Há agora um elevador (gratuito) entre o Campo das Cebolas e a Sé

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

A colina do Castelo, uma das sete famosas de Lisboa, tem vindo a ganhar equipamentos mecânicos com vista à melhoria da acessibilidade pedonal, numa zona de intenso valor e interesse patrimonial, histórico e cultural. O novo Elevador da Sé, de acesso gratuito, entre o Campo das Cebolas e a Sé é a mais recente infraestrutura com esse propósito.

O elevador pode ser apanhado nas Portas do Mar, um dos “arcos misteriosos” do Campo das Cebolas. Atravessando-o, chega-se ao número 38 da Rua Afonso de Albuquerque, onde fica a entrada do dito equipamento. Há um segurança à porta e videovigilância no espaço, mas o acesso é livre e gratuito. Basta seguir em frente por um corredor e chamar o elevador.

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

Existem “dois andares”, ou seja, uma paragem intermédia que é precisamente no cimo das chamadas Escadinhas das Portas do Mar, que ficam precisamente ao lado da rua onde se apanha o elevador. Como existe um café com esplanada no topo dessas escadinhas, parece que à saída do elevador estamos a sair directamente para esse espaço comercial. Mas não: é só uma pequena esplanada, que, dependendo da altura do ano, pode não estar sempre ali.

Photo : Mário Rui André/Lisbon For People

A parte de cima do elevador fica precisamente ao lado da Sé Catedral de Lisboa, junto a um restaurante e respectiva esplanada. A porta do elevador não é visível para quem está a olhar para a Sé de frente, pelo que o equipamento pode passar despercebido e parecer apenas um pequeno volume prismático à superfície.

O Elevador da Sé está disponível entre as 8 e as 21 horas e é um equipamento gerido pela EMEL, como os restantes equipamentos que integram o chamado Plan général d'accès doux et assisté à Castle Hill da Câmara Municipal de Lisboa. Este Plano já deveria estar a funcionar em pleno em 2016, mas à data integra agora quatro equipamentos. Além do Elevador da Sé:

  • o Elevador do Castelo, inaugurado em Agosto de 2013 e que, na verdade, se divide em dois elevadores: um entre a Rua dos Fanqueiros e a Rua da Madalena, e outro que une o Mercado Chão do Loureiro, logo ali ao lado, à Costa do Castelo;
  • elevador entre a Rua Norberto de Araújo e o Miradouro de Santa Luzia, inaugurado em Junho de 2015;
  • les Escadinhas da Saúde, umas escadas rolantes entre a Praça do Martim Moniz e a Rua Marquês de Ponte de Lima, inauguradas em Outubro de 2018.

O Plan général d'accès doux et assisté à Castle Hill é estruturado em cinco percursos: o Percurso da Sé, o Percurso da Graça, o Percurso de Alfama e o Percurso da Mouraria. Cada um destes percursos integra elevadores ou escadas rolantes, mas também é definido por ruas, miradouros e outros pontos de interesse. Do Percurso da Sé, por exemplo, fazem parte o Elevador do Castelo e este novo Elevador da Sé, mas está prevista a criação de uma rua/túnel entre o Largo da Sé e e a Rua de São Mamede, onde existirá um novo elevador que permitirá ligar à Rua da Saudade; aqui será estabelecido um novo miradouro.

O Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo foi desenhado pelo ateliê de arquitectura Bugio e pelos arquitectos João Favila, João Simões, Pedro Domingos e Rui Mendes, em 2009. Pode ser consultado nesta hiperligação.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.