A Cรขmara de Lisboa contratou a STCP Serviรงos, empresa pertencente ร STCP e gerida maioritariamente pela Cรขmara do Porto, para delinear o futuro terminal rodoviรกrio de Sete Rios. A autarquia lisboeta diz que a a STCP Serviรงos tem “experiรชncia e capacidade demonstrada” em projectos similares como o Terminal Intermodal de Campanhรฃ.

A Cรขmara de Lisboa contratou a STCP Serviรงos, empresa que รฉ detida pela STCP e pela Cรขmara do Porto e que รฉ responsรกvel pelos terminais rodoviรกrios portuenses, para preparar o futuro interface rodoviรกrio de Sete Rios, que darรก resposta essencialmente aos serviรงos de longo curso.
De acordo com a autarquia de Carlos Moedas, o recurso ร STCP Serviรงos “resulta da sua experiรชncia e capacidade demonstrada para responder, no contexto nacional, a projectos similares”, como รฉ o caso do Terminal Intermodal de Campanhรฃ, “a que acresce a sua familiaridade com os operadores de expressos e a sua responsabilidade na gestรฃo dos terminais da cidade do Porto”.

Inaugurado em 2021, o Terminal Intermodal de Campanhรฃ (TIC) revolucionou a principal porta da cidade Invicta no que toca a transporte pรบblico de longo curso, trazendo os autocarros expresso/longo curso para junto dos comboios. Alรฉm de Campanhรฃ, a STCP Serviรงos รฉ responsรกvel pelos terminais rodoviรกrios das Camรฉlias, do Bom Sucesso e da Asprela, na cidade Invicta.
A STCP Serviรงos รฉ detida a 100% pela STCP, a empresa que opera os autocarros e elรฉctricos que circulam na cidade do Porto, estabelecendo algumas ligaรงรตes intermunicipais com os municรญpios vizinhos de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Matosinhos, Valongo e Maia. Por isso mesmo, a STCP รฉ uma empresa intermunicipal, detida por estes cinco municรญpios, sendo que a Cรขmara do Porto รฉ o maior accionista. Assim, a autarquia portuense, liderada por Rui Moreira, รฉ tambรฉm a principal dona da STCP Serviรงos, empresa na qual delegou uma sรฉrie de competรชncias na รกrea da exploraรงรฃo de equipamentos e infraestruturas de mobilidade, bem como de gestรฃo de soluรงรตes de transporte complementares.

A STCP Serviรงos, alรฉm de gerir os terminais, รฉ responsรกvel por um conjunto de competรชncias no รขmbito da mobilidade no municรญpio do Porto, nomeadamente a gestรฃo de parques de estacionamento automรณvel, de algumas ligaรงรตes pedonais mecanizadas, como o Funicular de Miragaia, e de um serviรงo de transporte pรบblico flexรญvel/a pedido. Alรฉm disto, a STCP Serviรงos realiza estudos e trabalhos de consultoria, nรฃo sรณ para a autarquia portuense, como para externos.
Em Lisboa, a STCP Serviรงos estรก a ajudar a autarquia a definir o programa preliminar do novo interface de Sete Rios, um investimento hรก muito previsto. Actualmente, os autocarros de longo curso na capital portuguesa estรฃo dispersos entre Sete Rios e a Gare do Oriente. Em Sete Rios, esses serviรงos ocupam as instalaรงรตes antigas do Metro de Lisboa, cedidas de forma provisรณria, sendo que o provisรณrio dura hรก duas dรฉcadas. Paralelamente, funciona em Sete Rios tambรฉm um terminal rodoviรกrio destinado aos autocarros suburbanos da Carris Metropolitana.
Contudo, no รขmbito de uma Unidade de Execuรงรฃo1, que nรฃo chegou a ser aprovada, รฉ esperado que Sete Rios venha a ganhar uma nova faceta com novos edifรญcios de habitaรงรฃo e serviรงos em altura, bem assim como a construรงรฃo de um novo terminal rodoviรกrio com 36 cais de embarque e desembarque e uns 69 lugares de estacionamento para veรญculos pesados de passageiros. Essa Unidade de Execuรงรฃo previa nรฃo sรณ um novo espaรงo para os autocarros de longo curso, como um terminal destinado aos autocarros suburbanos, sendo que o plano previa concentrar em Sete Rios as linhas da Carris Metropolitana actualmente dispersas entre este local e o Areeiro.

