Sintra is becoming less attractive to live and visit, say those who live and work there. Tourists have given up going to the Pena Palace and customers have stopped going to the town's restaurants for lunch after being stuck in traffic for hours. Residents complain about the "chaos" of car traffic and the "misdemeanors" practiced by drivers of tourist vehicles, and call for more enforcement.

Ao chegar ร estaรงรฃo de comboios de Sintra, ainda nem as portas dos torniquetes abriram e os olhares suplicantes dos condutores de tuk-tuks, do outro lado, jรก antecipam o que nos espera. Empunhando cartazes plastificados do monumento mais visitado do paรญs, os motoristas dos veรญculos de animaรงรฃo turรญstica formam uma barreira humana que nรฃo deixa ninguรฉm escapar ร pergunta mais ouvida aqui: โDo you want to see the Pena Palace?โ.
ร a partir da รบltima estaรงรฃo da linha de Sintra que, a meio da manhรฃ, arrancam os primeiros tuk-tuks, que depois se juntam a autocarros, calhambeques, jipes, comboio turรญstico, entre outras viaturas para visitantes, TVDE e carros particulares, a maioria com turistas para verem os monumentos mais populares da mรญstica vila histรณrica. Em algumas ruas, vรฃo se formando filas interminรกveis que provocam โo caos no trรขnsitoโ, congestionamento que tem gerado vรกrias queixas nas รบltimas semanas.
โA partir do meio-dia piora. Chegam a estar 40 a 70 veรญculos turรญsticos parados no cruzamento desta rua, nรฃo deixando ninguรฉm passar, e nรฃo se vรช nenhum polรญcia onde deveria estar. Nรฃo hรก regulaรงรฃo e cada um faz o que quer. Tenho clientes que venderam a casa na vila porque nรฃo aguentavam mais viver aqui. Jรก perdi muitos que me ligam a dizer que tรชm de ir embora porque nรฃo conseguem estacionarโ, critica Paulo Pinto, dono de uma barbearia aberta hรก mais de um sรฉculo na Avenida Dr. Miguel Bombarda.
Francisco jรก sabe que tem de vir cedo para conseguir cortar o cabelo onde o faz desde crianรงa. โVenho logo de manhรฃ quando ainda รฉ fรกcil circular e estacionar. Antes vinha pela vila histรณrica, o caminho รฉ mais bonito, mas agora, infelizmente, jรก nรฃo consigo por causa do aumento do nรบmero de veรญculos e da confusรฃo dos turistas. Jรก sรณ venho ร vila cortar o cabeloโ, lamenta um dos clientes mais antigos. Uma viagem que poderรก deixar de fazer em breve. O barbeiro, ali hรก trรชs dรฉcadas, jรก pondera sair. โTenho de arranjar outro espaรงo para quem nรฃo consegue vir aqui e nรฃo fecharโhe says.

O aumento do trรขnsito, o turismo de massas e a consequente degradaรงรฃo da qualidade de vida de quem reside no sopรฉ da serra de Sintra, levaram moradores e comerciantes a colocarem mensagens de protesto nas janelas, portas e varandas das suas casas e lojas no mรชs passado. Jorge Afione, funcionรกrio de um restaurante no Largo 1ยบ de Dezembro, foi um deles. Num cartaz pendurado numa das janelas deste estabelecimento pode ler-se a letras garrafais โTrรขnsito caรณtico a todos prejudica, residentes e visitantesโ. A denรบncia quase que serve de legenda ร longa fila de veรญculos que ali se forma, todos os dias, em direรงรฃo ao centro histรณrico de Sintra.
โ90% das pessoas aqui paradas vรฃo para o Palรกcio da Pena e, quando estรฃo a chegar, as autoridades mandam-nas dar a volta porque o acesso รฉ condicionado (automรณveis particulares nรฃo podem subir a Calรงada da Pena). Metade dos turistas que vรชm aqui almoรงar tambรฉm se queixam que chegam a meio do caminho e, depois de uma hora de trรขnsito, acabam por desistir e regressar, alguns jรก com bilhetes pagosโ, conta o comerciante, que tambรฉm perdeu clientes que โnรฃo querem ficar metade da hora do almoรงo no trรขnsitoโ. โSe alguรฉm se sentir mal ou houver um incรชndio na serra, as ambulรขncias e os bombeiros nรฃo conseguem chegar aquiโ, alerta ainda.
Dentro da vila histรณrica sรณ podem entrar veรญculos de residentes com dรญstico, cargas e descargas em horรกrios restritos, tรกxis e veรญculos autorizados (autoridades, proteรงรฃo civil, os SMAS Sintra, entre outros), mas os moradores ouvidos pelo LPP garantem que โentram todosโ inclusive os veรญculos de animaรงรฃo turรญstica. Na vila, hรก um sistema de pinos colocados no chรฃo que sรณ permitem a entrada de algumas viaturas atravรฉs do โreconhecimento da matrรญculaโ, mas por vezes estรก avariado.

