CML changes parking against CML's own good practice manual

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O Manual de Espaรงo Pรบblico da Cรขmara de Lisboa diz que, em ruas 30+bici, o estacionamento em espinha deve ser feito de marcha-atrรกs, pela seguranรงa de quem circula de bicicleta. No entanto, em Alvalade, a Cรขmara decidiu ignorar as suas prรณprias orientaรงรตes e alterar o sentido dos lugares.

O estacionamento na Rua Marquesa de Alorna era feito de marcha-atrรกs e voltou a ser feito de frente (fotografia LPP)

Quem atรฉ hรก bem pouco tempo estacionava no lado direito das ruas Josรฉ Duro e Marquesa de Alorna, no coraรงรฃo comercial de Alvalade, tinha de fazรช-lo de marcha-atrรกs. Apesar de ser uma manobra mais demorada e mais exigente para o condutor, permitia que a janela deste ficasse virada para a rua e para o trรขnsito. Assim, no momento de sair, o condutor conseguia ver melhor os outros utilizadores que pudessem estar a circular na via, em particular ciclistas, pois ambas as ruas sรฃo de sentido รบnico e designadas como 30+bici, incentivando a circulaรงรฃo de bicicletas.

Nas รบltimas semanas, contudo, o estacionamento nas ruas Josรฉ Duro e Marquesa de Alorna regressou ao modelo original e mais comum na cidade: os automobilistas deixaram de precisar de fazer marcha-atrรกs para estacionar nos lugares oblรญquos do lado direito destas duas ruas, passando a poder fazรช-lo de frente. Uma manobra mais simples mas que, segundo o Manual de Espaรงo Pรบblico da Cรขmara de Lisboa, nรฃo รฉ aconselhada em arruamentos que, por terem marcaรงรตes 30+bici, tambรฉm sรฃo percursos ciclรกveis. A alteraรงรฃo do modelo de estacionamento nestas duas ruas, decidida pela Cรขmara e executada pela EMEL, implicou as repintura das marcaรงรตes dos lugares โ€“ um trabalho que foi feito de forma faseada para ter um baixo impacto no quotidiano da rua.

Trabalhos de remarcaรงรฃo dos lugares (fotografia LPP)

Mas, entรฃo, porque รฉ que a Cรขmara fez esta alteraรงรฃo contra o seu prรณprio manual de regras e boas prรกticas? Recuemos ao inรญcio da histรณria.

Boas prรกticas municipais e internacionais

Em meados de 2020, algumas ruas de Alvalade, nos quarteirรตes entre o Mercado Rio de Janeiro e a Avenida da Igreja, foram requalificadas com diversas medidas de acalmia: as รกreas pedonais nos cruzamentos cresceram para proteger as passadeiras e melhorar a visibilidade dos peรตes durante os atravessamentos, a velocidade mรกxima foi reduzida para 30 km/h, foram criadas bolsas com รกrvores (que criam sombra e tambรฉm ajudam a diminuir velocidades), e foram pintadas riscadas verdes no asfalto de algumas ruas, sugerindo trajectos seguros e confortรกveis para bicicletas.

Essa requalificaรงรฃo, que abrangeu vรกrios arruamentos, levou ร  alteraรงรฃo da lรณgica do estacionamento oblรญquo onde passou a existir percursos ciclรกveis em via partilhada, ou seja, nas ruas que passaram a ser 30+bici. Assim, as ruas Acรกcio de Paiva e Josรฉ d’Esaguy, como nรฃo foram marcadas como 30+bici, continuaram a ter a lรณgica habitual de estacionamento oblรญquo โ€“ de frente. Jรก as ruas Josรฉ Duro e Marquesa de Alorna, que passaram a 30+bici, tiveram a espinha de lugares invertida e os carros passaram a ter de estacionar de marcha-atrรกs.

Excerto do Manual de Espaรงo Pรบblico de Lisboa (via CML)

Este desenho respeitava o Lisbon Public Space Manual, um documento de 2018 com todas as normas e recomendaรงรตes que devem orientar as obras na cidade e que foi elaborado sob coordenaรงรฃo do entรฃo Vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. Nas pรกginas 235 e 238, sobre estacionamento oblรญquo em 45ยบ e 60ยบ, pode ler-se o seguinte:

“Quando contรญguos a percursos ciclรกveis (faixa ciclรกvel ou via partilhada) recomenda-se que esta tipologia de parqueamento seja redesenhada de modo a assegurar que o acesso ao estacionamento seja feito em marcha atrรกs e nรฃo de frente (estacionamento oblรญquo invertido).”

โ€“ Manual de Espaรงo Pรบblico; CML, 2018

O Manual de Espaรงo Pรบblico de Lisboa acompanha as melhores prรกticas internacionais, sintetizando esse conhecimento em geometrias e desenhos de rua que fazem sentido no contexto da capital portuguesa. “Existe hoje um entendimento crescente de que as ruas nรฃo sรฃo apenas corredores de circulaรงรฃo viรกria mas que, acima de tudo, sรฃo espaรงos de suporte ร  vida urbana, matriz da construรงรฃo da cidade e da cidadania. A rua nรฃo deve ser um local perigoso e de conflito entre diferentes modos de deslocaรงรฃo e transporte mas sim um espaรงo seguro e de partilha. Investir num espaรงo pรบblico de qualidade โ€“ bem projectado e bem construรญdo โ€“ reforรงa a coesรฃo social, atrai investimento e gera retorno econรณmico para a cidade”, pode ler-se na introduรงรฃo deste documento, que pretende ser algo “aberto e em construรงรฃo”, ao invรฉs de algo fechado e rรญgido.

