Ciclovia entre a Pontinha e o Bairro Padre Cruz já está reconstruída

A ciclovia que ligava o Bairro Padre Cruz à Pontinha, na freguesia de Carnide, tinha sido destruída aquando das obras do Parque Urbano da Pontinha, onde se instalará a Feira Popular. Foi refeita e já está, de novo, transitável.

Lisboa Fotografía Para Personas

A ciclovia que ligava o Bairro Padre Cruz à Pontinha, na freguesia de Carnide, foi refeita depois das obras do futuro Parque Urbano da Pontinha, onde se instalará a Feira Popular. O troço tem um percurso revisto e já se encontra transitável.

Com a infraestrutura ciclável que nos últimos anos foi construída na zona, a ciclovia agora reconstruída integra uma rede já densa. A ciclovia estabelece uma ligação directa entre a Pontinha e Telheiras pelas rotunda da Renault, Avenida Cidade de Praga e Avenida das Nações Unidas. Também já liga a Benfica através da Avenida Marechal Teixeira Rebelo e à zona central da cidade pela Avenida Lusíada.

A pista ciclável entre o Bairro Padre Cruz e a Pontinha tinha sido destruída em 2016 com o arranque das obras de construção do Parque Urbano da Pontinha, onde se prevê a fixação da futura Feira Popular. Esta empreitada do Parque Urbano tem estado bastante demorada e já teve pelo menos dois arranques. A conclusão do Parque chegou a estar previsto para o início de 2018, depois para o final de 2018, mas as obras terão estado paradas entre esse ano e meados de 2019, tendo todo o espaço – incluindo o que já se tinha feito em termos de infraestrutura verde – estado ao abandono durante esse tempo.

O ano de 2021 chegou a estar apontado para a abertura do Parque Urbano da Pontinha, mas não aconteceu e agora fala-se em finalizar a infraestrutura ainda este ano – mas só a estrutura verde, ainda sem os equipamentos da futura Feira Popular. No local, o Parque Urbano teve nos últimos meses vários avanços, incluindo ao nível dos acabamentos (incluindo a nova ciclovia), mas a obra parece estar novamente parada.

Em breve, contaremos em maior detalhe a atribulada história do Parque Urbano da Pontinha. Para já, fica só a nota desta ciclovia. O troço circunda a futura infraestrutura verde, com um traçado revisto em algumas partes, restabelecendo uma ligação directa entre o bairro de Telheiras e o Bairro Padre Cruz e a interface de transportes da Pontinha.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.