Afione considera que โfalta informaรงรฃo sobre os condicionamentos de trรขnsitoโ e que a soluรงรฃo poderรก passar pela melhoria da sinalรฉtica. โJรก devia haver sinalizaรงรฃo no IC19, desde Lisboa, a avisar das restriรงรตes de trรกfego ao centro histรณrico, assim como meios alternativos de transporte, como um telefรฉrico, que seria tambรฉm mais uma atraรงรฃo turรญstica. O Palรกcio da Pena รฉ onde รฉ mais difรญcil chegarโ, explica, acrescentando que โtem de haver muito mais fiscalizaรงรฃo aos veรญculos de animaรงรฃo turรญstica, uma vez que os tuk-tuks nรฃo respeitam a sinalรฉtica e ninguรฉm controla issoโ.
Um pouco mais acima do Largo 1ยบ de Dezembro, mais comerciantes aderiram ao protesto, colocando faixas nas montras das lojas. As queixas repetem-se. โComprei este prรฉdio hรก oito anos para estar sossegada na velhice, mas se fosse hoje nรฃo o faria e jรก penso em vendรช-lo. ร pena, porque a zona รฉ muito bonita, mas รฉ insuportรกvel viver aqui. รs vezes nรฃo consigo entrar e sair da garagem e tenho de ter as janelas fechadas, durante o dia quando estou em casa, por causa do barulhoโ, reclama Jacy Fonseca Santos, senhoria do edifรญcio onde vive e funcionam dois espaรงos comerciais.
A amiga Patrรญcia Bugalho, tambรฉm moradora, sente o mesmo. โร incrรญvel, atรฉ assusta. Hรก ruas onde os tuk-tuks nรฃo podem passar e passam, comeรงam a galgar tudo. Tenho um Airbnb em Sintra e tenho pena dos meus hรณspedes. Mais valia irem a pรฉ ver os monumentosโ, atira, incomodada.

