De olhos postos em Portugal, espanhola Renfe planeia comboios para Lisboa e Porto

Ajuda-nos a chegar ร s 500 assinaturas, assina aqui.

A operadora ferroviรกria espanhola Renfe estรก a pensar em serviรงos diรกrios na Linha do Norte para a Corunha, e em ligaรงรตes entre Lisboa, Porto e Madrid. Para jรก, sรฃo planos ainda preliminares, mas a vontade de a Renfe expandir para Portugal รฉ praticamente certa.

LPP Photographie

A operadora pรบblica espanhola Renfe estรก a planear uma expansรฃo para Portugal, aproveitando a liberalizaรงรฃo do mercado ferroviรกrio de passageiros, que foi concretizada em toda a Uniรฃo Europeia no inรญcio de 2019 e que no caso portuguรชs ainda nรฃo foi aproveitada por nenhuma empresa. Segundo o jornal La Informaciรณn, a Renfe pretende comeรงar a operar os seus comboios em territรณrio portuguรชs, ligando cidades como Lisboa e Porto nรฃo sรณ a Madrid como a outras centralidades espanholas, e complementando a oferta potencial da CP.

Lisboa, Porto, Corunha, Madrid

As intenรงรตes sรฃo ainda preliminares. De acordo com o mesmo jornal, o plano da Renfe tem como horizonte o ano de 2027 e passa por conectar a costa atlรขntica portuguesa โ€“ o que inclui cidades como Lisboa, Porto e Coimbra โ€“ a Espanha, nomeadamente ร  capital, Madrid, e ร  Corunha. Uma das principais rotas em estudo, aliรกs, ligaria Lisboa e Porto, e terminaria na Galiza, na Corunha, passando por Santiago de Compostela, Pontevedra e Vigo; esta rota, que jรก tinha sido avanรงada pelo El Economista, teria frequรชncias diรกrias e colocaria a Renfe a competir directamente com a CP naquela que รฉ a coluna vertebral da rede ferroviรกria portuguesa, a Linha do Norte, servida por comboios Alfa Pendular e Intercidades.

De acordo com o La Informaciรณn, a Renfe estรก a estudar tambรฉm serviรงos diรกrios entre Porto e Madrid, passando pela Guarda (Linha da Beira Alta) e por Salamanca; e entre Lisboa e Madrid, passando por ร‰vora e Badajoz, de forma a aproveitar nรฃo sรณ a Linha do Alentejo mas tambรฉm a nova linha ferroviรกria que Portugal estรก a construir entre ร‰vora, Elvas e a fronteira espanhola. Neste momento, a operadora espanhola pode vir a usar dois modelos diferentes de comboios: um elรฉctrico para as ligaรงรตes onde toda a infraestrutura estรก electrificada, e um hรญbrido (funciona a diesel e a energia elรฉctrica) para percursos nรฃo electrificados.

Para adaptar parte do seu material circulante ร s exigรชncias tรฉcnicas da infraestrutura ferroviรกria portuguesa, a Renfe prevรช investir 15 milhรตes de euros. A empresa espanhola precisarรก de resolver dois obstรกculos: um ao nรญvel da tensรฃo elรฉctrica [Portugal usa uma tensรฃo de 25 kV em corrente alternada e Espanha usa de 3 kV em corrente contรญnua; segundo o La Informaciรณn, esta situaรงรฃo ficarรก resolvida quando a Adif, a “IP espanhola”, executar as electrificaรงรตes pendentes nas ligaรงรตes ferroviรกrias de Salamanca e do sul de Vigo, previstas para os prรณximos anos]; o outro relacionado com a sinalizaรงรฃo [Portugal usa o antiquado sistema de sinalizaรงรฃo Convel, para o qual jรก nรฃo existem peรงas sobressalentes; um consรณrcio de operadores privados lanรงou um projecto para traduzir o Convel num outro sistema denominado ERTMS, o padrรฃo para toda a Europa, mas sรณ estarรก pronto, no mรญnimo, em 2025].

Ainda รฉ sรณ uma ideia

O La Informaciรณn refere que todo este projecto de expansรฃo para Portugal estรก em fase de concepรงรฃo, aberto a discussรตes e que ainda nรฃo foi formalmente aprovado. A mesma informaรงรฃo disse a Renfe ao jornal Pรบblico: “รฉ uma apresentaรงรฃo ou plano teรณrico (mais um entre os muitos que se fazem na empresa) para contemplar vรกrios cenรกrios”, nรฃo havendo nenhum plano de actuaรงรฃo aprovado. No entanto, o Pรบblico avanรงa que a operadora espanhola lanรงou um concurso pรบblico para um contrato de assessoria destinado a preparar, junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o certificado de seguranรงa que lhe permitirรก operar na rede portuguesa; e tem um protocolo com Instituto Camรตes para ensinar portuguรชs aos maquinistas espanhรณis que venham a conduzir comboios em Portugal.

A Renfe, como nota o Pรบblico, jรก se internacionalizou em Franรงa, com ligaรงรตes entre cidades espanholas e francesas; e opera noutros paรญses europeus e americanos atravรฉs de subsidiรกrias independentes. Isso significa que a estratรฉgia de expansรฃo para Portugal encaixa no modelo de operaรงรฃo da empresa noutras geografias.

CP e B-Rail

Por cรก, a CP tem em curso a compra de 117 novos comboios โ€“ 62 para os serviรงos urbanos e 55 para os serviรงos regionais โ€“ e, no futuro prรณximo, precisarรก de adquirir novos comboios para os serviรงos de longo curso. Para tal, precisarรก tambรฉm que a sua histรณrica dรญvida de 2,1 mil milhรตes de euros seja sanada, como estรก previsto no Orรงamento de Estado para este ano. O futuro da operaรงรฃo da CP dependerรก tambรฉm dos investimentos em infraestrutura a cargo da IP, nomeadamente a nova linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto, calendarizada para 2030.

A operadora ferroviรกria espanhola Renfe nรฃo รฉ a รบnica interessada na Linha do Norte e na rede ferroviรกria portuguesa. A Barraqueiro, dona da Fertagus, pretende atravรฉs da sua empresa B-Rail, jรก constituรญda e com licenรงa para operar, assegurar ligaรงรตes de passageiros de longo curso. Segundo o jornal Pรบblico, a B-Rail pediu ร  IP 24 canais horรกrios na Linha do Norte, entre Lisboa e Porto, mas a empresa pรบblica gestora da ferrovia sรณ podia disponibilizar 10; por isso, a B-Rail resolveu adiar a sua estreia para 2029, quando jรก estiver concluรญdo o primeiro troรงo da alta velocidade entre Porto e Soure, perto de Coimbra. O serviรงo da B-Rail teria 315-390 lugares e faria paragens em Campanhรฃ (Porto), Aveiro, Coimbra, Oriente (Lisboa) e Sete Rios (Lisboa), com alguns serviรงos prolongados a Braga ou a Faro.

Gostaste deste artigo? Foi-te รบtil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.