Avenida do Brasil repaved. But no ambition for public transport

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As repavimentaรงรตes beneficiam o transporte pรบblico, mas tambรฉm podem representar oportunidades perdidas. Na Avenida do Brasil, vai continuar em falta um corredor BUS contรญnuo para evitar que os autocarros fiquem presos no trรขnsito, bem como uma soluรงรฃo para os conflitos entre ciclistas, peรตes e passageiros nas zonas das paragens.

A Avenida do Brasil รฉ um importante eixo de transporte pรบblico da cidade (fotografia LPP)

A Cรขmara de Lisboa estรก a repavimentar a Avenida do Brasil, um importante eixo de transporte pรบblico que liga ao terminal rodoviรกrio do Campo Grande. A avenida receberรก um novo piso de asfalto, melhorando o conforto das viagens de autocarro. No entanto, nรฃo serรก criado um novo corredor BUS ao longo de toda a artรฉria, por onde passam pelo menos 12 carreiras.

Na verdade, os trabalhos de repavimentaรงรฃo nรฃo vรฃo alterar o perfil rodoviรกrio da Avenida do Brasil nem interferir com as รกreas de passeio, ciclovia e estacionamento. A sinalizaรงรฃo horizontal serรก reposta apรณs a obra, mantendo-se como antes. Segundo a Cรขmara de Lisboa, โ€œestรก prevista a repavimentaรงรฃo da Avenida do Brasil e a repintura da sinalizaรงรฃo horizontal existente, mantendo o corredor BUS actual no arruamentoโ€.

Na Avenida do Brasil circulam, pelo menos, 12 linhas de autocarro urbanas e suburbanas (fotografia LPP)

Actualmente, a Avenida do Brasil tem um corredor BUS no troรงo junto ร  Rotunda do Relรณgio, mas este termina muito antes do cruzamento com a Avenida 31 de Janeiro. Um corredor BUS contรญnuo ao longo de toda a avenida aumentaria a velocidade das linhas da Carris e da Carris Metropolitana, muitas das quais passam ou terminam no terminal do Campo Grande, a principal interface rodoviรกria da cidade. Passam pela Avenida do Brasil sete carreiras da Carris (46B, 717, 731, 750, 755, 767 e 783) e cinco da Carris Metropolitana (2713, 2736, 2795, 2841 e 2842). No total, sรฃo 12 serviรงos com vรกrias frequรชncias por hora. “Neste momento, estรก a ser avaliada toda a rede de corredores BUS de Lisboa, incluindo este arruamento. Pretendemos, assim,ย  melhorar o desempenho do transporte pรบblico em toda a cidade”, diz o departamento de comunicaรงรฃo do Municรญpio ao LPP.

Por agora, nรฃo vai haver corredor BUS contรญnuo na Avenida do Brasil, mas a via mais ร  direita em cada sentido serรก repavimentada com um material mais robusto devido ao trรกfego elevado de autocarros, garantindo assim uma maior durabilidade do piso.

Repavimentaรงรฃo da Avenida do Brasil (via CML)

Recortes mantรฉm-se, mas com piso mais resistente

Apรณs a repavimentaรงรฃo, a รบnica mudanรงa visualmente significativa na Avenida do Brasil serรก nos recortes das paragens de autocarro. O pavimento empedrado, irregular e cheio de buracos estรก a ser substituรญdo por um piso de asfalto, que รฉ, por norma, mais resistente. Isso proporcionarรก mais conforto aos passageiros e ajudarรก a preservar os veรญculos de transporte pรบblico, objectivos para os quais a repavimentaรงรฃo completa da avenida tambรฉm contribuirรก.

Nรฃo adianta ter autocarros novos se depois estes circulam em estradas com irregularidades, e Lisboa tem muitos pisos em mau estado, fruto de ser uma cidade antiga e com dรฉfices de manutenรงรฃo ao longo dos anos. Note-se que a frota de autocarros na รกrea metropolitana de Lisboa tem sofrido uma renovaรงรฃo substancial nos รบltimos anos. Os autocarros suburbanos, que ligam Lisboa aos municรญpios em redor, sรฃo todos veรญculos novos ou relativamente novos desde a entrada em funcionamento da Carris Metropolitana, hรก dois anos. Jรก em Lisboa, a frota da Carris tem vindo a ser gradualmente modernizada e actualizada. A repavimentaรงรฃo das vias รฉ importante para a durabilidade destes veรญculos novos e dos respectivos investimentos pรบblicos, e proporciona ainda conforto aos passageiros durante as viagens.