Ao lado, da porta da sua loja de roupa, Isa Rossana observa com apreensรฃo as filas de carros e veรญculos turรญsticos que ali se formam todos os dias. โIsto fica parado de manhรฃ ร noite. Os autocarros vรฃo atulhados, com pessoas em pรฉ ao lado do motorista e a cara colada ao pรกra-brisas, nรฃo faz sentido. O excesso de viaturas tambรฉm provoca mais poluiรงรฃo, alรฉm do cheiro a gasolina dentro da lojaโ, comenta a comerciante, que considera ainda que โos monumentos nรฃo estรฃo preparados para receberem tantas pessoasโ.
โQualquer dia o poรงo da Quinta da Regaleira vai abaixo com tantas pessoas nas escadasโ, antevรช. Isa acredita que โa construรงรฃo de um telefรฉrico, novos parques de estacionamento ร entrada da cidade e tuk-tuks elรฉtricos para diminuir a poluiรงรฃoโ poderรฃo ser algumas das soluรงรตes para resolver problemas antigos que se tรชm vindo a adensar โsobretudo nos รบltimos dois anosโ.
โTuk-tuks circulam em contra-mรฃoโ
โQueremos Sintra viva e habitada. Nรฃo ao turismo em massaโ, โPatrimรณnio Mundial sim, Parque de Diversรตes nรฃo!โ ou โSintra: a traffic jam in paradiseโ sรฃo outros dos apelos e recados que se podem ler em mais de 70 faixas e cartazes espalhados por diferentes locais da serra de Sintra. A iniciativa do protesto partiu da Associaรงรฃo QSintra โ Em Defesa de um Sรญtio รnico que quer, desta forma, levar a autarquia a tomar medidas โurgentesโ face ร perda de qualidade de vida, aos congestionamentos de trรขnsito e ร descaracterizaรงรฃo acelerada da paisagem cultural de Sintra, classificada como Patrimรณnio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
"This was paradise and it's turned into hell", suspira Maria Josรฉ Stock, que reside hรก mais de trinta anos em Sรฃo Pedro, โonde o problema comeรงaโ. O trรขnsito para chegar ao centro histรณrico acumula-se aqui, ร entrada do coraรงรฃo da vila.

โNรฃo conseguimos entrar nesta rua porque os carros comeรงam a parar aqui. O trรขnsito estรก caรณtico, a qualidade de vida dos residentes baixou imenso e hรก muita gente a ir-se embora. Hoje vivem 80 pessoas no centro histรณricoโ, reclama junto ร Calรงada dos Clรฉrigos. Aqui, onde passa uma necrรณpole romana, algumas ervas e arbustos dificultam a visualizaรงรฃo de um sinal a avisar para โo perigo de queda de pedrasโ. Tal advertรชncia nรฃo impede, contudo, dezenas de veรญculos de circularem ali diariamente e, nesta rua de apenas um sentido, โpor vezes surgem tuk-tuks em contra-mรฃoโ.
Mesmo ao lado da Calรงada dos Clรฉrigos estรก a ser concluรญda a construรงรฃo de um parque de estacionamento, com 140 lugares, mas os moradores nรฃo acreditam que o novo equipamento vรก diminuir o nรบmero de veรญculos que ali circulam e criticam a obra. โA ideia รฉ tirar os carros do centro e nรฃo trazer mais, nรฃo รฉ soluรงรฃo. Alรฉm disso foi construรญdo na encosta do castelo, dentro da Zona Especial de Protecรงรฃo do Castelo dos Mourosโ, censura Martinho Pimentel, que defende ainda novos parques para autocaravanas e autocarros, โviaturas que nรฃo deveriam entrar no centroโ. Por causa destes constrangimentos, diz que tem vizinhos que โnรฃo vรฃo ao centro da vila onde moram hรก mais de dez anosโ.
Numa caminhada pelas ruas de uma das cidades mais visitadas do paรญs, รฉ possรญvel encontrar vรกrios edifรญcios histรณricos, de interesse pรบblico ou patrimรณnio do Estado manchados pelo fumo dos veรญculos, com beirais e luzes partidas โpor causa da dimensรฃo das viaturas que por ali passam como os autocarros de dois andaresโ, conjeturam os moradores, que consideram que estes veรญculos nรฃo deviam entrar no centro histรณrico.

