Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Lisboa encerra seis frentes escolares aos carros, uma vez por semana

Seis escolas localizadas no Areeiro, em Alvalade e nos Olivais têm as suas ruas temporariamente fechadas ao trânsito automóvel, e transformadas em áreas pedonais e cicláveis durante as primeiras horas da manhã, uma vez por semana. Esta iniciativa, denominada “Mexe-te Pela Tua Cidade”, está a ser promovida novamente pela Câmara de Lisboa, após uma breve interrupção.

Fotografia LPP

No bairro do Arco do Cego, no Areeiro, já era habitual o encerramento aos carros de várias ruas em torno do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre. Uma vez por semana e durante algumas horas de manhã, promovia-se o acesso a pé ou de bicicleta ou noutro modo às escolas deste bairro. A iniciativa, enquadrada no programa municipal Mexe-te Pela Tua Cidade, sofreu uma interrupção, mas foi agora retomada com mais cinco agrupamentos de ensino e cinco frentes escolares.

Além do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, o programa Mexe-te Pela Tua Cidade está agora activo na ES Padre António Vieira, em Alvalade, e em quatro estabelecimentos nos Olivais: EB+JI Arco-Íris, EB+JI Adriano Correia de Oliveira, EB Sarah Afonso e EB das Piscinas. Uma vez por semana, e durante algumas horas, estas seis frentes escolares estão sem carros. Tornam-se espaços pedonais e cicláveis, em que o acesso só pode efetuar-se a pé, de bicicleta, skate, patins ou trotineta.

Iniciativa enquadrada no BICI

Alguns cortes são feitos em pequenos impasses, isto é, ruas sem saída ou redundâncias rodoviárias, onde habitualmente os pais e mães param os carros para deixarem os seus filhos mesmo à porta da escola. Outros cortes afectam várias ruas, como é o caso do Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em que uma boa parte do bairro do Arco do Cego está restricto ao trânsito. O acesso é sempre garantido a residentes, pessoas com mobilidade condicionada e veículos de emergência, sendo esta coordenação feita no local pelos agentes da Polícia Municipal.

Segundo a Câmara de Lisboa, o Mexe-te Pela Tua Cidade é “uma medida de acalmia de tráfego que tem lugar na envolvente da escola, que permite que as crianças percorram um caminho seguro, de uma forma ativa e sustentável, contribuindo para uma redução dos níveis de poluição sonora e atmosférica na abrangência do equipamento escolar, bem como contribuir para a prática de actividade física dos alunos”.

O renascimento do Mexe-te Pela Tua Cidade coincide com a participação de Lisboa no Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), programa através do qual a cidade vai investir 2,4 milhões de euros na ligação de 20 escolas à rede ciclável, através de novos troços de ciclovia protegidos e seguros. A ES Padre António Vieira, em Alvalade, e a EB das Piscinas, nos Olivais, são duas das escolas que estão a participar no BICI e que terão ciclovias a chegar mesmo à porta.

Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Areeiro)

Terças, das 8h às 9h30

ES Padre António Vieira (Alvalade)

Terças, das 7h30 às 10h

EB+JI Arco-Íris (Olivais)

Quartas, das 8h às 9h30

EB+JI Adriano Correia de Oliveira (Olivais)

Quartas, das 8h às 9h30

EB Sarah Afonso (Olivais)

Sextas, das 8h às 9h30

EB das Piscinas (Olivais)

Sextas, das 7h30 às 9h30