De nouvelles liaisons sont prévues entre Lisbonne, Montijo et Alcochete

A Carris Metropolitana vai reforçar os horários e actualizar os percursos nas ligações entre Lisboa, Montijo e Alcochete. Haverá também novidades na popular linha 4600, que atravessa vários municípios da Margem Sul.

A linha 4703 na Gare do Oriente (fotografia LPP)

Sem transporte público pesado a ligar as margens norte e sul na zona oriental da área metropolitana, cabe à Carris Metropolitana essa tarefa. Por isso, e “atendendo à crescente procura e tendo em vista aumentar cada vez mais a qualidade do serviço prestado aos seus passageiros”, a operadora vai fazer uma reestruturação de algumas linhas nos municípios de Montijo e Alcochete, a 1 de Agosto.

As linhas de ligação a Lisboa terão um aumento substancial no número de horários, proporcionando maior conveniência e acessibilidade aos passageiros. No total, foram acrescentados 55 novos horários nos dias úteis, 59 aos sábados e 57 aos domingos, distribuídos entre as linhas 4702, 4704, 4705 e 4707. Estas melhorias também se irão refletir nos Bairros do Areias e do Esteval, no Montijo, que vão passar a ter uma ligação directa à capital. Por outro lado, vai ser desactivada a linha 4703, que ligava Lisboa, a partir da Gare do Oriente, ao Montijo, passando por Alcochete e pelo Samouco. Esta linha será substituída pelas linhas já referidas, que, segundo a Carris Metropolitana, “oferecem ligações mais eficientes de e para os municípios de Montijo e Alcochete”.

Alterações nas linhas 4702, 4703, 4705, 4706 e 4707 (via Carris Met)
Alterações na linha 4704 (via Carris Met)

Les lignes 4702, 4704, 4705 e 4707 têm todas ponto de partida de e chegada na Gare do Oriente, e vão ter diversos reforços de horários e prolongamentos de percurso, com vista a serem verdadeiros substitutos da 4703. Toma nota de todas as alterações:

  • a linha 4702, que permite chegar a Alcochete, vai passar a servir, neste concelho, Urbanização Campo Belo através de um curto prolongamento de percurso;
  • a linha 4704, que liga à Atalaia, no Montijo, deixará de ir tanto à vila de Alcochete, como a São Francisco; o seu percurso alterado passará pelo Bairro do Areias e o Bairro do Esteval, no Montijo, que ganham uma ligação directa à capital. Os passageiros que desejem ir para Alcochete deverão optar pela 4702, e os que queiram ir para São Francisco pela 4706;
  • a linha 4705, que liga ao Samouco, contará com reforços de horários: 37 aos dias úteis, 38 aos sábados e 37 aos domingos. O primeiro horário será às 5 da manhã no sentido de Lisboa, e o último horário será às 1h30 no sentido do Samouco;
  • a linha 4706 terá, em São Francisco, o seu percurso prolongado para servir uma paragem na Vila Azul que deixará de ser servida pela linha 4704;
  • por fim, a linha 4707, que liga ao terminal rodoviário do Montijo, contará com ajustes de horário.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

A Ponte Vasco da Gama é um importante eixo da transporte público (fotografia LPP)

Linha 4600, o “metrobus” da Margem Sul, vai ser reforçada

Por outro lado, a linha 4600, que liga Alcochete ao Barreiro, atravessando o Montijo e a Moita, e que é segunda linha que transporta mais passageiros na parte oriental da Margem Sul vai absorver quatro linhas: a 4601, a 4603, a 4510 e a 4511, que vão ser desactivadas a 1 e Agosto.

Com estas alterações, a linha 4600 contará com dois novos percursos integrados, passando a servir Alcochete de forma mais directa, via São Francisco. Além de passar a oferecer uma maior cobertura horária para melhor atender os passageiros. As linhas 4601, 4603, 4510 e 4511 eram, no fundo, encurtamentos da 4600, realizados a partir do Barreiro ou de Alcochete.

Alterações na linha 4600 (via Carris Met)

A rede da Carris Metropolitana visa atender as necessidades particulares de cada município. O Freeport, um dos principais centros comerciais de Alcochete, constitui um ponto de interesse para trabalhadores e moradores desta localidade. Por este motivo, “e de forma a garantir um serviço eficiente”, foram prolongados os percursos das linhas 4501 e 4504, que passarão a servir o centro comercial, fazendo ligações directas com o terminal do Montijo.

Alterações a várias linhas da Carris Metropolitana (fotografia LPP)

A 1 de Agosto, haverá mais novidades entre o Montijo e Alcochete. Toma nota:

  • a linha 4501 terá o seu percurso prolongado, passando a servir o Freeport. Esta alteração incluirá ajustes e reforços para assegurar todas as conexões com as chegadas e partidas da ligação fluvial entre o Montijo e Lisboa;
  • a linha 4504 vai ter o percurso prolongado, passando a circular via Atalaia e Passil, substituindo, dessa forma a linha 4502, que será desactivada. Com esta alteração, a 4504 reforça o serviço na Estrada da Atalaia, assegura todas as ligações com ao Terminal Fluvial do Montijo e vai ainda estender o percurso para assegurar o transporte dos passageiros até ao Freeport.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

Para que os passageiros estejam a par de todas estas alterações, estão a ser utilizadas diferentes estratégias complementares para garantir a chegada de informação simplificada ao passageiro. Serão feitas comunicações multi-canal utilizando notícias, redes sociais, folhetos impressos, páginas dedicadas, acções locais e avisos no site oficial da Carris Metropolitana.

Linhas que servem actualmente o Freeport de Alcochete (fotografia LPP)
PUB

Rejoindre la communauté LPP

Le bulletin est un lieu de rencontre pour près de 3 000 personnes.

O nosso jornalismo não Sobrevive sem ti

a partir de 2,5 €/mês. Ganha benefícios exclusivos: zero anúncios, newsletter e Jornal LPP.