As alteraรงรตes do sentido de trรขnsito em algumas ruas, onde antes se podia circular nos dois sentidos e agora apenas num, รฉ outra das reclamaรงรตes. โNรฃo faz sentido o nรบmero de turistas que entram a partir de Sintra. Andam aqui perdidos ร s voltas, fazem quilรณmetros durante horas e nรฃo conseguem parar e, muitas vezes, vรฃo se embora sem ter visto nada. Desde a garagem de minha casa ao fim da rua, cerca de 50 metros, jรก demorei uma hora e meia de carroโ, diz ainda Martinho Pimentel, ali morador hรก duas dรฉcadas.
Vive numa casa classificada que pertenceu ao bisavรด, o arquiteto Raul Lino, e todas as semanas se depara com um carro estacionado em frente ร porta de sua casa. โUma vez demoraram quatro horas a rebocar uma viatura. A vila nรฃo estรก preparada para receber tantas pessoas. A poluiรงรฃo รฉ altamente corrosiva, corrรณi a tinta das janelas e as pedras, e os nossos pulmรตes. Antes conseguia estar ร conversa ร porta de casa e hoje nรฃoโ, lamenta, acrescentando que โo estacionamento abusivo, no mato por exemplo, รฉ perigoso porque pode provocar incรชndiosโ. Maria Josรฉ Stock alerta para โa poluiรงรฃo sonoraโ resultante do aumento do trรกfego, โacima dos 12 decibรฉis permitidos por leiโ.
Os moradores dizem que โa situaรงรฃo caรณtica do trรขnsitoโ acaba tambรฉm por prejudicar os operadores turรญsticos, que โdemoram duas horasโ a chegar aos monumentos. โNรฃo conseguem chegar ร hora marcada da visita e acabam por ter de ir embora quando os visitantes jรก tรชm bilhete compradoโ, conta Joรฃo Diniz, 78 anos, que vive em Sรฃo Pedro de Sintra desde que nasceu.

No coraรงรฃo de Sintra, na Vila Velha, turistas de vรกrias nacionalidades cruzam-se com os poucos moradores que ainda ali vivem. Alguns espaรงos comerciais, como mercearias e farmรกcias, fecharam, nos รบltimos anos, e hoje restam sobretudo as casas de doces regionais, como as tรญpicas queijadas de Sintra, alguns restaurantes, vรกrias lojas de lembranรงas e outras de grandes cadeias comerciais. Vรกrios edifรญcios habitacionais deram lugar a empreendimentos turรญsticos. Joรฃo Diniz estรก โcontra o ritmo a que os alojamentos locais estรฃo a ser criadosโ. โLocais de turismo sem populaรงรฃo nรฃo sรฃo aconselhรกveisโ, observa, lamentando ainda o despovoamento dos bairros do centro histรณrico (a Vila, Sรฃo Pedro e a Estefรขnia) nos รบltimos anos.
Os trรชs moradores fazem parte da QSintra que lanรงou ainda um manifesto โapelando ร intervenรงรฃo cรญvica dos sintrenses e dos visitantes na defesa do capital cultural, do patrimรณnio construรญdo e natural e da preservaรงรฃo de Sintra como sรญtio vivo e habitadoโ. O documento โSintra รฉ de todos e precisa de todosโ divide-se em seis eixos para garantir a preservaรงรฃo da paisagem cultural de Sintra, โum exemplo รบnico de harmonia entre a paisagem natural e a intervenรงรฃo humanaโ, referem em comunicado divulgado no mรชs passado.
โExcesso de carga turรญsticaโ
O turismo tem crescido, nos รบltimos dois anos, com a Parques de Sintra, empresa que gere os monumentos, a vender mais de dois milhรตes de entradas para os monumentos em 2022 e mais de trรชs milhรตes em 2023. O Palรกcio Nacional de Sintra, o Convento dos Capuchos, o Palรกcio da Pena, entre outros monumentos histรณricos que podemos ver no segundo concelho mais populoso do paรญs, โnรฃo estรฃo, contudo, preparados para receberem tantos turistasโ, aponta Maria Josรฉ Stock.
โHรก um excesso de carga. Na Quinta da Regaleira, com os milhรตes de turistas que por lรก passam, a fossa entope todos os dias. O centro histรณrico nรฃo tem sistema de esgotos e saneamentoโ, alerta a moradora que frisa, contudo, que a associaรงรฃo โnรฃo รฉ contra o turismoโ.
โNรฃo somos contra o turismo, somos contra o excesso de turistas e a falta de soluรงรตes. Chegamos aqui por incompetรชncia da cรขmara, que toma medidas isoladas que nรฃo resolvem os problemas e atรฉ os agravam, e fez vรกrias promessas que nunca foram cumpridasโ, assevera.

