Multas de aparcamiento para financiar proyectos de movilidad en Lisboa

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El Ayuntamiento de Lisboa ha aprobado por unanimidad que 100% de las multas por mal estacionamiento impuestas por EMEL sean ingresos para la empresa, y que este dinero se destine a proyectos de movilidad en la ciudad, como la mejora del transporte pรบblico, la accesibilidad peatonal y la red ciclista.

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A totalidade das coimas aplicadas pela EMEL por estacionamento proibido, indevido ou abusivo vรฃo passar a reverter para a prรณpria empresa municipal, e servir para criar corredores BUS, melhorar a acessibilidade pedonal, expandir a rede ciclรกvel e para outros projectos de mobilidade na cidade. Actualmente, apenas uma parte das receitas provenientes das multas ficam para a EMEL, sendo o restante dividido entre a Autoridade Nacional de Seguranรงa Rodoviรกria (ANSR) e o Estado.

A decisรฃo de deixar a EMEL ficar com a totalidade do valor das coimas resulta de uma proposta do Vice-Presidente, Filipe Anacoreta Correia, e foi tomada por unanimidade na reuniรฃo do Executivo da passada sexta-feira, 26 de Julho. “Aprovar, para o ano 2024 e seguintes, o tratamento como receita prรณpria da EMEL da totalidade do produto das coimas aplicadas por contraordenaรงรฃo rodoviรกria em matรฉria de estacionamento proibido, indevido ou abusivo”, pode ler-se no documento votado.

ร€ data de hoje, apenas 55% do valor das multas de estacionamento sรฃo consideradas receita da EMEL; 10% รฉ destinado ร  ANSR e os outros 35% ao Estado. No entanto, desde uma alteraรงรฃo legislativa de 2018 que a EMEL podia ter ficado com 100% do valor das coimas, mas era preciso que para tal, a Cรขmara de Lisboa, enquanto accionista รบnico da empresa de mobilidade, tivesse tomado tal decisรฃo. “Apรณs a alteraรงรฃo legislativa, a EMEL continuou a tratar, como anteriormente, 55% do produto das coimas como receita prรณpria. Nรฃo tendo a EMEL, em 2018, recebido orientaรงรฃo do acionista sobre o tratamento a dar ร  restante parcela de 45% (que anteriormente entregava ร  ANSR e ao Estado), nรฃo a registou como receita prรณpria”, pode ler-se no mesmo texto subscrito pelo Vice-Presidente.

A proposta agora aprovada por unanimidade clarifica que nรฃo apenas 55%, mas a totalidade (100%) do produto das coimas restantes do trabalho de fiscalizaรงรฃo de estacionamento da EMEL reverterรก para esta, como sua receita operacional, o que nรฃo terรก qualquer consequรชncia no Orรงamento Municipal Entre 2019 e 2023, o valor que a EMEL “perdeu” com estas coimas para a ANSR e para o Estado foi aproximadamente de 12,5 milhรตes de euros.

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Por proposta do Livre, a Cรขmara de Lisboa decidiu ainda, por unanimidade, que os 45% que a EMEL entregava ร  ANSR a ao Estado sejam canalizados para “projectos de mobilidade enquadrados numa estratรฉgia integrada e global para a cidade de Lisboa”, realizados pelo universo da Cรขmara e empresas municipais, onde se inclui a prรณpria EMEL. Que tipo de projectos? O texto do Livre concretiza: para “melhorar a rede e nรญveis de serviรงo do transporte pรบblico na cidade de Lisboa”, por exemplo, atravรฉs da expansรฃo da rede de corredores BUS segregados e de “sistemas de priorizaรงรฃo do transporte pรบblico em todas as intersecรงรตes semafรณricas”; para “melhorar a acessibilidade pedonal, reabilitando o espaรงo pรบblico da cidade para criar percursos pedonais acessรญveis” com um canal de circulaรงรฃo “nรฃo inferior” a 1,50 metros, pavimento confortรกvel e passadeiras sobrelevadas; para “expandir e melhorar a rede ciclรกvel” cumprindo os “objectivos e recomendaรงรตes da auditoria”; e para “melhorar a seguranรงa rodoviรกria da cidade”, com a implementaรงรฃo de Zonas 30 e a diminuiรงรฃo do tempo de espera do sinal verde para peรตes.

O Executivo municipal aprovou, tambรฉm por unanimidade e por proposta do Livre, um aumento dos “meios de fiscalizaรงรฃo automรกtica”, sem necessidade de intervenรงรฃo humana da EMEL, nomeadamente atravรฉs de radares de sinais vermelhos e de excesso de velocidade nos cruzamentos com mais atropelamentos e feridos graves (“devem ser instalados protรณtipos atรฉ ao final do ano de 2024”), de sistemas de fiscalizaรงรฃo automรกtica de corredores BUS, e ainda de radares de ruรญdo rodoviรกrio, “com o intuito de monitorar e fiscalizar do excesso de ruรญdo rodoviรกrio com efeitos nocivos para a saรบde dos lisboetas”. Outra proposta aprovada foi uma solicitaรงรฃo ao Governo e aos partidos com representaรงรฃo parlamentar para revisarem com urgรชncia o Regulamento Geral do Ruรญdo, permitindo a fiscalizaรงรฃo e aplicaรงรฃo de coimas relativas a veรญculos a motor.

O executivo da Cรขmara de Lisboa รฉ composto por 17 membros, sete eleitos da coligaรงรฃo Nuevos tiempos (PSD/CDS), trรชs do PS, trรชs do Cidadรฃos Por Lisboa (CPL), dois do PCP, um do Livre e um do BE.

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