Transporte pรบblico prioritรกrio?

Embora um novo piso na Avenida do Brasil seja uma boa notรญcia tambรฉm para o transporte pรบblico, a obra poderia ser mais ambiciosa. Alรฉm de nรฃo estar a ser aproveitada a intervenรงรฃo para criar um corredor BUS contรญnuo em toda a avenida, os recortes nas paragens de autocarro vรฃo manter-se, apesar de se saber que esse desenho nรฃo favorece a velocidade dos autocarros, como jรก admitiram tรฉcnicos da Cรขmara de Lisboa em alguns debates pรบblicos. Na Avenida da Repรบblica, por exemplo, hรก um corredor BUS e os autocarros param na via, tornando o fluxo destes mais eficiente.

Todavia, segundo o departamento de comunicaรงรฃo da autarquia, “a situaรงรฃo da Avenida do Brasil รฉ distinta da Avenida da Repรบblica, pois nessa avenida existem corredores contรญnuos e duas vias de transporte individual, e de via BUS”. No caso da Avenida do Brasil, “foi necessรกrio manter os recortes para garantir um melhor desempenho do transporte pรบblico, tendo em conta os inรบmeros conflitos existentes”, nomeadamente com o trรขnsito automรณvel, que ficaria bloqueado se um autocarro parasse a meio da via de circulaรงรฃo, que, ao contrรกrio da Avenida da Repรบblica, nรฃo รฉ exclusiva.

Por outro lado, a manutenรงรฃo dos recortes para os autocarros significa que continuarรก a haver estrangulamento entre peรตes e ciclovia em vรกrios pontos da Avenida do Brasil, onde ambos os modos tรชm de partilhar um espaรงo estreito entre as paragens e o edificado. Contudo, a autarquia diz estar atenta a este problema e avanรงa que “estรฃo a ser avaliados todos os constrangimentos com o peรฃo e a ciclovia, de modo a minorar o impacto dos conflitos existentes” โ€“ conflitos que foram tambรฉm identificados no รขmbito da auditoria de Moedas ร  rede ciclรกvel.

Semรกforos prioritรกrios para autocarros

Um semรกforo na Avenida do Brasil (fotografia LPP)

Mesmo sem um corredor BUS contรญnuo e sem recortes, a Cรขmara de Lisboa vai melhorar a mobilidade do transporte pรบblico na Avenida do Brasil com semรกforos a dar prioridade aos autocarros. O projecto-piloto, inserido na iniciativa europeia C-Roads โ€“ Cooperative Streets, visa “operacionalizar a prioridade aos veรญculos de transporte pรบblico e veรญculos de emergรชncia nas interseรงรตes reguladas por sinalizaรงรฃo luminosa” neste eixo, estando a ser preparado autarquia e pela Carris. Ainda nรฃo hรก datas para a implementaรงรฃo.

“Usando o mesmo princรญpio, mas aplicando-o de formas distintas, os veรญculos pesados de passageiros da Carris irรฃo obter prioridade de passagem, consoante a sua prestaรงรฃo e mediante o grau de disponibilidade da intersecรงรฃo. Por comparaรงรฃo, a prioridade a atribuir a um veรญculo do Regimento Sapadores Bombeiros (RSB) que circule em emergรชncia serรก total”, explica a Cรขmara. “Perspetivam-se benefรญcios operacionais, quer para a Carris, com o aumento da velocidade comercial, quer para o RSB, com a diminuiรงรฃo do tempo de resposta, factor crucial numa situaรงรฃo de emergรชncia.”

Alรฉm da Avenida do Brasil, a Cรขmara de Lisboa estรก a repavimentar outros eixos importantes, como a Estrada da Luz, a Calรงada da Estrela e algumas ruas em Arroios e Benfica. Estas repavimentaรงรตes sรฃo bem-vindas nรฃo sรณ para quem utiliza os transportes pรบblicos, mas tambรฉm para quem circula de carro, mota e tambรฉm de bicicleta.

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