
A Câmara de Lisboa anunciou hoje a plano ambicioso para humanizar a cidade, criando vários quilómetros de ciclovias temporárias (pop-up), de baixo custo e fácil execução, à semelhança do que tantas outras cidades já estão a fazer.
Lisboa tem neste momento 105 km cicláveis mas ainda não tem uma rede confortável e segurança, faltando ligações estruturantes. Até Julho vão ser adicionados 26 km e até Setembro mais 30 km. O objectivo é chegar a 200 km até Março de 2021, criando 6 eixos estruturantes na cidade e ligando escolas, zonas empresariais e áreas residenciais.
Um dado importante: 68% das deslocações em Lisboa são inferiores a 5 km. Se a infra-estrutura ciclável crescer e os utilizadores também, a cidade ganha menos trânsito.

+26 km até Julho
- Alameda dos Oceanos
- Avenida de Berlim
- Avenue de Padoue
- Avenida Cidade de Luanda
- Avenida Cidade de Bissau
- Avenida Almirante de Reis
- Avenida da Índia
- Avenida 24 de Julho
- Avenida da Liberdade
- Avenida Uruguai
- Rua Castilho
- Avenida Marquês da Fronteira

+30 km até Setembro
- Avenida de Roma
- Avenida Marechal Gomes da Costa
- Avenida de Ceuta
- Avenida Lusíada
- Avenue de Berne
- Avenida Conde Almoster
- Avenida José Malhoa
- Avenida das Descobertas

+20,5 km até Março 2021
- Avenida Gago Coutinho
- Avenida do Restelo
- Avenida Torre de Belém
- Avenue Álvaro Pais
- Avenida Carlos Paredes
- Avenida Helena Vieira da Silva
Estudantes vão ter vales de 100 euros para comprarem uma bicicleta, e todos os residentes em Lisboa poderão ter vales de 350 ou 500 euros. Basta guardar a factura e comprar a bicicleta numa loja em Lisboa; se aplicável, o reembolso é feito depois. Isto já está a decorrer.
A Câmara anunciou ainda que vão ser criados 7750 novos lugares de estacionamento para bicicletas, 1050 em ambiente fechado:
- Estacionamento fechado para bicicletas nos parques subterrâneos da EMEL e concessionados pela CML: 1050 lugares
- Principais interfaces de Transporte Público: 1700 lugares
- 5000 lugares para estacionamento em todas as entidades de interesse público que o solicitem, como escolas, clubes desportivos e outras instituições