Parking fines will fund mobility projects in Lisbon

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The Lisbon City Council has unanimously approved that 100% of the fines resulting from bad parking inspected by EMEL will be revenue for the company, and that this money will be earmarked for mobility projects in the city, such as improving public transport, pedestrian accessibility and the cycling network.

LPP Photography

A totalidade das coimas aplicadas pela EMEL por estacionamento proibido, indevido ou abusivo vรฃo passar a reverter para a prรณpria empresa municipal, e servir para criar corredores BUS, melhorar a acessibilidade pedonal, expandir a rede ciclรกvel e para outros projectos de mobilidade na cidade. Actualmente, apenas uma parte das receitas provenientes das multas ficam para a EMEL, sendo o restante dividido entre a Autoridade Nacional de Seguranรงa Rodoviรกria (ANSR) e o Estado.

A decisรฃo de deixar a EMEL ficar com a totalidade do valor das coimas resulta de uma proposta do Vice-Presidente, Filipe Anacoreta Correia, e foi tomada por unanimidade na reuniรฃo do Executivo da passada sexta-feira, 26 de Julho. “Aprovar, para o ano 2024 e seguintes, o tratamento como receita prรณpria da EMEL da totalidade do produto das coimas aplicadas por contraordenaรงรฃo rodoviรกria em matรฉria de estacionamento proibido, indevido ou abusivo”, pode ler-se no documento votado.

ร€ data de hoje, apenas 55% do valor das multas de estacionamento sรฃo consideradas receita da EMEL; 10% รฉ destinado ร  ANSR e os outros 35% ao Estado. No entanto, desde uma alteraรงรฃo legislativa de 2018 que a EMEL podia ter ficado com 100% do valor das coimas, mas era preciso que para tal, a Cรขmara de Lisboa, enquanto accionista รบnico da empresa de mobilidade, tivesse tomado tal decisรฃo. “Apรณs a alteraรงรฃo legislativa, a EMEL continuou a tratar, como anteriormente, 55% do produto das coimas como receita prรณpria. Nรฃo tendo a EMEL, em 2018, recebido orientaรงรฃo do acionista sobre o tratamento a dar ร  restante parcela de 45% (que anteriormente entregava ร  ANSR e ao Estado), nรฃo a registou como receita prรณpria”, pode ler-se no mesmo texto subscrito pelo Vice-Presidente.

A proposta agora aprovada por unanimidade clarifica que nรฃo apenas 55%, mas a totalidade (100%) do produto das coimas restantes do trabalho de fiscalizaรงรฃo de estacionamento da EMEL reverterรก para esta, como sua receita operacional, o que nรฃo terรก qualquer consequรชncia no Orรงamento Municipal Entre 2019 e 2023, o valor que a EMEL “perdeu” com estas coimas para a ANSR e para o Estado foi aproximadamente de 12,5 milhรตes de euros.

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Por proposta do Livre, a Cรขmara de Lisboa decidiu ainda, por unanimidade, que os 45% que a EMEL entregava ร  ANSR a ao Estado sejam canalizados para “projectos de mobilidade enquadrados numa estratรฉgia integrada e global para a cidade de Lisboa”, realizados pelo universo da Cรขmara e empresas municipais, onde se inclui a prรณpria EMEL. Que tipo de projectos? O texto do Livre concretiza: para “melhorar a rede e nรญveis de serviรงo do transporte pรบblico na cidade de Lisboa”, por exemplo, atravรฉs da expansรฃo da rede de corredores BUS segregados e de “sistemas de priorizaรงรฃo do transporte pรบblico em todas as intersecรงรตes semafรณricas”; para “melhorar a acessibilidade pedonal, reabilitando o espaรงo pรบblico da cidade para criar percursos pedonais acessรญveis” com um canal de circulaรงรฃo “nรฃo inferior” a 1,50 metros, pavimento confortรกvel e passadeiras sobrelevadas; para “expandir e melhorar a rede ciclรกvel” cumprindo os “objectivos e recomendaรงรตes da auditoria”; e para “melhorar a seguranรงa rodoviรกria da cidade”, com a implementaรงรฃo de Zonas 30 e a diminuiรงรฃo do tempo de espera do sinal verde para peรตes.

O Executivo municipal aprovou, tambรฉm por unanimidade e por proposta do Livre, um aumento dos “meios de fiscalizaรงรฃo automรกtica”, sem necessidade de intervenรงรฃo humana da EMEL, nomeadamente atravรฉs de radares de sinais vermelhos e de excesso de velocidade nos cruzamentos com mais atropelamentos e feridos graves (“devem ser instalados protรณtipos atรฉ ao final do ano de 2024”), de sistemas de fiscalizaรงรฃo automรกtica de corredores BUS, e ainda de radares de ruรญdo rodoviรกrio, “com o intuito de monitorar e fiscalizar do excesso de ruรญdo rodoviรกrio com efeitos nocivos para a saรบde dos lisboetas”. Outra proposta aprovada foi uma solicitaรงรฃo ao Governo e aos partidos com representaรงรฃo parlamentar para revisarem com urgรชncia o Regulamento Geral do Ruรญdo, permitindo a fiscalizaรงรฃo e aplicaรงรฃo de coimas relativas a veรญculos a motor.

O executivo da Cรขmara de Lisboa รฉ composto por 17 membros, sete eleitos da coligaรงรฃo New Times (PSD/CDS), trรชs do PS, trรชs do Cidadรฃos Por Lisboa (CPL), dois do PCP, um do Livre e um do BE.

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