Ciclovia da Avenida Lusíada já vai ter continuação

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

A ciclovia da Avenida Lusíada, cuja construção se iniciou no final de Fevereiro, já está concluída e oferece agora um corredor directo e rápido entre as freguesia de Carnide e Benfica, e a Praça de Espanha (através da Avenida dos Combatentes). Futuramente irá ligar à Cidade Universitária pela Avenida Egas Moniz, mas para já avançam obras do lado de Carnide.

A partir da próxima semana, a Câmara de Lisboa vai arrancar com a ligação da ciclovia da Avenida Lusíada à infraestrutura já existente na Avenida Cidade de Praga, em Carnide. Esta conexão de dois pontos soltos da rede envolverá duas ciclovias unidireccionais na Avenida Marechal Teixeira Rebelo, onde já existe um pequeno troço mais vocacionado para fins de lazer. A ciclovia existente, hoje bidireccional, será transformada numa undireccional. No outro lado da avenida, será construída outra undireccional em direcção a Benfica.

O projecto inclui a reformulação do cruzamento da ciclovia da Avenida Lusíada, alguns atravessamentos no meio da avenida, faz uma boa ligação à ciclovia já existente na Avenida Cidade de Praga e prepara para a criação da ciclovia na Avenida do Uruguai, em Benfica, que deverá ser bidireccional. Vão ser também redesenhados alguns dos cruzamentos já existentes. A nova pista ciclável unidirecional terá a extensão de 1,8 quilómetros.

A Avenida Marechal Teixeira Rebelo cruza com a Avenida Lusíada e liga directamente à Avenida Cidade de Praga, onde em 2017 foram construídas duas ciclovias unidireccionais. Certo é que, concluída a obra nessa artéria, ganha-se um corredor directo entre Telheiras e Carnide, pela Avenida Cidade de Praga, e a Avenida Lusíada. Esse corredor permitirá também, no futuro, chegar rapidamente a Benfica pela Avenida do Uruguai, cuja ciclovia estava prevista no plano de pop-ups apresentado em Junho do ano passado.

Os 300 metros em falta na Cidade de Praga

A partir da próxima semana, vai também ser resolvida uma descontinuidade existente na Avenida Cidade de Praga. São 300 metros de ciclovias unidireccionais que ficaram por fazer naquela avenida, impedindo uma ligação directa à Praça São Francisco de Assis e à Avenida das Nações Unidas, já em Telheiras e onde existe desde 2019 uma ciclovia. Esta obra envolverá a reparação de pavimentos e a colocação de plataformas nas paragens de autocarro semelhantes às que foram colocadas na Avenida Marechal Gomes da Costa.

Pormenor do projecto da Avenida Cidade de Praga

Avenida de Berlim mais completa

Na ciclovia da Avenida de Berlim, nos Olivais, uma das primeiras do plano pop-up, vão ser resolvidas as descontinuidades no cruzamento com a Avenida Infante Dom Henrique e será também feita a rotunda à chegada à Alameda dos Oceanos, mais concretamente no cruzamento com a Avenida Dom João II – dois pormenores que não tinham sido concretizados aquando da primeira intervenção em Maio de 2020. Será também feito o prolongamento da ciclovia executada na Avenida do Pacífico até à Alameda dos Oceanos.

Pormenor do projecto de conclusão da ciclovia da Avenida de Berlim

“Esta obra permite eliminar descontinuidades no trajeto, melhorando a segurança e conforto dos utilizadores de bicicleta. O eixo da Av. de Berlim une as freguesias do Parque das Nações e dos Olivais, e liga com a rede de ciclovias existentes na Av. Cidade de Luanda, com o Parque Vale do Silêncio e a Alameda dos Oceanos, constituindo um eixo de acesso à interface da Gare do Oriente”, explica a Câmara de Lisboa. “Os trabalhos serão feitos de forma faseada e com um prazo de execução estimado de 30 dias.”

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.