O problema dos tubos de escape

A respeito do estacionamento em marcha-atrรกs, esta prรกtica nรฃo รฉ apenas recomendada no manual da Cรขmara de Lisboa mas tambรฉm, por exemplo, pela American Automobile Association (AAA) e por outras figuras de especialidade. A explicaรงรฃo รฉ simples โ€“ e pode ser encontrada neste artigo da Vox, de 2018: com a traseira do carro virada para a estrada, o condutor nรฃo consegue ver se hรก carros a circular, pois tem a sua visรฃo bloqueada pelos lugares dos passageiros de trรกs ou por outros carros ao lado. Se um carro numa rua 30 km/h ainda รฉ um objectivo visรญvel, menor visibilidade terรก uma bicicleta junto de um condutor estacionado e a iniciar manobra para sair do estacionamento.

Ou seja, se รฉ certo que estacionar em marcha-atrรกs รฉ uma manobra que demora mais tempo e รฉ mais exigente, acaba por ter vantagens na saรญda para a seguranรงa dos demais utilizadores da via, em particular para os mais vulnerรกveis โ€“ os utilizadores de bicicletas e trotinetas. Este รฉ o motivo pelo qual a Cรขmara de Lisboa recomenda como boa prรกtica o estacionamento em marcha-atrรกs nas ruas 30+bici e porque implementou essa configuraรงรฃo nรฃo sรณ na Josรฉ Duro e Marquesa de Alorna, em Alvalade, como na Avenida Guerra Junqueiro, no Areeirofor example.

A Rua Marquesa de Alorna passou a ser uma rua 30+bici em 2020 (fotografia LPP)

No entanto, o estacionamento em marcha-atrรกs estava a causar algum desconforto aos comerciantes e utilizadores dessas duas ruas de Alvalade. Com essa posiรงรฃo, os carros ficavam com os tubos de escape voltados para os passeios, onde circulam peรตes e onde existem algumas esplanadas. Na Avenida Guerra Junqueiro, a situaรงรฃo รฉ semelhante, mas, neste local, o estacionamento em espinha estรก em um lado da rua sem esplanadas e hรก uma pequena รกrea verde a separรก-lo da รกrea pedonal.

O marcha-atrรกs

O pedido para alterar a lรณgica dos lugares nas ruas Josรฉ Duro e Marquesa de Alorna surgiu da Assembleia Municipal, em Julho de 2021. Era uma das seis recomendaรงรตes ร  Cรขmara que uma maioria de deputados municipais aprovou, na altura, na sequรชncia de uma petiรงรฃo de 780 assinaturas a pedir o fim da exclusividade do estacionamento para residentes naqueles dois arruamentos. Da leitura do report da 8ยช Comissรฃo Permanente da Assembleia Municipal, que trata a questรตes de mobilidade, percebe-se que o tema do marcha-atrรกs para estacionar nรฃo foi central na discussรฃo desta petiรงรฃo. Luรญs Ramos Costa e os restantes signatรกrios mostravam-se mais preocupados com o “ridรญculo” de terem durante o dia “lugares vazios, deixados por moradores, e os mesmos nรฃo poderem ser ocupados por toda a gente que visita, trabalha e compra em Alvalade”, e deixavam a seguinte proposta: durante o dia, permitir a qualquer pessoa estacionar e, durante a noite, reservar todos os lugares aos moradores.

A Rua Marquesa de Alorna com as novas marcaรงรตes (fotografia LPP)

Foi na redaรงรฃo das recomendaรงรตes da Assembleia ร  Cรขmara โ€“ tarefa que coube ร  deputada municipal do CDS Margarida Bentes Penedo โ€“ que o assunto do marcha-atrรกs ganhou uma maior centralidade. Recomenda-se que a autarquia “inverta o modelo de estacionamento na Rua Marquesa de Alorna, regressando ร  versรฃo anterior e evitando que os escapes dos automรณveis fiquem virados para as esplanadas. O mesmo serรก recomendado para os outros arruamentos de caracterรญsticas semelhantes”, era dito no ponto seis.

At Assembleia de Freguesia, a 23 de Abril deste ano, o actual Presidente da Junta de Alvalade, Josรฉ Amaral Lopes (PSD), tinha revelado a sua concordรขncia quer com a principal vontade dos peticionรกrios, quer com a alteraรงรฃo do sentido dos lugares de estacionamento. “Eu prรณprio disse aos tรฉcnicos que dois anos para decidir alterar โ€“ nรฃo รฉ fazer obras de profundidade โ€“ nรฃo รฉ aceitรกvel”, comentou o autarca de Alvalade, que sucedeu ao socialista Josรฉ Antรณnio Barbosa nas eleiรงรตes de Outubro de 2021. “Atรฉ a prรณpria tรฉcnica responsรกvel pelo projecto anterior disse que nรณs tรญnhamos razรฃo e que o projecto [do estacionamento em marcha-atrรกs] nรฃo tinha funcionado.”

A pergunta que fica no final deste artigo: o que รฉ mais importante, o conforto de peรตes e utilizadores das esplanadas, ou o conforto e seguranรงa de quem circula na via, em particular dos mais vulnerรกveis Em Outubro de 2023, a Cรขmara de Lisboa anunciou 58 novos quilรณmetros de rede 30+bici.

Uma esplanada na Marquesa de Alorna (fotografia LPP)
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