A nova carreira 763 da Carris liga o Lumiar ao Colégio Militar, passando pela Quinta dos Alcoutins e pelo Bairro Padre Cruz, complementando a carreira 768.
A Carris tem uma nova carreira de autocarro a ligar o Lumiar ao Colégio Militar, passando pelo Bairro Padre Cruz. Chama-se 763 e funciona apenas nos dias úteis, em complemento com a 768, carreira que, com este lançamento, teve o percurso e os horários ajustados.
A nova carreira 763 vem proporcionar aos residentes do Lumiar um acesso rápido à Linha Azul do Metro e também a um dos principais centros comerciais da cidade, beneficiando também quem vive no Bairro Padre Cruz, que passou a ter mais oferta de transporte público, e ainda alguns moradores junto à Calçada de Carriche que não tinham autocarros a passar mesmo à porta.
Tudo o que precisas de saber sobre a nova carreira 763 e sobre o que muda na 768:
- a nova 763 parte do Lumiar, mais concretamente da Avenida David Mourão-Ferreira (junto ao Continente e à Escola Secundária, onde também passam as carreiras 40B e 41B), seguindo depois pela Estrada da Torre, Rua do Lumiar, Avenida Padre Cruz e Calçada de Carriche. Daqui cruza para a Quinta de Alcoutins, passando antes pelas ruas Jaime Lopes Dias, André de Gouveia e Formosinho Sanchez, que não tinham qualquer serviço de autocarro. Depois de passar a Quinta de Alcoutins, a 763 chega ao Bairro Padre Cruz, segundo depois para a Pontinha e terminando, por fim, na interface do Colégio Militar, junto ao Metro e ao Colombo;
- com o lançamento da 763, a carreira 768 deixou de ir à Quinta de Alcoutins e a passou a terminar no Bairro Padre Cruz, uma vez que a 763 já serve aquela zona de moradias. Assim, de uma forma geral, a 768 passa a ligar o Bairro Padre Cruz à Cidade Universitária, mantendo o seu percurso habitual pela Pontinha, Metro de Carnide, Jardim da Luz, Estrada da Luz, Metro do Alto dos Moinhos, Sete Rios, Universidade Católica e Hospital de Santa Maria;
- a 763 só funciona nos dias úteis, pelo que aos fins-de-semana e feriados a 768 tem um prolongamento: em vez de ficar pelo Bairro Padre Cruz, continua o percurso antigo pela Quinta dos Alcoutins até ao Lumiar, substituindo integralmente a 763;
- nos dias úteis, como o 768 fica no Bairro Padre Cruz, a carreira passada pelo interior do bairro, servindo directamente a Rua Professor Lindley Cintra e a Rua do Rio Cávado, num percurso comum à carreira 55B. Aos fins-de-semana e feriados, com o 768 a ir ao Lumiar, já não entra no bairro, passando simplesmente pela Estrada Militar.
- a 763 tem um tempo de viagem estimado de cerca de 25 minutos, funcionando entre as 6 da manhã e as 21 horas, aproximadamente. Por hora, tem entre duas a três circulações. Já a 768 tem mais frequências, quer aos dias úteis, quer aos fins-de-semana, com entre três a quatro circulações por hora, funcionando sensivelmente também entre as 6 e 21 horas.
Podes encontrar mais informação sobre a 763 e a 768 no site oficial da Carris, e também consultar a publicação detalhada do portal Buses from Lisbon.
Note that a 763 é a primeira nova carreira regular que a Carris lança desde 2021, quando colocou em funcionamento a 771, entre Sete Rios e a Ajuda. A operadora municipal de Lisboa tem, no entanto, vindo a reforçar a sua oferta de proximidade, isto é, as Carreiras de Bairro.