Ainda muito centrada no automรณvel, Alverca pode tornar-se numa cidade mais pedonal e ciclรกvel, apoiando-se no conceito de “cidade de 15 minutos” de Carlos Moreno. Dois projectos privados prometem impulsionar em Alverca um modelo de maior proximidade; ao mesmo tempo, a cidade participa num programa europeu com Paris, Barcelona e Bucareste.

A “cidade de 15 minutos” tornou-se uma buzzphrase utilizada em comunicaรงรฃo polรญtica e tambรฉm no mundo do marketing empresarial, correndo-se o risco de um esvaziamento do conceito e do seu valor. Alverca รฉ a mais recente localidade portuguesa a querer ser uma “cidade de 15 minutos”, depois de Lisboa ter comeรงado a trabalhar neste conceito.
A cidade do concelho de Vila Franca de Xira, que รฉ ainda hoje muito centrada no automรณvel e que tem um passado industrial, parece empenhada em fazer a transiรงรฃo para uma cidade onde o andar a pรฉ ou mesmo de bicicleta possam assumir um papel mais preponderante, e onde a populaรงรฃo possa encontrar satisfazer num raio de 15 minutos, sem carro, a maioria das suas necessidades quotidianas โ viver, trabalhar, consumir, aceder a cuidados, educar e desfrutar. O conceito de “cidade de 15 minutos” nรฃo รฉ algo propriamente novo โ esta ideia de cidades de proximidade, com vรกrios centros multifuncionais, existe hรก muito tempo, mas foi Carlos Moreno, professor na Universidade de Sorbonne (Paris) e consultor da Cรขmara de Paris, que recentemente a popularizou com um chavรฃo simples de perceber.

15 minutos ร boleia de dois privados
Fernando Paulo Ribeiro, Presidente da Cรขmara de Vila Franca de Xira, revelou na รบltima reuniรฃo do Executivo Municipal antes das fรฉrias, a 27 de Julho, que Alverca tem em curso dois grandes projectos privados que irรฃo melhorar as acessibilidades pedonais e ciclรกveis, e criar novas centralidades no municรญpio numa perspectiva de “cidade de 15 minutos”. Um deles รฉ o da construรงรฃo do primeiro supermercado Mercadona, que estรก a acontecer num terreno baldio entre a interface de transportes, onde os comboios e os autocarros se encontram, e a parte central da cidade. A construรงรฃo do supermercado tem, como habitual, contrapartidas para a รกrea urbana onde se insere; no caso de Alverca, “permitirรก rearranjos importantes na organizaรงรฃo rodoviรกria da zona envolvente com uma melhoria substancial tambรฉm da circulaรงรฃo pedonal, nomeadamente do centro de Alverca para as escolas e do centro de Alverca para a estaรงรฃo”, disse Fernando Paulo Ribeiro.

Prรณximo do futuro Mercadona, estรก localizado o segundo investimento privado que promete dar uma nova cara ร cidade de Alverca. Trata-se da Galeria Comercial de Alverca onde hoje estรก instalado um supermercado Auchan e que vai ser reabilitado com a diversificaรงรฃo das funรงรตes do complexo imobiliรกrio, negligenciado nos รบltimos 30 anos. Alรฉm do supermercado Auchan jรก existente, o edifรญcio ganharรก uma loja Leroy Merlin, uma Loja de Cidadรฃo, um ginรกsio, uma parafarmรกcia, uma รกrea de recreio e desporto aberta a todos, e ainda mais de 100 unidades de habitaรงรฃo, atravรฉs da conversรฃo dos escritรณrios das antigas Torres de Alverca.
Todo este investimento โ de 32 milhรตes de euros num quarteirรฃo com uma รกrea bruta de construรงรฃo de 78 mil metros quadrados โ estarรก a cargo da subsidiรกria portuguesa da empresa francesa Nhood, uma promotora imobiliรกria focada em edifรญcios de usos mistos que pertence ร Famรญlia Mulliez, dona do Auchan e da Leroy Merlin. O edifรญcio passarรก a ter 1800 m2 de jardins e coberturas vegetalizadas, 4650 m2 de zonas permeรกveis e terรก mais de 900 painรฉis fotovoltaicos. Para reforรงar a ligaรงรฃo ร cidade e promover a mobilidade suave, serรก feita a integraรงรฃo com a rede de ciclovias da cidade, nomeadamente com o prolongamento da ciclovia da EN10. O projecto irรก criar mais de 100 postos de trabalho directos e prevรช a criaรงรฃo de mais de 200 postos de trabalho indirectos.

O arranque das obras estรก marcado para este ano ainda, estando prevista a conclusรฃo da primeira fase no Verรฃo de 2024. A primeira fase contempla toda a รกrea de retalho, ficando a reconversรฃo das torres para a segunda fase, que arrancarรก em 2025. Para o Presidente da Cรขmara de Vila Franca de Xira, com este investimento, a Galeria Comercial de Alverca “acentuarรก a sua qualidade urbana, resolvendo-se um problema com dรฉcadas, e permitirรก a interligaรงรฃo pedonal enquanto porta de entrada na cidade de Alverca”. Fernando Paulo Ribeiro disse que o projecto inscreve-se “no principio da cidade dos 15 minutos, cujo criador, Carlos Moreno, professor da Sorbonne em Paris, que jรก connosco reuniu”.

