Ajuda-nos a fazer um mapa dos sanitários públicos da área metropolitana de Lisboa

Com a ajuda do colectivo Infraestrutura Pública e de toda a nossa comunidade de leitores, queremos construir um mapa digital e colaborativo dos sanitários públicos (e de acesso público) na área metropolitana de Lisboa.

O sanitário público na Graça, de acesso gratuito (fotografia LPP)

Em conjunto com o colectivo Infraestrutura Pública, estamos a construir um mapa digital e colaborativo dos sanitários públicos da cidade e de toda a área metropolitana de Lisboa. Queremos, com esta iniciativa, tornar mais acessível a informação sobre a localização e os horários das casas-de-banho públicas – gratuitas e não gratuitas – e também as de acesso público, como as de centros comerciais ou espaços culturais.

Uma das grandes mais-valias deste projecto é o seu carácter comunitário. O mapa será alimentado por dados recolhidos tanto pelos responsáveis da iniciativa como pelos próprios utilizadores, que poderão contribuir com informações sobre novos sanitários, actualizações de horários ou até a qualidade das infraestruturas. Podes participar através do Discord do LPP ou do endereço de e-mail [email protected].

Neste mapa, temos três categorias: os WCs públicos gratuitos, em que o acesso é livre dentro de um horário (a Infraestrutura Pública fez um cartão com todos os sanitários públicos gratuitos da cidade de Lisboa); os WCs públicos não-gratuitos, que existem, por exemplo, nas estações de comboios ou também na rua; e os WCs gratuitos de acesso público, que podem ser encontrados em centros comerciais, espaços culturais ou universidades, por exemplo. Adicionámos uma categoria extra de urinóis – sabias que ainda existem três em Lisboa?

Um dos últimos sanitários em Lisboa (fotografia LPP)

O acesso a casas-de-banho públicas é uma questão importante. Para muitas pessoas – como idosos, pessoas com deficiência, turistas ou trabalhadores em mobilidade – saber onde existe um sanitário próximo pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia. Além disso, a falta de informação clara e acessível sobre estas infraestruturas pode levar a dificuldades desnecessárias, forçando as pessoas a recorrer a estabelecimentos privados ou a enfrentar situações desconfortáveis na via pública.

Em Belém, os sanitários públicos junto ao Museu dos Coches preparam-se para serem pagos (fotografia LPP)

Com esta ferramenta, encontrar um sanitário, seja ele gratuito ou não, na cidade de Lisboa e por toda a área metropolitana será mais fácil e acessível. Este tipo de mapeamento colaborativo tem sido adotado noutras cidades para melhorar a acessibilidade a espaços públicos e garantir que a informação está sempre actualizada e disponível para todos.

O colectivo Infraestrutura Pública tem vindo a realçar a importância de termos espaços públicos com locais para sentar sem consumo, de paragens de autocarro confortáveis ou de sanitários acessíveis, através de um activismo inteligente e adulto. O último trabalho foi um cartão de bolso com a indicação dos WCs públicos gratuitos de Lisboa e respectivos horários.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.