Segundo Maria Josรฉ Stock, em 2017, jรก com Basรญlio Horta na lideranรงa da Cรขmara de Sintra, o entรฃo presidente da autarquia propรดs que os turistas deixassem a viatura particular em parques perifรฉricos e se deslocassem em vanetes elรฉtricas para os monumentos, โo que nunca se veio a concretizarโ. Ainda de acordo com a moradora, hรก duas dรฉcadas, a autarquia encomendou um estudo que propunha a construรงรฃo de trรชs parques perifรฉricos (em Lourel, Vรกrzea e Ramalhรฃo) com ligaรงรฃo ao centro histรณrico, mas nunca avanรงou. Este gรฉnero de parques sรฃo agora uma das soluรงรตes apresentadas no Plano de Mobilidade Urbana Sustentรกvel (PMUS) de Sintra, que resulta de um trabalho realizado entre 2018 e 2021, e esteve em consulta pรบblica.
Uma soluรงรฃo apoiada por vรกrios moradores e atรฉ operadores turรญsticos que todos os dias se deparam com dificuldades no estacionamento. Zรฉlia Muggli, residente, diz que โhรก dias que nรฃo consegue sair de casaโ com a quantidade de carros estacionados ร entrada da garagem. โO meu marido ร s vezes tem de ir de marcha-atrรกs para conseguir sair. Sintra รฉ para andar a pรฉ, nรฃo estรก preparada para estes carros todosโ, conta apรณs uma pequena quezรญlia com um guia turรญstico que transporta visitantes.



O operador turรญstico, que preferiu nรฃo ser identificado, tambรฉm tem vรกrias queixas e alerta para os โtuk-tuks ilegaisโ. โIsto estรก cada vez pior, hรก um descontrole enorme do turismo de massas. Antigamente parava no centro e hoje jรก nem quero, fico aqui nos arredores a fazer tempo para ir buscar os turistas. Alรฉm disso, hรก pessoas que nรฃo estรฃo habilitadas para serem guias ou conduzirem um veรญculo turรญsticoโ, revela.
Diogo Bernardes nasceu e cresceu em Sรฃo Pedro de Sintra e nunca viu nada assim. โCusta-me ver a minha vila tรฃo descaraterizada, muitos saรญram para viverem nas periferias. Ir para casa รฉ sempre complicado, antes ia por estradas alternativas, mas agora os condutores de tuk-tuks comeรงaram a usar essas vias, muitas delas proibidas a estes veรญculos, e estรก um caosโ, critica, acrescentando que tambรฉm deixou de ir ร vila.
Contrariando a tendรชncia de fuga para outras zonas da Grande Lisboa, Catarina Pires vai mudar-se para Sintra. Junto ร casa nova, vai recordando episรณdios recentes. โTodos os dias, os condutores dos tuk-tuks entram aqui em contra-mรฃo. Jรก me ameaรงaram que me partiam os vidros se fizesse queixa deles. Alguns descem a grande velocidade, como se fosse um divertimento e, noutro dia, um capotou aqui no final da ruaโ, conta, adiantando que alguns ainda entram โem zonas de acesso proibidoโ.