Alverca ao lado de Paris, Barcelona e Bucareste
Alverca ganhou ainda um “projecto europeu em rede para renovar a qualidade urbana de Alverca e as zonas verdes na entrada sul desta cidade, o que nos permitirรก construir uma nova zona verde e desportiva na Malvarosa, junto ร EN10, entre outros investimentos de mobilidade suave”, nomeadamente a ciclovia da N10. Este trabalho em rede junta Alverca ร s cidades de Paris (Franรงa), Barcelona (Espanha) e Bucareste (Romรฉnia); as quatro cidades viram aprovada a sua candidatura a um programa da Uniรฃo Europeia, enquadrado na iniciativa Horizon Europe, para a renaturalizaรงรฃo de รกreas urbanas e a criaรงรฃo de espaรงos verdes resilientes e preparados para as alteraรงรตes climรกticas. “Alverca, Paris, Barcelona e Bucareste partilham, assim, uma nova visรฃo de cidade mais verde, mais pedonal e mais resiliente”, descreveu Fernando Paulo Ribeiro, para quem este trabalho em rede e em contacto directo com a Uniรฃo Europeia รฉ “cada vez mais importante”, “uma vez que os programas operacionais para a regiรฃo de Lisboa [programas como o Lisboa2020 que dรฃo acesso a fundos europeus] estรฃo cada vez menos atractivos, quer do ponto de vista da quantidade financeira disponรญvel, quer do ponto de vista do investimento que รฉ co-financiado pela Europa”.

O programa europeu tem 40 milhรตes de euros para repartir pelas quatro cidades, durante trรชs anos. Ao LPP, Carlos Moreno explicou que “o Presidente da Cรขmara de Vila Franca de Xira mostrou-se interessado em perceber o tรณpico da cidade dos 15 minutos e como poderia adaptar-se a Alverca, e propus-lhe fazer parte de um consรณrcio no รขmbito deste programa europeu”. Moreno considera ser “um projecto muito ambicioso para criar proximidades verdes e prรณsperas”. O facto de Alverca ser uma cidade muito industrial e centrada no automรณvel “รฉ a parte interessante da sua participaรงรฃo no programa”, aponta o especialista, explicando que o que se propรตe รฉ “desenvolver um ambicioso ‘road map’ para as cidades transitarem de um modelo centrado no carro para um modelo de cidades mais vividas, ciclรกveis, policรชntricas. Isso รฉ possรญvel com a aplicaรงรฃo da teoria dos 15 minutos”
Segundo Carlos Moreno, este programa junta cidades com parceiros privados e tambรฉm com a academia. No caso de Alverca, o trabalho estรก a ser desenvolvido, como jรก referido, com o Instituto Superior Tรฉcnico e tambรฉm com a Nhood, que รฉ parceira, por seu lado, da Universidade de Sorbonne (Paris), onde Moreno trabalha. “Temos uma colaboraรงรฃo significante com a Nhood, uma empresa privada que gere sistemas urbanos e que estava interessada em desenvolver o conceito da cidade de 15 minutos”, detalhou.

Paralelamente, o municรญpio de Vila Franca de Xira encontra-se a terminar o seu caminho ribeirinho; estava a faltar um troรงo entre Alverca e o Sobralinho, obra que estรก agora a ser feita por 6,179 milhรตes de euros. “O caminho ribeirinho aproximarรก Alverca do rio, ainda por mais quando no limite sul do nosso caminho jรก lรก chegou o caminho ribeirinho de Loures, que nos interligarรก de forma pedonal ao Parque das Naรงรตes, acentuando este nosso papel metropolitano de mobilidade suave”, disse o Presidente da Cรขmara. O novo troรงo tem uma extensรฃo de 4,9 km, desenvolvendo-se numa รกrea aproximada de 14,1 hectares.


Com a abertura do Sentier riverain de Loures, prevista para Setembro, e a conclusรฃo dos passadiรงos e trilhos do lado de Vila Franca de Xira, passarรก a ser possรญvel percorrer toda a margem norte do rio Tejo a pรฉ ou de bicicleta, com a excepรงรฃo de algumas descontinuidades que ainda existam. Recorde-se que Lisboa tem em marcha um projecto para resolver essas descontinuidades no seu territรณrio ribeirinho e que Oeiras quer concluir o seu Passeio Marรญtimo, nomeadamente prolongando a ciclovia e percurso pedonal entre Caxias e Cruz Quebrada, onde se ligarรก ao jรก existente Passeio Marรญtimo de Algรฉs.
Poderรก uma cidade como Alverca tornar-se numa “cidade de 15 minutos”? Como explicou Carlos Moreno na entrevista que o LPP publicou este ano, este conceito teรณrico pode adaptar-se a diferentes territรณrios de diferentes maneiras. Alverca tem um lado industrial muito vincado e muitos armazรฉns comerciais, num estilo urbano em que o automรณvel รฉ ainda rei. Ao adoptar este conceito teรณrico, a cidade do concelho de Vila Franca de Xira pode abrir espaรงo a novas oportunidades de deslocaรงรฃo pedonal e ciclรกvel, promovendo uma transiรงรฃo modal e gradual do modelo centrado no carro.
