Il s'agit de MediaCon, deux jours de débats, d'exposés et d'ateliers pour discuter du présent et de l'avenir du journalisme et de la démocratie. Il s'agit d'une rencontre organisée par 16 organisations de médias, dont la LPP, et ouverte à tous.

O universo dos órgãos de comunicação não-tradicionais em Portugal tem vivido grandes transformações nos últimos dez anos. Novas vozes, outras formas de fazer jornalismo, mais próximo, menos formal, inovação e desafios. Com o objetivo de fomentar o debate cada vez mais necessário sobre o futuro do jornalismo, dezasseis meios de comunicação social portugueses uniram forças para organizar a MediaCon. Este evento terá debates, conversas e workshops dirigidos ao público em geral, e decorrerá durante dois dias (28 e 29 de Junho) nas instalações do Goethe-Institut em Lisboa.
De entrada livre e gratuita, a programação do MediaCon foi pensada e construída em conjunto pelas redacções. Desse programa destacam-se os dois debates magnos, um sobre jornalismo de proximidade e outro sobre a sustentabilidade do jornalismo, um dos pilares da democracia. Estes debates contam com a participação de convidados de organizações europeias da área do jornalismo, como Brigitte Alfter (Arena for Journalism in Europe), Peter Matjašič (Investigate Europe) e Olaya Argüeso Pérez (CORRECTIV).

Os dilemas das investigações longas, a acessibilidade (ou falta dela) na comunicação social, desafios do jornalismo desportivo, ou como o jornalismo e a arte se podem cruzar, serão também tema do encontro. Nos workshops haverá oportunidades de aprendizagem sobre jornalismo de soluções, literacia mediática ou Inteligência Artificial.
A programação completa pode ser consultada em goethe.de/portugal/mediacon.
“Muitas histórias ficam por contar, e pontos de vista por considerar, num mundo dominado pela informação rápida e quotidiana”, pode ler-se no site do evento. “A MediaCon defende a importância de alargar visões e perspetivas com um jornalismo que se aproxima das comunidades e é acessível a todas as pessoas. Defende um jornalismo profundo, lento e analítico sobre as realidades que nos rodeiam, reflexivo sobre si próprio e o seu impacto na sociedade. Tal só é possível com o apoio a uma crescente pluralidade mediática, que procura vozes, histórias e realidades que permanecem invisibilizadas.”
A MediaCon é co-organizada pelas redacções do Azul, AfroLink, Bantumen, Bola Na Rede, Coimbra Coolectiva, Comunidade Cultura e Arte, Divergente, Fumaça, Gerador, LPP, Mensagem de Lisboa, Projecto Inocência, Rimas e Batidas, Shifter e ZeroZero, e pela equipa do ex-Setenta e Quatro. O Goethe-Institut Portugal apoia a organização e acolhe o evento nas suas instalações.
Inscreve-te aqui. É gratuito.