Entradas nos monumentos reduzidas a metade
A Cรขmara de Sintra admite, em resposta escrita, que โa elevada concentraรงรฃo da riqueza do patrimรณnio, construรญdo no eixo da Serra de Sintra/Vila Histรณrica de Sintra, apresenta inรบmeros desafios e dificuldadesโ e, por isso, โtem implementado medidas para a reduรงรฃo da carga nos principais monumentos de Sintra, reforรงando a qualidade e diversidade da oferta cultural e a atratividade do potencial do patrimรณnio cultural e natural para outros setores de atividade alternativos".
Diz que embora se verifique โuma tendรชncia de aumento constante de visitantes nos รบltimos anosโ, com a Parques Sintra a vender mais de trรชs milhรตes de entradas para os monumentos sob sua gestรฃo, em 2019, mais de dois milhรตes, em 2022, e mais de trรชs milhรตes, em 2023, there is โuma quebra de vendas nos primeiros meses de 2024โ. A 15 de Julho tinham sido vendidos perto de dois milhรตes de entradas, โo que รฉ menos 3% do que no mesmo perรญodo do ano anteriorโ.
A autarquia indica que โessa reduรงรฃo รฉ mais significativa no Palรกcio Nacional da Pena, monumento com maior pressรฃo turรญstica, onde a quebra registada รฉ de 16,5%, relativamente a 2023โ. O municรญpio justifica a diminuiรงรฃo do nรบmero de visitas com uma medida da autarquia que, no inรญcio deste ano, impรดs a limitaรงรฃo de entradas no palรกcio para metade, 6000 por dia em vez de 12 mil. โGarantiu a melhoria da experiรชncia de visita e a reduรงรฃo da taxa de degradaรงรฃo do patrimรณnio. Estas medidas tรชm um profundo impacto na pressรฃo turรญstica que se sente no centro histรณrico e zonas limรญtrofesโ, assegura, adiantando que irรก fazer o mesmo, a partir de setembro, na Quinta da Regaleira, gerida pela Fundaรงรฃo CulturSintra.

Desde o inรญcio deste ano, o acesso aos parques e monumentos sob gestรฃo da Parques Sintra, aos domingos e feriados, passou a ser gratuito para todos os residentes em Portugal. Antes, a empresa jรก concedia entradas livres, aos domingos, aos munรญcipes de Sintra. Nesta medida estรฃo abrangidos monumentos como os Palรกcios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, o Palรกcio de Monserrate, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos.
O Municรญpio confirma que โrelativamente ร evoluรงรฃo do nรบmero de turistas que visitam Sintra nos รบltimos anos o nรบmero de atendimento nos postos de turismo tem demonstrado um aumento contรญnuo no perรญodo pรณs-pandรฉmicoโ. Em 2019 bateu o recorde, com 598 973 turistas, nรบmero que desceu nos anos seguintes, com 109 614 em 2020 e 94 816 em 2021, e voltou a subir em 2022 (340 633 turistas) e em 2023 (522 176), ainda abaixo do perรญodo pรณs-pandรฉmico.
A associaรงรฃo QSintra defende, contudo, que โa reduรงรฃo de 50% na capacidade de visita ao Palรกcio da Pena nรฃo produz resultados visรญveis no trรกfego viรกrio, atรฉ porque o transporte pรบblico รฉ insuficiente e tem um custo que dissuade a sua utilizaรงรฃoโ. โSeis mil visitantes num sรณ dia continua a ser uma carga excessiva, mais a mais sobre um edifรญcio que era a casa pessoal do rei, sem a dimensรฃo de um palรกcio realโ, considera.

