After the failed launch of Carris Metropolitana in Area 4, TML is now considering doing differently in the remaining three areas: in Area 3 it is assured that the new service will be launched on July 1st, even if it is phased in. In Areas 1 and 2, a postponement is one of the scenarios under analysis.

Estava previsto o arranque da Carris Metropolitana a 1 de Julho nas restantes trรชs รกreas de operaรงรฃo, mas esse lanรงamento pode, afinal, ser parcial ou mesmo adiado. Todos os cenรกrios estarรฃo em cima da mesa e em anรกlise pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), municรญpios e operadores neste momento, conforme apurou o Lisboa Para Pessoas
Pelo menos, na รrea 3 โ que abrange os municรญpios de Almada, Seixal e Sesimbra โ, o lanรงamento da Carris Metropolitana vai ser faseado, segundo avanรงou o jornal local The Setubalense nesta quarta-feira. O lanรงamento da Carris Metropolitana nos municรญpios de Almada, Seixal e Sesimbra deverรก, assim, acontecer na data prevista, a 1 de Julho, mas de forma parcial โ “ainda assim com mais 20% em relaรงรฃo ร oferta existente”, aponta aquele jornal local, que cita como fontes Francisco Jesus, presidente da Cรขmara de Sesimbra, e tambรฉm Inรชs de Medeiros, presidente da Cรขmara de Almada.
A 100% sรณ em Janeiro de 2023
A TST jรก terรก a frota completa para arrancar a operaรงรฃo como Carris Metropolitana a partir de 1 de Julho, mas devido a falhas ao nรญvel de motoristas a nova oferta sรณ deverรก estar a 100% em Janeiro. Segundo explicou Francisco Jesus a’O Setubalense, a introduรงรฃo da nova oferta vai ser feita de forma gradual e nรฃo de um dia para o outro como estava inicialmente previsto. Foi isso que se tentou na รrea 4, tendo resultado num lanรงamento desastroso. “Decidimos nรฃo correr riscos, depois do que se verificou na รrea 4”, disse o presidente da Cรขmara de Sesimbra. “Nesta รrea 3 nรฃo hรก falta de autocarros da TST. Hรก falta de motoristas, que nรฃo sรฃo suficientes para que a operadora possa cumprir com a totalidade do que estรก contratualizado.”
Por isso, a Carris Metropolitana vai avanรงar com uma oferta 20% superior ร actual da TST e “depois, a partir de Setembro, a dia 1 desse e dos meses seguintes, serรก implementado o aumento gradual [de linhas e autocarros]”. E prevรช-se que o o serviรงo esteja “a funcionar em pleno, a cem por cento, a partir de 1 de Janeiro [de 2023]”.
Margem Norte ainda incerta
Jรก nas รreas 1 e 2 โ referentes aos concelhos da Margem Norte โ estarรก tudo ainda em aberto. O Setubalense escreve que “o principal problema, para jรก, tem a ver com um considerรกvel nรบmero de falta de novos autocarros necessรกrios para assegurar o serviรงo, por parte dos respectivos operadores”, pelo que um adiamento do arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte estarรก a ser considerado. “Mas esse adiamento atรฉ pode ser ultrapassado, caso nestas duas รกreas possam, eventualmente, vir a ser utilizados autocarros descaracterizados (ainda sem as corres da Carris Metropolitana)”, escreve The Setubalense.
Ao Lisboa Para Pessoas, a TML nรฃo confirmou nem desmentiu esse cenรกrio, referindo apenas que estรฃo a ser estudadas diferentes opรงรตes em conjunto com os municรญpios e as diferentes empresas que irรฃo operar o serviรงo. Mas a TML nรฃo garantiu que a Carris Metropolitana fosse ser lanรงada na Margem Norte a 1 de Julho como garantiu em relaรงรฃo ร รrea 3 na Margem Sul. Um lanรงamento faseado, como o que estรก previsto para essa รrea 3 e como acabou por acontecer na รrea 4, รฉ outro dos cenรกrios em anรกlise. O intuito รฉ evitar os problemas verificados nos concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal com a operadora Alsa Todi, e que o Lisboa Para Pessoas reportou aqui.
At Area 1, correspondente aos municรญpios de Amadora, Oeiras and Sintra, a Carris Metropolitana vai ser operada pela empresa Viaรงรฃo Alvorada, que resulta da fusรฃo entre a Vimeca e a Scotturb. Na Area 2, correspondente aos municรญpios de Mafra, Loures, Odivelas and Vila Franca de Xira, a Carris Metropolitana estarรก a cargo da Rodoviรกria de Lisboa (RL). Jรก na Area 3 (Almada, Seixal and Sesimbra), vai ser operacionalizada pela Transportes Sul do Tejo (TST).
A Carris Metropolitana entrou em funcionamento na รrea 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setรบbal) no passado dia 1 de Junho, mas com muitos problemas que resultaram na suspensรฃo do serviรงo. A operadora Alsa Todi tem estado a operar a nova marca rodoviรกria com os horรกrios e linhas do antigo operador โ a TST โ, prevendo-se a introduรงรฃo faseada da nova oferta, ร medida que os motoristas tomam tambรฉm conhecimento da mesma.
Os motoristas da Alsa Todi tรชm estado a receber formaรงรฃo sobre os novos percursos em feriados e “horas mortas”, conforme reporta O Setubalense. “Colocaram os motoristas que estavam de feriado [na sexta-feira, 10 de Junho] a ter formaรงรฃo e pagaram como se fosse dia de trabalho. Estรฃo a aproveitar os feriados para dar as formaรงรตes, mas nรฃo acredito que vรก ficar a 100%”, descreveu um funcionรกrio da Alsa Todi ao referido jornal. O Setubalense conta que a Alsa Todi tambรฉm tem aproveitado “horas mortas” de serviรงo e “ร s vezes as pessoas saem mais cedo e ficam duas ou mais horas a ter formaรงรฃo”. “ร cansativo assim porque a pessoa trabalha o dia inteiro e ainda vai ter formaรงรฃo”, relatou o mesmo funcionรกrio.
A mesma pessoa que trabalha na Alsa Todi, e que pediu anonimato, relatou que pondera deixar a empresa e que tem colegas a pensar no mesmo “por causa das confusรตes”. “Tenho medo de estar a trabalhar e de alguรฉm chegar e insultar-me”he told. No seu caso, diz querer “aguardar mais 20 dias ou um mรชs para ver como รฉ que vai correr”, mas revelou que “os motoristas estรฃo todos apreensivos”. “Tudo o que estรก a acontecer causa apreensรฃo e stress nos motoristas. Preciso de cuidar da minha saรบde”, acrescentou a’The Setubalense.