No entanto, e sem Unidade de Execuรงรฃo aprovada para redefinir toda a รกrea de Sete Rios, pelo menos a parte de um novo terminal (ou terminais) parece estar a avanรงar. De acordo com a Cรขmara de Lisboa, a STCP Serviรงos foi chamada para fazer a “identificaรงรฃo e recolha dos elementos tรฉcnicos (escritos ou desenhados) de suporte ร elaboraรงรฃo dos programas preliminares” do futuro interface, a “sรญntese e reflexรฃo em programa preliminar da documentaรงรฃo tรฉcnica e orientaรงรตes de enquadramento fornecidas pelo Municรญpio”, o “apoio ร seleรงรฃo do modelo de desenvolvimento, gestรฃo e implementaรงรฃo do projecto” do terminal rodoviรกrio, e ainda a “preparaรงรฃo dos elementos do concurso, incluindo os termos de referรชncia, programa preliminar e os critรฉrios de selecรงรฃo”.
O LPP contactou a STCP Serviรงos que remeteu todos os esclarecimentos para a Cรขmara de Lisboa. Esta, por sua vez, nรฃo adiantou mais detalhes. Note-se que, em 2022, a EMEL desenvolveu um amplo estudo sobre as interfaces de transporte de Lisboa, estando a publicar um conjunto de guias prรกticos que podem orientar agora as escolhas de investimento e preparar futuras implementaรงรตes, nomeadamente a reconversรฃo dos cinco principais terminais rodoviรกrios de Lisboa (Sete Rios, Oriente, Campo Grande, Pontinha e Colรฉgio Militar) em interfaces multimodais.

Independentemente da Unidade de Execuรงรฃo, um novo terminal rodoviรกrio para Sete Rios chegou a estar planeado no รขmbito do programa municipal A Square in Every Neighborhood e seria subterrรขneo, debaixo do viaduto do Eixo Norte-Sul. Esse terminal seria para autocarros suburbanos (da Carris Metropolitana), sendo que os autocarros urbanos (da Carris) teriam paragens ร superfรญcie e os de longo curso um espaรงo renovado na zona das antigas instalaรงรตes do Metro. No entanto, sรณ uma parte do projecto do A Square in Every Neighborhood avanรงou, nomeadamente a parte junto ao Jardim Zoolรณgico, estando essa obra em fase de conclusรฃo. A nova praรงa terรก uma ciclovia, uma estaรงรฃo GIRA, novas รกreas verdes e permeรกveis, uma zona de repuxos e um espaรงo multiusos, e obrigou ร reorganizaรงรฃo da circulaรงรฃo rodoviรกria e das paragens da Carris.

- Uma Unidade de Execuรงรฃo consiste na fixaรงรฃo em planta cadastral dos limites fรญsicos da รกrea a sujeitar a intervenรงรฃo urbanรญstica e com identificaรงรฃo de todos os prรฉdios abrangidos, de forma a assegurar um desenvolvimento urbano harmonioso e a justa repartiรงรฃo de benefรญcios e encargos pelos proprietรกrios envolvidos, devendo incluir as รกreas a afetar a espaรงos pรบblicos ou equipamentos previstos nos planos e pode integrar peรงas grรกficas e escritas que explicitem a soluรงรฃo urbanรญstica concreta. As unidades de execuรงรฃo garantem uma visรฃo de conjunto, sem necessidade de recorrer a planos de urbanizaรงรฃo e de pormenor em grande parte da cidade. A sua delimitaรงรฃo pode ocorrer em qualquer parte do territรณrio municipal e รฉ precedida de discussรฃo pรบblica na falta de plano de urbanizaรงรฃo ou de pormenor aplicรกvel. โฉ๏ธ