MB Way já pode ser usado para viajar no MTS, o metro do Sul do Tejo

Uma forma muito simples e prática de viajar no metro de Almada e do Seixal, se fores um passageiro ocasional que, por isso, não tem passe Navegante.

LPP Fotografía

É muito simples e prático: basta abrir a aplicação do MB Way, ler o código QR que está na estação e pagar. A viagem tem o custo habitual de 85 cêntimos e poupa-se os 50 cêntimos da compra do cartão. A partir desta semana, é possível viajar ocasionalmente no MTS, o metro ligeiro do sul do Tejo, só com o telemóvel e o MB Way – sem filas e sem cartões.

O MTS (Metro Transportes do Sul) é o primeiro operador na área metropolitana de Lisboa a oferecer o MB Way como forma de compra de viagens. Com este sistema, desenvolvido pela SIBS e implementado em 2022 nos autocarros da STCP, no Porto, os passageiros deixam de precisar de adquirir antecipadamente um cartão de transporte físico, podendo utilizar apenas o telemóvel para ler um código QR e fazer o pagamento em poucos minutos.

Existem códigos QR em todas as 18 estações da rede do MTS, que abrange os concelhos de Almada e Seixal e que é composta por três linhas. É só chegar junto a um desses códigos e:

  1. abrir a app do MB Way e clicar em “Pagar com MB Way”;
  2. apontar a câmara do telemóvel para o código QR que está na estação (verifica que estás no sentido certo e que escolhes o código da linha que pretendes);
  3. no ecrã de confirmação, podes adicionar o teu NIF e um e-mail para factura;
  4. é só clicares em “Pagar” e seguires viagem.

O custo da viagem é de 85 cêntimos e, como usaste o MB Way, não precisas de fazer nada nos validadores do MTS – é mesmo só seguir viagem. Em caso de fiscalização, terás apenas de apresentar a viagem que te foi cobrada na tua app MB Way, no separador “Actividade”.

Nota que uma viagem corresponde a uma utilização do MTS, entre uma origem e um destino, por um espaço temporal máximo de uma hora após a aquisição. A aquisição do bilhete tem ser feita antes do início da viagem, na estação de partida. Se viajares com um grupo, uma mesma pessoa pode comprar várias viagens na sua aplicação, repetindo o processo de leitura do código QR. Caso te enganes na compra de uma viagem (isto é, lês o código QR de outra linha ou no sentido oposto), terás de fazer a aquisição de um novo bilhete.

Podes saber mais e esclarecer todas as dúvidas aqui.

LPP Fotografía

O pagamento por telemóvel em transporte público traz consigo uma série de vantagens significativas que podem revolucionar a forma como os passageiros lidam com as suas viagens diárias. Esta abordagem é impulsionada pelo avanço da tecnologia móvel e pela crescente adoção de aplicações de pagamento como o MB Way. Uma das principais vantagens dos pagamentos por telemóvel é a conveniência oferecida aos passageiros, sem ser necessário carregar dinheiro ou cartões físicos específicos para pagar pelas viagens.

Outra vantagem é a rapidez e agilidade deste sistema. O pagamento por telemóvel agiliza o processo de embarque e desembarque no metro. Em vez de precisar de dinheiro trocado ou esperar para inserir um cartão numa máquina, basta fazer a leitura de um código QR com o telemóvel smartphone e a compra fica feita numa questão de segundos.

Com cinco milhões de utilizadores, o MB Way apresenta as mesmas garantias de segurança que hoje em dia já existem nos pagamentos com cartão bancário num terminal Multibanco. O MB Way utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.