Reconheces aquele farol vermelho? Ou aquele padrão de calçada? Ou aquela costa? Brady Corbet, o realizador do aclamado filme The Brutalist, esteve em Almada, Sintra e Cascais para filmar uma campanha publicitária para a Bloomberg.

O aclamado realizador do filme The Brutalist (O Brutalista) esteve em Portugal, mais concretamente em Almada, Sintra e Cascais, para realizar três pequenos filmes publicitários. Brady Corbet assina uma campanha para a Bloomberg Media, que chama a atenção para a importância do jornalismo para nos dar contexto sobre o mundo. The Contextualist foi gravada em vários cenários da área metropolitana de Lisboa (AM Lisboa).
“Na minha estreia como realizador no mundo da publicidade, estou orgulhoso deste trabalho para a Bloomberg e de como ele aborda a importância do contexto no cenário informativo de hoje”, diz Corbet. “Com o volume e a velocidade da informação em todos os ciclos de notícias, é mais importante do que nunca ligar os pontos e ir mais fundo.”
Brady Corbet, vencedor de um Globo de Ouro e de um BAFTA, realizou os três filmes publicitários da nova campanha The Contextualist, que dá sequência ao mote “Context Changes Everything” (“Contexto Muda Tudo”), que a Bloomberg Media adoptou em 2023. Os três spots procuram, de forma criativa, destacar o valor do jornalismo da Bloomberg, mostrando como a combinação de notícias, análises e dados ajuda os leitores a ver além da superfície. Mais do que informar, a Bloomberg fornece contexto para se compreender o mundo em profundidade.

A campanha, que vai estar a rodar em vários suportes publicitários pelo mundo, com destaque para mercados como os EUA, Reino Unido e Singapura, foi inteiramente gravada em Portugal, mais concretamente em localizações da área metropolitana de Lisboa.
O filme “Bird in the Hand” tem como pano de fundo o icónico farol vermelho de Cacilhas, em Almada, e desafia-nos a ser suficientemente curiosos para considerar que os pássaros podem estar apenas a tentar roubar-nos batatas ou ensinar-nos sobre padrões de migração ou como construir comboios de alta velocidade. Num segundo filme “The Price of Tea in China” – que pega numa expressão idiomática bem conhecida e aparentemente simples e desvenda a sua complexidade e relação com tarifas, franchises e IPOs –, começamos por ver um panorama da vila de Sintra, com o Castelo dos Mouros, e depois da Praça 5 de Outubro, na baía de Cascais.
Um terceiro filme, “Rising Tides”, foi também gravado na região metropolitana de Lisboa, nomeadamente na Praia da Adraga, situada no concelho de Sintra, perto de Colares e de Almoçageme. Neste spot, aprendemos como o fluxo da água pode alterar o fluxo de circunstâncias e perspectivas tão rapida e drasticamente como o fluxo de informação.
A campanha, através destes três filmes realizados por Brady Corbet, vai estar presente em plataformas como a Disney, Amazon, YouTube, Spotify, Reddit e Meta, nos mercados já referidos, e também em locais emblemáticos da cidade de Nova Iorque – o Terminal 4 do JFK e o metro.

Idealizada pela agência Wieden+Kennedy New York, The Contextualist é, assim, o mais recente capítulo da campanha-mãe, “Context Changes Everything”, que, segundo a directora de operações da Bloomberg Media, “se tornou importante ponto de encontro com os consumidores para os lembrar do que é único na Bloomberg, à medida que continuamos a duplicar a cobertura noticiosa global”. Segundo Julia Beizer, a Bloomberg ganhou “mais de 100 mil subscritores” desde que lançou o referido mote em Setembro de 2023, acrescentando que esta nova campanha, The Contextualist “faz avançar a marca ao personificar as ideias predominantes de intelecto, curiosidade e ambição”, associando-as ao trabalho dos jornalistas e analistas da Bloomberg.

Esta campanha destaca-se não apenas por ter sido gravada em vários locais da área metropolitana de Lisboa, mas também pela sua mensagem. Mostra como o jornalismo pode ser apresentado como um bem de valor acrescentado para as pessoas, em vez de um simples produto comercial, incentivando uma maior valorização da informação de qualidade.