“The Contextualist”: a campanha publicitária que Brady Corbet realizou na AM Lisboa

Reconheces aquele farol vermelho? Ou aquele padrão de calçada? Ou aquela costa? Brady Corbet, o realizador do aclamado filme The Brutalist, esteve em Almada, Sintra e Cascais para filmar uma campanha publicitária para a Bloomberg.

Cacilhas foi visitada pelo realizador de The Brutalist (via Bloomberg Media)

O aclamado realizador do filme The Brutalist (O Brutalista) esteve em Portugal, mais concretamente em Almada, Sintra e Cascais, para realizar três pequenos filmes publicitários. Brady Corbet assina uma campanha para a Bloomberg Media, que chama a atenção para a importância do jornalismo para nos dar contexto sobre o mundo. The Contextualist foi gravada em vários cenários da área metropolitana de Lisboa (AM Lisboa).

“Na minha estreia como realizador no mundo da publicidade, estou orgulhoso deste trabalho para a Bloomberg e de como ele aborda a importância do contexto no cenário informativo de hoje”, diz Corbet. “Com o volume e a velocidade da informação em todos os ciclos de notícias, é mais importante do que nunca ligar os pontos e ir mais fundo.”

Brady Corbet, vencedor de um Globo de Ouro e de um BAFTA, realizou os três filmes publicitários da nova campanha The Contextualist, que dá sequência ao mote “Context Changes Everything” (“Contexto Muda Tudo”), que a Bloomberg Media adoptou em 2023. Os três spots procuram, de forma criativa, destacar o valor do jornalismo da Bloomberg, mostrando como a combinação de notícias, análises e dados ajuda os leitores a ver além da superfície. Mais do que informar, a Bloomberg fornece contexto para se compreender o mundo em profundidade.

A Praça 5 de Outubro, em Cascais (via Bloomberg Media)

A campanha, que vai estar a rodar em vários suportes publicitários pelo mundo, com destaque para mercados como os EUA, Reino Unido e Singapura, foi inteiramente gravada em Portugal, mais concretamente em localizações da área metropolitana de Lisboa.

O filme “Bird in the Hand” tem como pano de fundo o icónico farol vermelho de Cacilhas, em Almada, e desafia-nos a ser suficientemente curiosos para considerar que os pássaros podem estar apenas a tentar roubar-nos batatas ou ensinar-nos sobre padrões de migração ou como construir comboios de alta velocidade. Num segundo filme “The Price of Tea in China” – que pega numa expressão idiomática bem conhecida e aparentemente simples e desvenda a sua complexidade e relação com tarifas, franchises e IPOs –, começamos por ver um panorama da vila de Sintra, com o Castelo dos Mouros, e depois da Praça 5 de Outubro, na baía de Cascais.

Um terceiro filme, “Rising Tides”, foi também gravado na região metropolitana de Lisboa, nomeadamente na Praia da Adraga, situada no concelho de Sintra, perto de Colares e de Almoçageme. Neste spot, aprendemos como o fluxo da água pode alterar o fluxo de circunstâncias e perspectivas tão rapida e drasticamente como o fluxo de informação.

A campanha, através destes três filmes realizados por Brady Corbet, vai estar presente em plataformas como a Disney, Amazon, YouTube, Spotify, Reddit e Meta, nos mercados já referidos, e também em locais emblemáticos da cidade de Nova Iorque – o Terminal 4 do JFK e o metro.

A vila de Cascais num dos filmes da campanha The Contextualist (via Bloomberg Media)

Idealizada pela agência Wieden+Kennedy New York, The Contextualist é, assim, o mais recente capítulo da campanha-mãe, “Context Changes Everything”, que, segundo a directora de operações da Bloomberg Media, “se tornou importante ponto de encontro com os consumidores para os lembrar do que é único na Bloomberg, à medida que continuamos a duplicar a cobertura noticiosa global”. Segundo Julia Beizer, a Bloomberg ganhou “mais de 100 mil subscritores” desde que lançou o referido mote em Setembro de 2023, acrescentando que esta nova campanha, The Contextualist “faz avançar a marca ao personificar as ideias predominantes de intelecto, curiosidade e ambição”, associando-as ao trabalho dos jornalistas e analistas da Bloomberg.

Praia da Adraga, Sintra, em The Contextualist (via Bloomberg Media)

Esta campanha destaca-se não apenas por ter sido gravada em vários locais da área metropolitana de Lisboa, mas também pela sua mensagem. Mostra como o jornalismo pode ser apresentado como um bem de valor acrescentado para as pessoas, em vez de um simples produto comercial, incentivando uma maior valorização da informação de qualidade.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Join the LPP Community

The newsletter is the meeting place for almost 3,000 people.