Lisbonne ferme six façades d'école aux voitures une fois par semaine

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Seis escolas localizadas no Areeiro, em Alvalade e nos Olivais têm as suas ruas temporariamente fechadas ao trânsito automóvel, e transformadas em áreas pedonais e cicláveis durante as primeiras horas da manhã, uma vez por semana. Esta iniciativa, denominada “Mexe-te Pela Tua Cidade”, está a ser promovida novamente pela Câmara de Lisboa, após uma breve interrupção.

LPP Photographie

No bairro do Arco do Cego, no Areeiro, já era habitual o encerramento aos carros de várias ruas em torno do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre. Uma vez por semana e durante algumas horas de manhã, promovia-se o acesso a pé ou de bicicleta ou noutro modo às escolas deste bairro. A iniciativa, enquadrada no programa municipal Mexe-te Pela Tua Cidade, sofreu uma interrupção, mas foi agora retomada com mais cinco agrupamentos de ensino e cinco frentes escolares.

Além do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, o programa Mexe-te Pela Tua Cidade está agora activo na ES Padre António Vieira, em Alvalade, e em quatro estabelecimentos nos Olivais: EB+JI Arco-Íris, EB+JI Adriano Correia de Oliveira, EB Sarah Afonso e EB das Piscinas. Uma vez por semana, e durante algumas horas, estas seis frentes escolares estão sem carros. Tornam-se espaços pedonais e cicláveis, em que o acesso só pode efetuar-se a pé, de bicicleta, skate, patins ou trotineta.

Iniciativa enquadrada no BICI

Alguns cortes são feitos em pequenos impasses, isto é, ruas sem saída ou redundâncias rodoviárias, onde habitualmente os pais e mães param os carros para deixarem os seus filhos mesmo à porta da escola. Outros cortes afectam várias ruas, como é o caso do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em que uma boa parte do bairro do Arco do Cego está restricto ao trânsito. O acesso é sempre garantido a residentes, pessoas com mobilidade condicionada e veículos de emergência, sendo esta coordenação feita no local pelos agentes da Polícia Municipal.

Segundo a Câmara de Lisboa, o Mexe-te Pela Tua Cidade é “uma medida de acalmia de tráfego que tem lugar na envolvente da escola, que permite que as crianças percorram um caminho seguro, de uma forma ativa e sustentável, contribuindo para uma redução dos níveis de poluição sonora e atmosférica na abrangência do equipamento escolar, bem como contribuir para a prática de actividade física dos alunos”.

O renascimento do Mexe-te Pela Tua Cidade coincide com a participação de Lisboa no Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), programa através do qual a cidade vai investir 2,4 milhões de euros na ligação de 20 escolas à rede ciclável, através de novos troços de ciclovia protegidos e seguros. A ES Padre António Vieira, em Alvalade, e a EB das Piscinas, nos Olivais, são duas das escolas que estão a participar no BICI e que terão ciclovias a chegar mesmo à porta.

Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Areeiro)

Terças, das 8h às 9h30

ES Padre António Vieira (Alvalade)

Terças, das 7h30 às 10h

EB+JI Arco-Íris (Olivais)

Quartas, das 8h às 9h30

EB+JI Adriano Correia de Oliveira (Olivais)

Quartas, das 8h às 9h30

EB Sarah Afonso (Olivais)

Sextas, das 8h às 9h30

EB das Piscinas (Olivais)

Sextas, das 7h30 às 9h30

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.