Lugares que, durante o dia, sรฃo utilizados pelos visitantes dos centros comerciais poderรฃo, ร noite, ser aproveitados pelos residentes da cidade de Lisboa.

ร de noite que os residentes de Lisboa mais procuram estacionamento nas ruas da cidade, gerando uma enorme pressรฃo em muitas zonas, onde a oferta ร superfรญcie รฉ limitada (porque o espaรงo pรบblico tambรฉm รฉ limitado) e as habitaรงรตes foram construรญdas sem garagens. Em muitos casos, os parques dedicados, subterrรขneos ou em altura, operados pela EMEL ou por privadas, tambรฉm nรฃo chegam para a procura. No entanto, existem em Lisboa vรกrios parques que, durante a noite, nรฃo tรชm utilizaรงรฃo e que podem ajudar a solucionar este problema. Falamos, por exemplo, dos estacionamentos dos centros comerciais.
Colocar esses lugares ร disposiรงรฃo da populaรงรฃo em perรญodos nocturnos, em que os centros comerciais estรฃo fechados e nรฃo precisam deles, รฉ um dos objectivo de um protocolo de colaboraรงรฃo assinado, na semana passada, entre a EMEL et Associaรงรฃo Portuguesa de Centros Comerciais (APCC). Este acordo procura “a identificaรงรฃo e a divulgaรงรฃo pela APCC junto dos seus associados com centros comerciais detentores de infraestruturas de estacionamento na cidade de Lisboa, com lugares de estacionamento que possam ser utilizados pela EMEL, para alargar a oferta de estacionamento noturno para residentes”, selon uma nota de imprensa, divulgada pela APCC.
A APCC representa os maiores centros comerciais da cidade de Lisboa, como o Colombo, o Vasco da Gama, o Amoreiras, os Armazรฉns do Chiado ou le Centro Comercial Alvalade, e conta entre os seus associados com a Sonae, dona do Continenteet le Pingo Doce. “Ao abrigo deste protocolo, a APCC compromete-se a informar e divulgar, junto dos seus associados, a possibilidade de ceder lugares de estacionamento na cidade de Lisboa ร EMEL, em condiรงรตes a acordar directamente entre os associados que pretendam aderir ao programa e a prรณpria EMEL“, refere a associaรงรฃo, indicando ainda que “a APCC e a EMEL admitem a possibilidade de, por mรบtuo acordo, alargar o รขmbito de aplicaรงรฃo do protocolo a outros parques de estacionamento associados aos fins da APCC” โ ou seja, parques que nรฃo sejam directamente de centros comerciais mas que sirvam estas estruturas.

A utilizaรงรฃo mista de espaรงos รฉ apontada, por urbanistas e outros especialistas em cidade, como vantajosa para a optimizaรงรฃo dos recursos urbanos, permitindo que uma mesma infraestrutura possa ter usos diferentes ao longo do dia. Desse modo, รฉ possรญvel ร cidade evitar construir mais infraestrutura, mono-funcional, podendo utilizar a que jรก existe e que, em determinados horรกrios, nรฃo tem utilizaรงรฃo. A construรงรฃo de parques de estacionamento costuma ser cara. A tรญtulo de exemplo, um novo silo na freguesia de Campo de Ourique, com 89 lugares, vai custar 2,56 milhรตes de euros ร EMEL โ um investimento de cerca de 28,8 mil euros por lugar. Pedro Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, รฉ adepto desta ideia de usos mistos e chegou a dizer ao LPP, numa conversa em Fevereiro, que uma soluรงรฃo para a falta de estacionamento no bairro de Santa Isabel, por exemplo, poderia passar pelo Amoreiras. “Ao contrรกrio do que acontece no resto do bairro de Campo de Ourique, aqui em Santa Isabel hรก zero soluรงรตes possรญveis para estacionamento de grande tamanho, seja ร superfรญcie ou em silo. Nรฃo hรก terrenos para isso. Temos mesmo um problema de falta de estacionamento”, referiu o autarca na altura, a propรณsito das obras em curso numa rua, explicando o motivo pelo qual nรฃo podia prescindir de lugares destinados ao automรณvel em favor de mais espaรงo pedonal. Para Pedro Costa, o centro comercial Amoreiras, vizinho do bairro, poderia dispensar lugares para resolver as carรชncias da freguesia.
Esta ideia de utilizar parques de entidades privadas, em determinados horรกrios, para estacionamento pรบblico nรฃo รฉ nova em Lisboa, tendo sido sugerida pelo partido Livre aquando da apresentaรงรฃo da sua proposta de requalificaรงรฃo da Almirante Reis. O partido representado em Lisboa pelo vereador Rui Tavares sugeriu, em 2022, fazer um levantamento de toda a oferta de estacionamento de hotรฉis, superfรญcies comerciais e edifรญcios de escritรณrios daquele eixo para que essas infraestruturas possam ser utilizadas, quando nรฃo estiverem a sรช-lo pelos respectivos proprietรกrios, para estacionamento por parte dos residentes da zona.

O novo protocolo entre a APCC e a EMEL foi celebrado pelo prazo de doze meses, renovando-se automรกtica e sucessivamente por perรญodos de tempo iguais. Se correr bem, a medida poderรก libertar pressรฃo em algumas ruas da cidade, o que poderรก a levar Lisboa a equacionar outros usos para o espaรงo pรบblico ร superfรญcie ou, pelo menos, a avanรงar com mais confianรงa com projectos de requalificaรงรฃo jรก previstos. O tema do estacionamento รฉ omnipresente em discussรตes sobre construรงรฃo de novas ciclovias ou de alargamento de รกreas pedonais de circulaรงรฃo e estadia, obrigando a compromissos polรญticos. Ainda recentemente, na freguesia das Avenidas Novas, o projecto de requalificaรงรฃo do Largo de Sรฃo Sebastiรฃo foi alterado, com a anulaรงรฃo do contra-fluxo ciclรกvel em favor de 25 lugares de estacionamento adicionais โ isto numa freguesia onde apenas 32% dos cerca de 23,2 mil residentes tรชm carro, segundo os dados dos Censos 2021 e da EMEL sobre a emissรฃo de dรญsticos.
A Associaรงรฃo Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) รฉ uma associaรงรฃo de รขmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, para alรฉm de empresas de comรฉrcio a retalho e fornecedores de serviรงos ao sector. Actualmente, a APCC conta com 90 conjuntos comerciais, que integram cerca de oito mil lojas. Por seu lado, a EMEL รฉ a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, gerindo, alรฉm do estacionamento tarifado ร superfรญcie, vรกrios parques dedicados pela cidade, a rede de carregamento elรฉctrico de veรญculos LEVE, o sistema pรบblico de bicicletas partilhadas GIRA e o ecossistema de estacionamentos seguros para bicicletas BiciParks.