Within nine years, Portugal committed to a goal of 10% of modal share for the bicycle in the cities. But in the proposal of the State Budget for 2022, the government once again disregards active modes of travel, denounces MUBi - Association for Urban Bicycle Mobility.

A MUBi โ Associaรงรฃo Pela Mobilidade Urbana Em Bicicleta defendeu que 10% do orรงamento total do sector dos transportes no Orรงamento do Estado 2022 fosse destinado ร mobilidade em bicicleta. Vรกrios paรญses tรชm dado prioridade a programas de investimento na mobilidade em bicicleta e modos activos, mas o Governo Portuguรชs estรก longe de acompanhar as tendรชncias de forma a conseguir cumprir as metas a que se propรดs.
Em 2019, o Governo aprovou a National Strategy for Active Cycling Mobility (ENMAC) 2020-2030, estabelecendo as metas de que pelo menos 7,5% das deslocaรงรตes nacionais e 10% nas cidades sejam feitas em bicicleta. Alcanรงar estes objectivos, para que a utilizaรงรฃo da bicicleta como modo de transporte em Portugal convirja com a mรฉdia do resto da Europa, requer um grande esforรงo e investimento do Estado numa profunda transformaรงรฃo da mobilidade urbana. Terรก de haver mais de meio milhรฃo de ciclistas quotidianos atรฉ ao final da dรฉcada.
Contudo, sem lideranรงa polรญtica e sem recursos, a ENMAC continua a incumprir prazos e estรก em risco iminente de falhar as metas intercalares para 2025. Depois de ter excluรญdo a mobilidade activa do Plano de Recuperaรงรฃo e Resiliรชncia, enquanto destinou mais de 700 milhรตes de euros para construรงรฃo de estradas, o Governo volta a desprezar a bicicleta e os modos activos de deslocaรงรฃo na proposta do Orรงamento do Estado para 2022.
Os 400 mil euros que o Governo Portuguรชs pretende destinar para o terceiro ano da ENMAC 2020-2030 sรฃoย inferiores ao que a Repรบblica da Irlanda, com metade da populaรงรฃo portuguesa, decidiu investir por dia na mobilidade em bicicletaย ao longo dos prรณximos cinco anos (360 milhรตes de euros por ano, um milhรฃo por dia, para os modos activos). Aqui ao lado, tambรฉm oย Governo de Espanha disponibilizou recentemente mil milhรตes de eurosย para que todos os municรญpios com mais de 50 mil habitantesย implementem, atรฉ 2023, zonas de emissรตes reduzidasย com prioridade aos modos activos e transportes pรบblicos e restriรงรฃo ao trรกfego automรณvel.
Perante este cenรกrio, a Assembleia da Repรบblica tem vindo, several times, a instar o Governo para que priorize e acelere a implementaรงรฃo da ENMAC, dotando-a dos recursos necessรกrios para a execuรงรฃo das suas medidas e a prossecuรงรฃo dos seus objetivos. Espera-se, por isso, que muitas propostas neste รขmbito e no sentido de efectivamente apoiar e estimular a utilizaรงรฃo da bicicleta e a mobilidade activa sejam levadas ao debate na especialidade e recebam luz verde para integrar o Orรงamento do Estado para 2022.
Em Agosto, a MUBi entregou ao Governo e aos partidos e deputados/as na Assembleia da Repรบblica um conjunto de recomendaรงรตes para o OE 2022, defendendo que pelo menos 10% do orรงamento total do sector dos transportes seja destinado ร mobilidade em bicicleta. Este investimento deverรก permitir a aceleraรงรฃo da implementaรงรฃo da ENMAC 2020-2030 e da prossecuรงรฃo dos seus objectivos.
Para Rui Igreja, “o Governo continua procrastinar e a deixar a mobilidade activa no fundo da gaveta, contrariando as amplas recomendaรงรตes da Assembleia da Repรบblica”. “Ao mesmo tempo, mostra-se demasiado confortรกvel em destinar milhares de milhรตes de euros para as parcerias pรบblico-privadas rodoviรกrias, benefรญcios fiscais a combustรญveis fรณsseis, perdas de receitas com descontos nas portagens, entre outros incentivos que o Estado continua a dar ao uso do automรณvel individual com elevados custos para a sociedade”, refere o dirigente da MUBi.