A Carris prolongou a carreira 731 da Portela até Sacavém, criando uma ligação mais directa e rápida entre a zona oriental de Loures e o centro de Lisboa. A medida resulta da cooperação entre as duas autarquias.

A Carris opera os autocarros na cidade de Lisboa mas olha também às ligações intermunicipais. No início deste ano, reforçou a carreira 753 entre Almada e a capital. Mais recentemente, adicionou horários à 750 entre Benfica e Algés. Agora, no final de Junho, prolongou a carreira 731 a Sacavém, para oferecer uma ligação mais rápida entre Loures e zonas centrais de Lisboa.
A carreira 731, que ligava Sete Rios (pela Av. José Malhoa) à Portela, em Loures, ganhou três novas paragens nesta zona oriental do concelho vizinho, passando a terminar viagem a poucos metros de distância, já em Sacavém. Trata-se de um pequeno prolongamento mas que pode fazer uma grande diferença para a população local, que ganha, assim, uma ligação directa a zonas como a Rotunda do Relógio, o Campo Grande, a Cidade Universitária e Sete Rios. “Esta melhoria, com a redução do número de transbordos, permite a diminuição do tempo total de viagem e dos tempos de espera”, indica a Carris em comunicado.

Para assinalar o prolongamento da 731, os presidentes de Câmara de Lisboa e de Loures, Carlos Moedas e Ricardo Leão, juntaram-se numa viagem inaugural na manhã de 27 de Junho. Os dois autarcas, na presença de jornalistas, viajaram entre a Praça José Queiroz, na fronteira do concelho de Lisboa com Loures, e a nova paragem terminal da carreira em Sacavém, num autocarro especial que, por isso, teve poucos passageiros além dos jornalistas e das comitivas de cada uma das autarquias e da Carris.

Na segunda, os dois autarcas fizeram declarações aos jornalistas. Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, sublinhou sublinhou a “cooperação que começou no início do mandato” com Loures e disse que “aquilo que estamos a fazer é ir além do pensamento do território – se é Loures, se é Lisboa – e fazer o que tínhamos de fazer”, ou seja, prolongar uma carreira a pensar nas pessoas para “evitar que levem o carro para Lisboa”. “É este pensamento metropolitano que tem de ser feito em relação à Carris. Obviamente que a Carris Metropolitana é muito importante, mas a Carris tem aqui um papel central”, acrescentou Moedas, recordando o projecto do eléctrico 16 entre o Terreiro do Paço e o Parque Tejo, onde se ligará com o projecto do BRT de Loures, “da responsabilidade aqui do Sr. Presidente da Câmara de Loures”.

A carreira 731 passou a seguir, na Portela, pela Avenida da República e Rua Mouzinho de Albuquerque, passando por debaixo da A36 antes de entrar em Sacavém, onde apanha a Azinhaga do Cabeço e, por fim, a Rua do Estado da Índia. Segundo a Câmara de Lisboa, que detém a Carris, a decisão de prolongar a 731 foi “tomada no âmbito da colaboração entre as câmaras de Lisboa e Loures, com o objectivo de obter melhores condições de transporte público para a população, através de soluções integradas entre concelhos”.
O serviço nocturno desta 731 – que consiste num percurso mais curto, entre Sete Rios e a Quinta dos Barros, junto às Torres de Lisboa, com passagem pelo Hospital de Santa Maria e pela Cidade Universitária – mantém-se inalterado.Com o prolongamento da carreira 731, a 722 regressou imediatamente ao antigo terminal, localizado na Rua dos Escritores, tendo sido suprimidas as paragens situadas na Rua Mouzinho de Albuquerque, como explica o portal Buses from Lisbon. Trata-se de um encurtamento muito pequeno.

