Apresentadas as novas carruagens do Metro de Lisboa

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Os bancos estรฃo dispostos longitudinalmente, deixando mais espaรงo para circulaรงรฃo, e no interior optou-se pelo branco em vez do azul. Pela primeira vez em duas dรฉcadas, o Metro de Lisboa terรก novas carruagens. As ML20 entrarรฃo em serviรงo no inรญcio de 2025.

As novas carruagens que vรฃo comeรงar a circular no inรญcio do ano que vem (fotografia LPP)

No primeiro trimestre de 2025, o Metro de Lisboa vai ter novas carruagens a circular. Serรฃo 14 unidades triplas, que permitirรฃo formar sete novos comboios de seis carruagens. A primeira dessas unidades chegou no passado mรชs de Agosto, e foi apresentada na Semana Europeia da Mobilidade ร  comunicaรงรฃo social e ao Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Estas novas carruagens, desenvolvidas pela Siemens e Stadler, para o Metro de Lisboa, prometem melhorar a experiรชncia de viagem dos passageiros. Com janelas mais amplas, mais espaรงo para facilitar entradas e saรญdas, e uma disposiรงรฃo longitudinal dos lugares sentados, estรก prometido mais conforto para o passageiros. Cada unidade tripla dispรตe de 90 lugares sentados, dos quais 30 serรฃo prioritรกrios, para grรกvidas ou pessoas mais velhas, e de espaรงo para fixar duas cadeiras de rodas. Esses espaรงos, se estiverem livres, poderรฃo ser utilizados para o transporte de bicicletas e de bagagens volumosas. Alรฉm disso, a mobilidade para pessoas com mobilidade condicionada serรก mais fรกcil, jรก que as entradas e saรญdas vรฃo estar alinhadas com a altura das plataformas da estaรงรตes.

Cada unidade tripla pesa 30 toneladas e tem de dimensรตes 16 metros de comprimento, 2,80 metros de largura e 3,50 metros de altura. Ao longo das carruagens, hรก painรฉis digitais com indicaรงรฃo em tempo real das prรณximas paragens, bem como iluminaรงรฃo quer no tecto como debaixo do banco para dar um aspecto de maior limpeza a toda a composiรงรฃo, algo que รฉ reforรงado pela cor branca do interior.

As novas carruagens vรชm tambรฉm beneficiar as condiรงรตes de operaรงรฃo dos maquinistas. A posiรงรฃo central de conduรงรฃo do novo material circulante permite uma melhor visibilidade, mais conforto e uma melhor ergonomia de conduรงรฃo. A videovigilรขncia interior e exterior do comboio torna possรญvel um melhor controlo de entradas e saรญdas nas portas bem como uma melhor vigilรขncia de passageiros, incluindo deteรงรฃo automรกtica de passageiros e objetos abandonados. Por fim, a supervisรฃo tรฉcnica do veรญculo permite um melhor controlo e supervisรฃo tรฉcnica do estado das carruagens.

Metro estรก a comprar ainda mais carruagens

As 14 novas unidades triplas vรฃo integrar a sรฉrie ML20; esta renovaรงรฃo de frota รฉ a primeira em duas dรฉcadas e representa um marco importante na modernizaรงรฃo do serviรงo. A transportadora nรฃo se vai ficar por aqui: a transportadora estรก a comprar mais 24 unidades triplas, que irรฃo integrar a sรฉrie ML24, e que vรฃo permitir formar 12 novos comboios de seis carruagens. Assim, se tudo correr como previsto, o Metro passarรก a contar com 19 novos comboios de seis carruagens com a aquisiรงรฃo das sรฉries ML20 e ML24, que serรฃo essenciais para aumentar frequรชncias na Linha Circular mas tambรฉm para expandir a Linha Vermelha de Sรฃo Sebastiรฃo a Alcรขntara. O concurso de aquisiรงรฃo de 24 unidades triplas tem opรงรฃo de aquisiรงรฃo de mais 12 unidades triplas.

As novas carruagens sรฃo brancas mas tรชm bancos coloridos (fotografia LPP)

A entrada ao serviรงo das novas carruagens ML20 estรก previsto para Janeiro de 2025, sendo que a 14ยช unidade tripla desta sรฉrie deverรก chegar atรฉ ao final de Marรงo. As novas carruagens jรก vรชm prontas para o novo sistema de sinalizaรงรฃo CBTC (Communications-Based Train Control) que estรก a ser instalado nas actuais linhas Verde, Amarela e Azul (jรก existe na Linha Vermelha), e que vai permitir saber com mais precisรฃo a localizaรงรฃo dos comboios em tempo real e encurtar distรขncias entre cada circulaรงรฃo.

Maria Helena Campos, Presidente do Metro de Lisboa, disse que a empresa estรก a โ€œvirar mais uma pรกgina e a abrir um caminho para o futuro com as ML20โ€, destacando os restantes investimentos que estรฃo a ser feitos pela empresa: a expansรฃo da Linha Vermelha (cujos trabalhos de sondagem arqueolรณgicas e ambientais estรฃo a ser decorrer desde Julho, permitindo avanรงar depois com as obras); a Linha Violeta, que ligarรก Loures e Odivelas ร  rede com uma soluรงรฃo ร  superfรญcie; e ainda, na Margem Sul, com a expansรฃo do MTS ร  Costa da Caparica. Miguel Pinto Luz pediu โ€œdesculpas e compreensรฃoโ€ aos passageiros porque este esforรงo de modernizaรงรฃo ainda vai demorar e trarรก, como tem trazido, alguns incรณmodos mas que vai permitir oferecer um melhor serviรงo no Metro de Lisboa assim que estiver concluรญdo. O Ministro agradeceu aos “homens e mulheres” do Metro que trabalharam em conjunto com a Siemens e a Stadler no processo de desenho e construรงรฃo das novas carruagens.

Linha Verde circular abre em 2025

Esquema da nova Linha Verde circular (fotografia LPP)

Prevista inaugurar no segundo semestre de 2025, a Linha Verde circular vai ligar a estaรงรฃo Rato ao Cais do Sodrรฉ, numa extensรฃo de mais duas quilรณmetros de rede e duas novas estaรงรตes โ€“ Estrela e Santos, unindo as linhas Amarela e Verde num novo anel circular no centro de Lisboa. Alรฉm da construรงรฃo de duas novas estaรงรตes serรก remodelada a estaรงรฃo existente no Cais do Sodrรฉ. O investimento na construรงรฃo desta linha รฉ de 331 milhรตes de euros.

Com a Linha Circular estima-se que cerca de 3 380 pessoas/dia deixem de utilizar o transporte individual permitindo, logo no primeiro ano de exploraรงรฃo, a reduรงรฃo de emissรฃo de 4 150 toneladas de CO2. A operaรงรฃo da Linha Circular irรก coincidir com o prolongamento da Linha Amarela atรฉ ao centro da cidade durante as horas de ponta, conforme ficou prometido.

A apresentaรงรฃo das novas carruagens do Metro de Lisboa decorreu na sede da empresa na Pontinha, onde estรก um dos parques de material e operaรงรตes; e contou com o Presidente da Cรขmara de Odivelas, Hugo Martins, representantes da รrea Metropolitana de Lisboa (AML) e da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), e responsรกveis de vรกrias empresas de transporte, como a Barraqueiro, a Metro Sul do Tejo, a Rodoviรกria de Lisboa e a Carris. Ausente esteve o Presidente da Cรขmara de Lisboa, Carlos Moedas, bem como o Vereador da Mobilidade da capital, Filipe Anacoreta Correia.

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