6 de Julho, o novo Terminal Rodoviรกrio de Cascais. A dois passos do anterior, a nova interface mantรฉm a oferta de paragens de autocarros, sendo o ponto de partida e de chegada de vรกrias linhas da MobiCascais e da Carris Metropolitana.
Localizado no outro lado da Avenida Dom Pedro I, o novo Terminal Rodoviรกrio de Cascais foi construรญdo ao ar livre e conta com amplas coberturas que mantรฉm os passageiros protegidos do sol e da chuva. As รกreas para sentar nรฃo sรฃo muitas, mas estรฃo organizadas por paragens. A maioria das paragens sรฃo da MobiCascais, que opera as linhas municipais de Cascais, existindo apenas uma paragem da Carris Metropolitana, que assegura ligaรงรตes entre Cascais e os municรญpios vizinhos. O terminal contempla um edifรญcio de apoio a passageiros e motoristas com instalaรงรตes sanitรกrias gratuitas.
O novo Terminal Rodoviรกrio mantรฉm a proximidade ร estaรงรฃo de comboios, apesar de estar separado desta por duas grandes avenidas. Isso nรฃo seria um problema se os trรชs conjuntos de semรกforos que os peรตes tรชm de atravessar para fazer a intermodalidade entre o comboio e os autocarros nรฃo estivessem programados para dar prioridade ao trรกfego automรณvel. O tempo de espera para quem caminha e usa os transportes pรบblicos รฉ tรฃo grande que muitas pessoas arriscam no vermelho. Jรก em 2017, o historiador e ex-vereador da Cรขmara Municipal de Cascais, Joรฃo Anรญbal Henriques, falava desta prioridade dada ao automรณvel no centro da vila cascalense:
“Os semรกforos foram pensados para deixar os nervos em franja a qualquer incauto passeante. O intolerรกvel tempo de espera para os peรตes, aliado ร falta de sincronizaรงรฃo entre as passagens, faz com que a travessia da avenida demore tanto tempo que a maior parte das pessoas acaba por corajosamente atravessar com sinal encarnado pelo meio dos carros. Quando colocados perante a morosidade dos semรกforos, os estrangeiros que ali chegam pela primeira vez e todos aqueles que nรฃo conhecem este pesadelo suburbano de Cascais, concluem geralmente que estes estรฃo avariados e tambรฉm eles empreendem a perigosa passagemโฆ”
โ Joรฃo Anรญbal Henriques, no blogue Cascalenses, 2017

Com a entrada em funcionamento do novo terminal, e de forma a permitir uma melhor fluidez e qualidade do serviรงo de transportes pรบblicos, foram adaptadas algumas das linhas de autocarro da MobiCascais para melhorar os horรกrios e a sua articulaรงรฃo com as chegadas/partidas do comboio, melhorar articulaรงรฃo entre linhas com trajectos semelhantes permitindo alternar partidas, e para oferecer trajectos mais directos e circulares, aumentando a fluidez no novo terminal e evitando tempos de paragem elevados.

O novo Terminal Rodoviรกrio de Cascais e esta reorganizaรงรฃo de linhas municipais e intermunicipais estรก tambรฉm relacionada com a operaรงรฃo de requalificaรงรฃo e reconversรฃo urbanรญstica na entrada pela Marginal de Cascais, no รขmbito do novo Plano Diretor Municipal de Cascais. Uma reconversรฃo e requalificaรงรฃo urbanรญstica que implica a demoliรงรฃo do edifรญcio comercial โCascais Vilaโ, debaixo do qual funcionava o antigo terminal. O centro comercial darรก lugar a um projecto que conjugarรก habitaรงรฃo com comรฉrcio e que serรก assinado pelo conceituado arquitecto Norman Foster.
Alรฉm de assegurar a actual oferta de transporte pรบblico aos munรญcipes e aos visitantes, o Terminal Rodoviรกrio mantรฉm a proximidade ao centro histรณrico da vila de Cascais, o acesso a equipamentos relevantes de comรฉrcio, serviรงos e cultura e permitir a continuidade da interface intermodal.
