Suscríbase y obtenga contenidos exclusivos. Más información aquí.
Buscar
Cerrar este cuadro de búsqueda.

Oli: el autobús amarillo de Olivais regaló a los niños un libro pulido

Para promover o Amarelo, o projecto de autocarros escolares de Lisboa, a Carris e a consultora TRENMO lançaram uma história infantil. Escrita e ilustrada por Margarida Sampaio, este livro fala do Oli, o autocarro dos Olivais, com o intuito de alcançar e cativar as crianças para irem de transporte público para a escola.

Uma Viagem Com o Oli: o Autocarro dos Olivais (fotografia LPP)

Aproximar as crianças do transporte público é o principal objectivo de um novo livro infantil, produzido entre a consultora de mobilidade TRENMO e a Carris. Com desenhos e uma história idealizados pela jovem ilustradora Margarida Sampaio, a obra conta-nos a história de Oli, o autocarro amarelo dos Olivais que todos os dias leva os mais pequenos à escola de forma divertida.

O Oli é, na realidade, um dos autocarros que percorre a 29B, a Carreira de Bairro dos Olivais, operada pela Carris e que oferece um serviço de proximidade nesta freguesia. Todas as manhãs, a carreira 29B leva às escolas dos Olivais várias crianças do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, sendo essas viagens acompanhadas sempre por monitores adultos, no âmbito do projecto Amarillo. Este projecto de mobilidade escolar está activo em sete freguesias através da respectiva Carreira de Bairro.

A apresentação de Uma Viagem Com o Oli: o Autocarro dos Olivais decorreu esta terça-feira, 5 de Março, no Museu da Carris. Numa breve introdução, Pedro Bogas, Presidente da Carris, revelou que o transporte público “é um projecto de futuro” y que “para este projecto, temos que conquistar as crianças. Temos que as trazer para o transporte público e assegurar que elas têm uma boa experiência de viagem”. Para Bogas, nada melhor que um livro para “comunicarmos com as crianças”. “É graças aos livros que nós adquirimos sabedoria. O livro ajuda-nos a crescer com liberdade e felicidade. E este livro que hoje temos aqui cumpre integralmente essa função.”

A rede de Carreiras de Bairro e a sua optimização para o projecto Amarillo foi um trabalho encomendado pela Carris à TRENMO, consultora especializada em mobilidade e planeamento do território. Para Álvaro Costa, doutorado em Economia dos Transportes, ex-administrador da STCP e fundador da TRENMO, a comunicação das empresas de transporte com os seus passageiros – actuais e potenciais – é fundamental. Se a disponibilização de informação em tempo real sobre a localização dos autocarros, por exemplo, é essencial para públicos mais adultos, a criação de livros e de histórias ficcionais como a do Oli não deve ser descorada, principalmente se estivermos a falar de crianças.

Uma das ilustrações de Margarida Sampaio (DR)

Fazer este livro “é uma ideia que andava na minha cabeça há mais de dez anos, talvez”, explicou durante a apresentação. “Por acaso, encontrei a Margarida e achei que o estilo de ilustração permitia materializar este meu sonho. E foi assim que isto surgiu.” Aos olhos de qualquer adulto que esteja a ler este artigo, a história de Uma Viagem Com o Oli: o Autocarro dos Olivais é básica: um autocarro que percorre a freguesia dos Olivais, apanhando crianças em várias paragens e terminam o percurso na escola. Pelo caminho, liga-se com a vida da cidade, com o Metro e também com o andar a pé e de bicicleta. A viagem é pintada como divertida, apesar das dificuldades que existem no caminho, como a chuva e o trânsito automóvel mais intenso. Mas essas adversidades são sempre superadas e há um arco-íris para mostrar que os dias de chuva não são assim tão maus.

Margarida Sampaio (fotografia LPP)

As ilustrações e a história são de Margarida Sampaio, sendo que a TRENMO entrou neste processo criativo com os detalhes mais técnicos, para garantir que o livro, apesar de ficcional, se ligava com a realidade dos Olivais e da carreira 29B. Por isso, estão materializados o mercado, a igreja ou a junta, mostrando também que uma Carreira de Bairro como a 29B é uma carreira local, de proximidade, que liga os pontos mais importantes e essenciais de uma freguesia – não apenas as escolas. “O que eu faço na minha vida é desenhar redes de transporte público.”, explicou Álvaro. “A TRENMO não faz livros para crianças, pelo que o nosso trabalho aqui foi todo técnico. Neste livro, está o percurso do autocarro dos Olivais e está tudo no seu sítio. Se abrirem o livro, vão reconhecer o sítio que habitam, a escola que têm e o autocarro que usam. Eu apenas disse à Margarida o que queria, os elementos que que deveriam estar e que achava que eram os mais correctos para comunicar.”

O percurso do Oli (ilustração de Margarida Sampaio/DR)

A apresentação de Uma Viagem Com o Oli: o Autocarro dos Olivais culminou com a leitura da história, pela autora, a um grupo de crianças de cinco escolas dos Olivais. Margarida Sampaio perguntou à turma quem é que andava de autocarro, tendo a maioria levantado o braço. A sessão terminou com o Vice-Presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, que falou sobre o sonhos e como o Amarillo resultou de um “sonho” do Município. “Para os sonhos acontecerem, precisamos da ajuda uns dos outros”, disse, destacando o “papel espetacular” da Carris e da TRENMO. “Muitas vezes os pais dizem-nos que precisam de ir de carro porque têm de levar os nossos filhos à escola. E nós pensamos assim: se arranjarmos um autocarro, os pais já não vão precisar de carro. E isso é bom para os pais. É bom para vocês. É bom para a cidade. Isto é um sonho: uma cidade com menos poluição.”

El proyecto Amarillo está presente em cinco escolas dos Olivais (fotografia LPP)

O livro Uma Viagem Com o Oli: o Autocarro dos Olivais, editado pela Edições Afrontamento, pode ser encontrado na loja do Museu da Carris. Mas é possível descarregar gratuitamente um desenho para imprimir e colorir em casa, bem como um mapa da freguesia dos Olivais que esquematiza o percurso do Oli. Ambos os materiais estão disponíveis no site da TRENMO.

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.