Mitigar o trรขnsito
Quanto ร s medidas de mitigaรงรฃo da pressรฃo do trรขnsito na vila de Sintra, a Cรขmara diz que โimplementou o condicionamento do trรขnsito automรณvel no centro histรณrico da vilaโ e que tem trabalhado com as autoridades โde forma a garantir o patrulhamento e regulaรงรฃo do trรกfegoโ na zona, bem como โo estrito cumprimento das regras de trรขnsito, no acesso a monumentos e ao Centro Histรณrico da Vila de Sintraโ.
O Municรญpio refere que, apesar da โeventual inexistรชncia de terrenos disponรญveis para o efeitoโ, construiu o parque de estacionamento perifรฉrico da estaรงรฃo da Portela de Sintra, que contempla 550 lugares. Encontra-se ainda em fase de implementaรงรฃo o novo Parque de Estacionamento Ramalhรฃo 1 โ no final do IC19 e junto da principal entrada de Sintra โ, que irรก acolher veรญculos e autocaravanas, e o Parque de Estacionamento Ramalhรฃo 2, na mesma localizaรงรฃo, que irรก permitir o estacionamento de 500 viaturas. โEste conjunto de parques contarรก com um sistema de shuttles de forma a garantir a fluidez e acesso dos visitantes ao centro histรณrico de Sintraโ, informa.
Foi ainda aprovado o Regulamento Municipal para os veรญculos de turรญsticos, โo qual previa a criaรงรฃo de um contingente do nรบmero de veรญculos a circular, assim como a diferenciaรงรฃo de veรญculos elรฉtricos ou com motor a combustรฃoโ. โNรฃo foi, contudo, possรญvel implementar devido a uma decisรฃo judicialโ, entretanto objeto de recurso interposto pelo municรญpio, esclarece. โEste teria sido um importante instrumento de gestรฃo e atuaรงรฃo para a reduรงรฃo dos efeitos, no รขmbito do trรขnsito, da pressรฃo turรญstica na vila de Sintraโ, acredita.

Desertificaรงรฃo do centro histรณrico
O nรบmero de habitantes no nรบcleo histรณrico da vila de Sintra tem vindo a diminuir, nas รบltimas trรชs dรฉcadas, de acordo com os dados de censos enviados pela Cรขmara de Sintra. Em 1991 eram 3706, em 2001 diminuรญram para 3414, em 2011 eram 3008 e e em 2021 passaram a ser 2615. A autarquia justifica a reduรงรฃo com โuma tendรชncia verificada no panorama nacional e internacionalโ que resulta de โmodelos de desenvolvimento e do crescimento do turismoโ, uma realidade que โimplica mudanรงas de polรญticas nacionais e a criaรงรฃo de novas ferramentas de gestรฃo no quadro da atuaรงรฃo dos municรญpiosโ.
Para contrariar este fenรณmeno, a autarquia diz que โtem investido na compra de espaรงos e edifรญcios abandonados no sentido de os recuperar e de os colocar no seu programa de arrendamento jovem a custos controladosโ. Neste momento, estรก a reabilitar dois edifรญcios municipais โde construรงรฃo dos finais do sรฉc. XIX, que se encontravam em avanรงado estado de degradaรงรฃoโ, no centro histรณrico, para habitaรงรฃo jovem, num investimento de dois milhรตes de euros. Implementou ainda a isenรงรฃo de IMI nos edifรญcios inseridos na paisagem cultural e a taxa reduzida do IVA na reabilitaรงรฃo dos edifรญcios.

O Municรญpio garante que โintegra na sua estratรฉgia de desenvolvimento medidas que procuram o equilรญbrio entre os benefรญcios do turismo e mitigaรงรฃo dos efeitos do aumento do turismo nacional e internacional e o impacto desta realidade no Centro Histรณrico de Sintraโ. โEsta estratรฉgia รฉ implementada em conjunto com as principais entidades do setor turรญstico/cultural de Sintra, assegurando medidas que permitam dar a conhecer a amplitude turรญstica, para alรฉm dos roteiros รณbvios que originam elevada pressรฃoโmentions.
A Cรขmara diz que โcontinua empenhada em desenvolver um centro histรณrico em que os residentes estรฃo em primeiro lugar, em que o patrimรณnio histรณrico dos munรญcipes e tambรฉm de todos os portugueses, seja testemunho da nossa histรณria e fator de desenvolvimento, onde os turistas sรฃo bem-vindos, implementando medidas adequadas a cada momento para construir um equilรญbrio e uma visรฃo de futuroโ. Assinala ainda que โtem, ativamente, contrariado a Vila de Sintra como destino de um dia, criando mecanismos de retenรงรฃo nas estadias e visitaรงรฃo pelos 312 quilรณmetros quadrados do territรณrio de Sintra, nomeadamente na costa atlรขntica, zona rural e pontos de relevante interesse histรณricoโ.